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29-04-2025
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Da Escola à Formação Acadêmica Global
15-04-2025Quando eu era criança, as pessoas ao meu redor sempre falavam sobre profissões, o que queriam fazer, como queriam fazer, mas, via de regra, quando alguém perguntava sobre isso, as pessoas respondiam: “graças a Deus, já terminei”.
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“Já terminei” nunca foi uma resposta satisfatória para mim, porque eu nunca entendi de fato o que era esse “já terminar”. Teria a ver com o horário da escola? Com concluir o primeiro grau? O segundo grau? Aliás, hoje os nomes corretos são Ensino Fundamental e Ensino Médio, que compõe a Educação Básica. Ou era sobre a faculdade? E hoje eu fico pensando: será que a educação termina em algum lugar? -
POR UMA PEDAGOGIA DA PERGUNTA EM TEMPOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
17-03-2025“Há uma radicalidade na existência, que é a radicalidade do ato de perguntar.” (Freire; Faundez, 1985, p. 51)
A inteligência artificial (IA) já está transformando a forma como aprendemos, ensinamos e interagimos com o conhecimento. Ferramentas inteligentes podem personalizar a aprendizagem, automatizar tarefas burocráticas e expandir os limites da sala de aula. No entanto, junto com essas possibilidades, surgem desafios éticos, pedagógicos e humanos.
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SEMANAS PEDAGÓGICAS DE 2025: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO PRECISA DE MAIS DIÁLOGO E MENOS PROMOÇÃO
03-02-2025As semanas pedagógicas, geralmente realizadas no início e no meio do ano letivo, são eventos organizados por instituições de educação básica e superior com o objetivo de promover a formação continuada dos profissionais da educação, motivar o início do semestre e aprimorar a qualidade do ensino. Destaco que os três objetivos, geralmente são mencionados por gestores de instituições educacionais para justificar a realização da semana pedagógica. Estes gestores não escutam as necessidades dos seus docentes para a semana pedagógica, esta escuta, para Brito; Purificação (2024, p. 50) se faz necessário para se “criar espaços em que a voz do professor seja ouvida e suas necessidades consideradas” em atividades que são planejadas para eles, mas isto não ocorre.
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Chamada para dossiê: Experiências autorais e inovadoras em redes colaborativas ciberculturais
29-01-2025O surgimento de novos sistemas computacionais, como inteligências artificiais generativas, tem modificado a maneira como o conhecimento é produzido, acessado e compartilhado. Nesse contexto sociotécnico em rede, o conceito de autoria, tradicionalmente vinculado à ideia de um autor, ganha novas nuances, sendo desafiado pela cultura de colaboração, remix e compartilhamento presentes na internet. A noção de autoria se expande com a popularização da IA Generativa, que possibilita a emergência de práticas autorais híbridas e colaborativas, promovendo a ideia de uma construção coletiva de saberes entre humanos e máquinas.
Além disso, a inovação na educação não se limita à adoção de tecnologias digitais. Ela envolve a criação de situações de aprendizagem que valorizem a autoria, colaboração, interatividade, inventividade, construção do conhecimento e pensamento crítico. No entanto, compreendemos que é necessário refletir sobre os desafios éticos e práticos que a cibercultura impõe à educação. A facilidade de acesso a uma vasta quantidade de informações online pode levar à superficialidade no aprendizado ou à prática do plágio. Portanto, o uso de tecnologias digitais em rede requer uma formação crítica, ética, responsável e política.
A relação entre autoria e inovação na educação em rede nos desafia a repensar e ressignificar práticas pedagógicas, didática, currículo, avaliação, ensino, formação e docência nesse novo cenário. O presente dossiê busca discutir a relação entre autoria e inovação em tempos de cibercultura, abordando como essas transformações ciberculturais estão contribuindo para a emergência de novas práticas e experiências no ambiente educacional.
Prazo para o envio dos artigos: 01/12/2024 a 15/03/2025
Previsão de publicação: abril-maio 2025
Regras da submissão: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/about/submissions
Link para baixar o template do artigo: https://drive.google.com/file/d/1vkC545ZOBLAmnjurvTgQfdz2yJs4S1D0/view
Organizadores: Felipe Carvalho (UNESA), Damião Rocha (UFT) e Lúcia Amante (UAP)
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Cadê a travesti que está(ava) aqui? Desafios e resistências de uma travesti no ensino superior
28-01-2025O ensino superior no Brasil é tradicionalmente marcado por normas e padrões hegemônicos que permeiam as estruturas cis-heteronormativas e as práticas acadêmicas. Frequentemente, essas normas ignoram ou marginalizam as vivências de pessoas travestis, resultando em marginalização tanto de representação de nossos corpos quanto de reconhecimento epistemológico. A falta de representação não é culpa daquelas que não chegaram lá, como diria Conceição Evaristo em repreensão a mim, mas sim da insuficiente implementação de iniciativas inclusivas para identidades minorizadas.
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Chamada para Dossiê: "Formação em Educação Museal: debates e abordagens no Brasil e na América Latina"
11-09-2024A Educação Museal vem se consolidando como campo científico, profissional e político no Brasil, a partir de esforços de educadores/as, agentes do poder público, instituições e pesquisadores/as. A formação em Educação Museal se apresenta como um dos temas relevantes e prioritários no que diz respeito aos seus aspectos teórico-práticos e políticos...
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Bẹ́ẹ̀ni, mo jé Òkun: Meninas entre o céu e o mar - Relatos sobre a décima edição do "Dia das Meninas" no Museu de Astronomia e Ciências Afins
07-06-2024A Série "Museus, Educação e Pesquisa", uma parceria COEDU/MAST - REDOC, celebra o 'Dia Internacional dos Museus', que no Brasil é comemorado durante a 'Semana Nacional de Museus', promovida pelo IBRAM. O título da série é o tema deste ano, definido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). Para celebrar as práticas e pesquisas no campo, os/as educadores/as museais da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia Afins (COEDU/MAST) e outros educadores museais de diferentes lugares do Brasil compartilham suas experiências nesta série de textos ao longo do mês de maio. Clique no título para acessar o artigo.
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MEDIAÇÃO INSTRUMENTAL: uma perspectiva no Museu dos Dinossauros de Peirópolis, Uberaba-MG
05-06-2024A Série "Museus, Educação e Pesquisa", uma parceria COEDU/MAST - REDOC, celebra o 'Dia Internacional dos Museus', que no Brasil é comemorado durante a 'Semana Nacional de Museus', promovida pelo IBRAM. O título da série é o tema deste ano, definido pelo Conselho Internacionalde Museus (ICOM). Para celebrar as práticas e pesquisas no campo, os/as educadores/as museais da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia Afins (COEDU/MAST) e outros educadores museais de diferentes lugares do Brasil compartilham suas experiências nesta série de textos ao longo do mês de maio. Clique no título para acessar o artigo.
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Formação de monitores: Jovens Talentos no Museu da República
04-06-2024A Série "Museus, Educação e Pesquisa", uma parceria COEDU/MAST - REDOC, celebra o 'Dia Internacional dos Museus', que no Brasil é comemorado durante a 'Semana Nacional de Museus', promovida pelo IBRAM. O título da série é o tema deste ano, definido pelo Conselho Internacionalde Museus (ICOM). Para celebrar as práticas e pesquisas no campo, os/as educadores/as museais da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia Afins (COEDU/MAST) e outros educadores museais de diferentes lugares do Brasil compartilham suas experiências nesta série de textos ao longo do mês de maio. Clique no título para acessar o artigo.
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O Programa Educativo e as pesquisas museais no Museu de Anatomia Veterinária da FMVZ USP
03-06-2024A Série "Museus, Educação e Pesquisa", uma parceria COEDU/MAST - REDOC, celebra o 'Dia Internacional dos Museus', que no Brasil é comemorado durante a 'Semana Nacional de Museus', promovida pelo IBRAM. O título da série é o tema deste ano, definido pelo Conselho Internacionalde Museus (ICOM). Para celebrar as práticas e pesquisas no campo, os/as educadores/as museais da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia Afins (COEDU/MAST) e outros educadores museais de diferentes lugares do Brasil compartilham suas experiências nesta série de textos ao longo do mês de maio. Clique no título para acessar o artigo.
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Relatos de uma atriz trans-negra, educadora e mediadora
30-05-2024A Série "Museus, Educação e Pesquisa", uma parceria COEDU/MAST - REDOC, celebra o 'Dia Internacional dos Museus', que no Brasil é comemorado durante a 'Semana Nacional de Museus', promovida pelo IBRAM. O título da série é o tema deste ano, definido pelo Conselho Internacionalde Museus (ICOM). Para celebrar as práticas e pesquisas no campo, os/as educadores/as museais da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia Afins (COEDU/MAST) e outros educadores museais de diferentes lugares do Brasil compartilham suas experiências nesta série de textos ao longo do mês de maio. Clique no título para acessar o artigo.
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Educação Museal, Mediação e Museus de Ciências: perspectivas plurais
28-05-2024A Série "Museus, Educação e Pesquisa", uma parceria COEDU/MAST - REDOC, celebra o 'Dia Internacional dos Museus', que no Brasil é comemorado durante a 'Semana Nacional de Museus', promovida pelo IBRAM. O título da série é o tema deste ano, definido pelo Conselho Internacionalde Museus (ICOM). Para celebrar as práticas e pesquisas no campo, os/as educadores/as museais da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia Afins (COEDU/MAST) e outros educadores museais de diferentes lugares do Brasil compartilham suas experiências nesta série de textos ao longo do mês de maio. Clique no título para acessar o artigo.
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Pesquisa e Educação no Museu: Iniciação Cientifica de Jovens do Ensino Médio no Museu da Maré
27-05-2024A Série "Museus, Educação e Pesquisa", uma parceria COEDU/MAST - REDOC, celebra o 'Dia Internacional dos Museus', que no Brasil é comemorado durante a 'Semana Nacional de Museus', promovida pelo IBRAM. O título da série é o tema deste ano, definido pelo Conselho Internacionalde Museus (ICOM). Para celebrar as práticas e pesquisas no campo, os/as educadores/as museais da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia Afins (COEDU/MAST) e outros educadores museais de diferentes lugares do Brasil compartilham suas experiências nesta série de textos ao longo do mês de maio. Clique no título para acessar o artigo.
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ANDANÇAS DE UM APRENDIZ DAS FILOSOFIAS EM MEIO A DISTINTOS CAMPOS DE VIVENCIAS, CONHECIMENTOS E ATUAÇÕES
24-05-2024A Série "Museus, Educação e Pesquisa", uma parceria COEDU/MAST - REDOC, celebra o 'Dia Internacional dos Museus', que no Brasil é comemorado durante a 'Semana Nacional de Museus', promovida pelo IBRAM. O título da série é o tema deste ano, definido pelo Conselho Internacionalde Museus (ICOM). Para celebrar as práticas e pesquisas no campo, os/as educadores/as museais da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia Afins (COEDU/MAST) e outros educadores museais de diferentes lugares do Brasil compartilham suas experiências nesta série de textos ao longo do mês de maio. Clique no título para acessar o artigo.
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Museus, Educação e Pesquisa: e o mercado de trabalho?
23-05-2024A Série "Museus, Educação e Pesquisa", uma parceria COEDU/MAST - REDOC, celebra o 'Dia Internacional dos Museus', que no Brasil é comemorado durante a 'Semana Nacional de Museus', promovida pelo IBRAM. O título da série é o tema deste ano, definido pelo Conselho Internacionalde Museus (ICOM). Para celebrar as práticas e pesquisas no campo, os/as educadores/as museais da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia Afins (COEDU/MAST) e outros educadores museais de diferentes lugares do Brasil compartilham suas experiências nesta série de textos ao longo do mês de maio. Clique no título para acessar o artigo.
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FAZ CIÊNCIA COMO UMA MENINA! ASTRONOMIA SEM FRONTEIRAS ENTRE COMUNIDADES LUSÓFONAS
22-05-2024A Série "Museus, Educação e Pesquisa", uma parceria COEDU/MAST - REDOC, celebra o 'Dia Internacional dos Museus', que no Brasil é comemorado durante a 'Semana Nacional de Museus', promovida pelo IBRAM. O título da série é o tema deste ano, definido pelo Conselho Internacionalde Museus (ICOM). Para celebrar as práticas e pesquisas no campo, os/as educadores/as museais da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia Afins (COEDU/MAST) e outros educadores museais de diferentes lugares do Brasil compartilham suas experiências nesta série de textos ao longo do mês de maio. Clique no título para acessar o artigo.
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Os Museus de Ciência como Promotores do Engajamento de Meninas Normalistas com Ciência e Tecnologia
21-05-2024A Série "Museus, Educação e Pesquisa", uma parceria COEDU/MAST - REDOC, celebra o 'Dia Internacional dos Museus', que no Brasil é comemorado durante a 'Semana Nacional de Museus', promovida pelo IBRAM. O título da série é o tema deste ano, definido pelo Conselho Internacionalde Museus (ICOM). Para celebrar as práticas e pesquisas no campo, os/as educadores/as museais da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia Afins (COEDU/MAST) e outros educadores museais de diferentes lugares do Brasil compartilham suas experiências nesta série de textos ao longo do mês de maio. Clique no título para acessar o artigo.
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Conexões, quebras e exposição à diferença: o trabalho da imprevisibilidade na integração entre o museu e a comunidade desde o projeto Nós no MAST
20-05-2024A Série "Museus, Educação e Pesquisa", uma parceria COEDU/MAST - REDOC, celebra o 'Dia Internacional dos Museus', que no Brasil é comemorado durante a 'Semana Nacional de Museus', promovida pelo IBRAM. O título da série é o tema deste ano, definido pelo Conselho Internacionalde Museus (ICOM). Para celebrar as práticas e pesquisas no campo, os/as educadores/as museais da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia Afins (COEDU/MAST) e outros educadores museais de diferentes lugares do Brasil compartilham suas experiências nesta série de textos ao longo do mês de maio. Clique no título para acessar o artigo.
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Formação em Educação Museal: a experiência de adolescentes na Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional
18-05-2024A Série "Museus, Educação e Pesquisa", uma parceria COEDU/MAST - REDOC, celebra o 'Dia Internacional dos Museus', que no Brasil é comemorado durante a 'Semana Nacional de Museus', promovida pelo IBRAM. O título da série é o tema deste ano, definido pelo Conselho Internacionalde Museus (ICOM). Para celebrar as práticas e pesquisas no campo, os/as educadores/as museais da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia Afins (COEDU/MAST) e outros educadores museais de diferentes lugares do Brasil compartilham suas experiências nesta série de textos ao longo do mês de maio. Clique no título para acessar o artigo.
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Da COEDU/MAST às Redes Sociais on-line: caminhos e experiências com o Facebook e Instagram MAST-Educação
17-05-2024A Série "Museus, Educação e Pesquisa", uma parceria COEDU/MAST - REDOC, celebra o 'Dia Internacional dos Museus', que no Brasil é comemorado durante a 'Semana Nacional de Museus', promovida pelo IBRAM. O título da série é o tema deste ano, definido pelo Conselho Internacionalde Museus (ICOM). Para celebrar as práticas e pesquisas no campo, os/as educadores/as museais da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia Afins (COEDU/MAST) e outros educadores museais de diferentes lugares do Brasil compartilham suas experiências nesta série de textos ao longo do mês de maio. Clique no título para acessar o artigo.
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Do passado, no presente para continuar um futuro: um projeto para o resgate histórico-cultural de Campos do Jordão, SP
16-05-2024A Série "Museus, Educação e Pesquisa", uma parceria COEDU/MAST - REDOC, celebra o 'Dia Internacional dos Museus', que no Brasil é comemorado durante a 'Semana Nacional de Museus', promovida pelo IBRAM. O título da série é o tema deste ano, definido pelo Conselho Internacionalde Museus (ICOM). Para celebrar as práticas e pesquisas no campo, os/as educadores/as museais da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia Afins (COEDU/MAST) e outros educadores museais de diferentes lugares do Brasil compartilham suas experiências nesta série de textos ao longo do mês de maio. Clique no título para acessar o artigo.
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Viagem espacial pelo MAST: narrativas para e com o público infantil
15-05-2024A Série "Museus, Educação e Pesquisa", uma parceria COEDU/MAST - REDOC, celebra o 'Dia Internacional dos Museus', que no Brasil é comemorado durante a 'Semana Nacional de Museus', promovida pelo IBRAM. O título da série é o tema deste ano, definido pelo Conselho Internacionalde Museus (ICOM). Para celebrar as práticas e pesquisas no campo, os/as educadores/as museais da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia Afins (COEDU/MAST) e outros educadores museais de diferentes lugares do Brasil compartilham suas experiências nesta série de textos ao longo do mês de maio. Clique no título para acessar o artigo.
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Descobertas Corporais: Educação e Pesquisa através de Jogos em Museu Universitário
14-05-2024A Série "Museus, Educação e Pesquisa", uma parceria COEDU/MAST - REDOC, celebra o 'Dia Internacional dos Museus', que no Brasil é comemorado durante a 'Semana Nacional de Museus', promovida pelo IBRAM. O título da série é o tema deste ano, definido pelo Conselho Internacionalde Museus (ICOM). Para celebrar as práticas e pesquisas no campo, os/as educadores/as museais da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia Afins (COEDU/MAST) e outros educadores museais de diferentes lugares do Brasil compartilham suas experiências nesta série de textos ao longo do mês de maio. Clique no título para acessar o artigo.
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Olhai pro Céu Carioca: Empréstimo de Acervo Didático em Astronomia para a Promoção da Autonomia de Educadores
13-05-2024A Série "Museus, Educação e Pesquisa", uma parceria COEDU/MAST - REDOC, celebra o 'Dia Internacional dos Museus', que no Brasil é comemorado durante a 'Semana Nacional de Museus', promovida pelo IBRAM. O título da série é o tema deste ano, definido pelo Conselho Internacionalde Museus (ICOM). Para celebrar as práticas e pesquisas no campo, os/as educadores/as museais da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia Afins (COEDU/MAST) e outros educadores museais de diferentes lugares do Brasil compartilham suas experiências nesta série de textos ao longo do mês de maio. Clique no título para acessar o artigo.
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Museus de Ciências e Docência: Educação Museal e relações no contexto da cibercultura
10-05-2024A Série "Museus, Educação e Pesquisa", uma parceria COEDU/MAST - REDOC, celebra o 'Dia Internacional dos Museus', que no Brasil é comemorado durante a 'Semana Nacional de Museus', promovida pelo IBRAM. O título da série é o tema deste ano, definido pelo Conselho Internacionalde Museus (ICOM). Para celebrar as práticas e pesquisas no campo, os/as educadores/as museais da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia Afins (COEDU/MAST) e outros educadores museais de diferentes lugares do Brasil compartilham suas experiências nesta série de textos ao longo do mês de maio. Clique no título para acessar o artigo.
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Museu, Educação e Pesquisa: a Formação a Distância na Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins
09-05-2024A Série "Museus, Educação e Pesquisa", uma parceria COEDU/MAST - REDOC, celebra o 'Dia Internacional dos Museus', que no Brasil é comemorado durante a 'Semana Nacional de Museus', promovida pelo IBRAM. O título da série é o tema deste ano, definido pelo Conselho Internacionalde Museus (ICOM). Para celebrar as práticas e pesquisas no campo, os/as educadores/as museais da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia Afins (COEDU/MAST) e outros educadores museais de diferentes lugares do Brasil compartilham suas experiências nesta série de textos ao longo do mês de maio. Clique no título para acessar o artigo.
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O Programa de Educação do Museu do Amanhã: tecendo futuros e convivências
07-05-2024A Série "Museus, Educação e Pesquisa", uma parceria COEDU/MAST - REDOC, celebra o 'Dia Internacional dos Museus', que no Brasil é comemorado durante a 'Semana Nacional de Museus', promovida pelo IBRAM. O título da série é o tema deste ano, definido pelo Conselho Internacionalde Museus (ICOM). Para celebrar as práticas e pesquisas no campo, os/as educadores/as museais da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia Afins (COEDU/MAST) e outros educadores museais de diferentes lugares do Brasil compartilham suas experiências nesta série de textos ao longo do mês de maio. Clique no título para acessar o artigo.
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“DO CÉU AO CÉSIO: DE ONDE VEM O HORÁRIO DE BRASÍLIA?”: Popularização da Ciência e Tecnologia a partir de Instrumentos Científicos
06-05-2024A Série "Museus, Educação e Pesquisa", uma parceria COEDU/MAST - REDOC, celebra o 'Dia Internacional dos Museus', que no Brasil é comemorado durante a 'Semana Nacional de Museus', promovida pelo IBRAM. O título da série é o tema deste ano, definido pelo Conselho Internacionalde Museus (ICOM). Para celebrar as práticas e pesquisas no campo, os/as educadores/as museais da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia Afins (COEDU/MAST) e outros educadores museais de diferentes lugares do Brasil compartilham suas experiências nesta série de textos ao longo do mês de maio. Clique no título para acessar o artigo.
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A Acessibilidade como Elemento Estruturante na Gestão de Espaços Culturais: uma experiência do Museu da Vida Fiocruz
03-05-2024A Série "Museus, Educação e Pesquisa", uma parceria COEDU/MAST - REDOC, celebra o 'Dia Internacional dos Museus', que no Brasil é comemorado durante a 'Semana Nacional de Museus', promovida pelo IBRAM. O título da série é o tema deste ano, definido pelo Conselho Internacionalde Museus (ICOM). Para celebrar as práticas e pesquisas no campo, os/as educadores/as museais da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia Afins (COEDU/MAST) e outros educadores museais de diferentes lugares do Brasil compartilham suas experiências nesta série de textos ao longo do mês de maio. Clique no título para acessar o artigo.
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MAST, EDUCAÇÃO E PESQUISA
02-05-2024A Série "Museus, Educação e Pesquisa", uma parceria COEDU/MAST - REDOC, celebra o 'Dia Internacional dos Museus', que no Brasil é comemorado durante a 'Semana Nacional de Museus', promovida pelo IBRAM. O título da série é o tema deste ano, definido pelo Conselho Internacionalde Museus (ICOM). Para celebrar as práticas e pesquisas no campo, os/as educadores/as museais da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia Afins (COEDU/MAST) e outros educadores museais de diferentes lugares do Brasil compartilham suas experiências nesta série de textos ao longo do mês de maio. Clique no título para acessar o artigo.
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O país que mais mata trans pelo 15º ano: Brasil! A Geografia na produção do conhecimento e a coleta de dados de 2023
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DIREITOS DA ESQUINA VERSUS DIRETO DAS ESQUINAS
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Ficções e a instauração de pedagogias do Grotesco
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“Cavaleiros de aço” no YouTube: polícia militar, masculinidade e violência em contexto sul-mato-grossense
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Esgotamento existencial de pessoas trans: o medo de corpos limítrofes
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INOVAÇÃO, INTEGRAÇÃO CULTURAL E INCLUSÃO: O PAPEL DAS NOVAS GERAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE UM FUTURO EQUITATIVO
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TRANSVIADESCENDO A MONSTRUOSIDADE
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Por uma analítica da “representação cisgênera”: Poder, subjetivação e as te(n)sões entre nojo e desejo
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A TRAVESTILIDADE COMO POTÊNCIA EPISTEMOLÓGICA: ROMPENDO OS GRILHÕES DO TRANS-EPISTEMICÍDIO
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VAI TER B.O: NARRATIVAS TRANSVESTIGENERES PARA ALÉM DAS CELAS
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CONFRONTOS TRAVADOS: BREVES REFLEXÕES SOBRE ESPAÇO PÚBLICO E CORPOS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS
04-01-2024 -
Educação Especial e Ciberacessibilidade: experiências inclusivas nos territórios físicos, simbólicos e informacionais
03-01-2024Eixo 1 - Ambientes Virtuais, Inovação Tecnológica e Inclusão Educacional
Eixo 2 - Culturas, políticas e práticas de inclusão escolar/educacional na cibercultura
Eixo 3 - Diversidade, Tecnologias e Inclusão para a Ciberacessibilidade
Prazo de submissão: 03/01/2024 a 15/04/2024
Prof. Dr. Allan Rocha Damasceno - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Brasil
Profa. Dra. Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa - Universidade Estácio de Sá - Brasil
Prof. Dr. Wallace Carriço de Almeida - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Brasil
Saiba mais sobre Educação Especial e Ciberacessibilidade: experiências inclusivas nos territórios físicos, simbólicos e informacionais -
Transcendendo margens e quebrando barreiras: (trans)vivências redefinindo (r)existências que empoderam
02-01-2024 -
Notícias de viagem: a universidade historicamente negra que eu vi de perto
15-12-2023 -
(IN)VISIBILIDADES E EMERGÊNCIAS COTIDIANAS
12-12-2023 -
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
17-11-2023Prazo de submissão: 01/12/2023 a 31/03/2024
Profa. Dra. Diene Eire de Mello - Universidade Estadual de Londrina- Brasil
Profa. Dra.Márcia Ambrósio - Universidade Federal de Ouro Preto- Brasil
Prof. Dr. Paulo Brazão - Universidade da Ilha de Madeira -Portugal
Prof. Dr. Luis Tinoca - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - Portugal
Saiba mais sobre INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS -
A Formação à Distância de Educadores em Contexto Formal de Educação Museal Online: primeiras experiências da/com a Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (COEDU/MAST)
04-09-2023 -
A identidade sapatão-trans-não-binárie como modo de vida
22-08-2023Sapatão foi nomeado historicamente devido a feministas em meados dos anos 70 usarem sapatos, e isso ser considerado “roupa de homem”, se tornou uma forma pejorativa de insinuar que seriam pessoas lésbicas (PIMENTA, 2003). Com isso, ser lésbica é romper com o padrão de feminilidade comum, e com isso há uma retirada do lugar de ser mulher, por mais que seja insistido nos movimentos lésbicos de que ser lésbica é ser mulher que ama outras mulheres. Sapatão é uma identidade, um tanto antiga, diga-se de passagem, no qual temos várias palavras para considerar como sinônimos: machorra, vidalgo, butch, bofe, caminhoneira, fufa, sáfica, entre outros. Saiba mais sobre A identidade sapatão-trans-não-binárie como modo de vida -
O celular na sala de aula: uso didático e resistências
08-08-2023 -
A hibridização dos processos de ensino-aprendizagem entre analógico e o digital na educação cearense
27-07-2023O presente texto discorre sobre o que a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc/CE), por meio da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), tem feito para o desenvolvimento das competências digitais e do letramento digital dos docentes da rede estadual de ensino do Ceará, bem como a compreensão sobre o processo de hibridização da educação. Saiba mais sobre A hibridização dos processos de ensino-aprendizagem entre analógico e o digital na educação cearense -
Prorrogação de submissão dossiê: Os sons na criação de ‘conhecimentossignificações’ – o uso de artefatos culturais nas redes educativas da formação docente
14-06-2023Prezadas/os autoras/es,
A Revista Docência e Cibercultura (REDOC) informa que o prazo de submissão para o Dossiê - "Os sons na criação de ‘conhecimentossignificações’ – o uso de artefatos culturais nas redes educativas da formação docente" foi prorrogado para o dia 30/06/2023.
Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1523
Regras de submissão: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/about/submissions#authorGuidelines
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Somos todos Vini Jr
30-05-2023 -
SIMULADOR DA ESCRAVIDÃO: UM DISPOSITIVO RACISTA RECREATIVO, ESTRUTURAL E ALGORÍTIMICO
25-05-2023No dia 24 de maio de 2023, um fenômeno assombroso pousou sobre diversos perfis no Instagram. Em um movimento de indignação, diversos perfis do ativismo preto, se posicionaram contra o jogo hospedado no Play Store, loja de aplicativos do Google, cujo nome é “Simulador da Escravidão”. Saiba mais sobre SIMULADOR DA ESCRAVIDÃO: UM DISPOSITIVO RACISTA RECREATIVO, ESTRUTURAL E ALGORÍTIMICO -
Prorrogação de submissão dossiê
11-05-2023Prezadas/os autoras/es,
A Revista Docência e Cibercultura (REDOC) convida a todas/os/es a submissão de artigo temáticos, relatos de experiência, pontos de vista, resenhas, ensaios, entrevistas, conversas, bibliografias comentadas, produções artísticas e culturais, vídeo-pesquisa, resumos de dissertações e de teses para número temático de 2023:
Dossiê - Os sons na criação de ‘conhecimentossignificações’ – o uso de artefatos culturais nas redes educativas da formação docente
Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1523
Regras de submissão: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/about/submissions#authorGuidelines
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Eu e os podcasts: uma paixão de pé do ouvido...
08-05-2023 -
TRIUNFO DO ARTIFICIAL SOBRE O NATURAL?
03-05-2023 -
É o ChatGPT uma nova tendência no Ensino Superior?
26-04-2023 -
Prorrogação de submissão dossiê
03-04-2023Prezadas/os autoras/es,
A Revista Docência e Cibercultura (REDOC) convida a todas/os/es a submissão de artigo temáticos, relatos de experiência, pontos de vista, resenhas, ensaios, entrevistas, conversas, bibliografias comentadas, produções artísticas e culturais, vídeo-pesquisa, resumos de dissertações e de teses para números temáticos de 2023:
Dossiê 1- Elas/es nas redes: decolonialidade nas pesquisas e nas docências sobre/na/com a cultura digital
Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1518
Dossiê 2 - Os sons na criação de ‘conhecimentossignificações’ – o uso de artefatos culturais nas redes educativas da formação docente
Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1523
Regras de submissão: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/about/submissions#authorGuidelines
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Prorrogado: submissão de trabalho para Números Temáticos de 2023
01-03-2023A Revista Docência e Cibercultura (ReDoC) convida a todas/os/es a submissão de artigo temáticos, relatos de experiencia, pontos de vista, resenhas, ensaios, entrevistas, conversas, bibliografias comentadas, produções artísticas e culturais, vídeo-pesquisa, resumos de dissertações e de teses para números temáticos de 2023: 1- Elas/es nas redes: decolonialidade nas pesquisas e nas docências sobre/na/com a cultura digitalDisponível em:https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1518 2 - Os sons na criação de ‘conhecimentossignificações’ – o uso de artefatos culturais nas redes educativas da formação docenteDisponível em:https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1523 Regras de submissão:https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/about/submissions#authorGuidelines Saiba mais sobre Prorrogado: submissão de trabalho para Números Temáticos de 2023 -
Tomando posse, trazendo impacto: transvestilidades e a fotografia da política brasileiro
31-01-2023As casas legislativas de diversos territórios brasileiro vem passando por um processo de reforma. A parede que é ocupada pelas fotografias de homens brancos que historicamente se envolveram nos grandes eventos da sociedade deve no futuro ganhar outra dimensão estética e política pela insurgência de pessoas trans nestes espaços. Saiba mais sobre Tomando posse, trazendo impacto: transvestilidades e a fotografia da política brasileiro -
TRANS(IN)VISIBILIDADES MASCULINAS: DESAFIOS E AVANÇOS A PARTIR DO GRUPO DE PESQUISA SEXUALIDADE E ESCOLA - GESE
29-01-2023A Academia, ambiente pensado, entendido enquanto espaço de produção de conhecimento, de compartilhamento e de inclusão é também um ambiente hostil no que tange pessoas divergentes, desde Indígenas, Pretas/os e LGBTQIA+, não desconsiderando ou invisibilizando também pessoas com limitações físico-motoras e diversas patologias do âmbito neurológico. É um espaço historicamente heteronormativo, cisgênero, misógino, racista e LGBTfóbico por excelência concorrendo para que tensionamentos sejam recorrentes, assim demandando que para além de Ações Afirmativas se construam parcerias diretas e indiretas com vários segmentos, dentro da Academia ou não. É dentro deste complexo ‘’Cistema ‘’que nasce o Transformando Vidas, uma parceria oportunizada pelo Gese - Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola, coordenado pela Profª Drª Paula Regina Costa Ribeiro e eu, um Transhomem em busca de seus iguais dentro de um espaço nem tão plural como se apregoa quando o assunto é Diversidade, ainda mais quando a analisamos dentro do recorte de gênero. Saiba mais sobre TRANS(IN)VISIBILIDADES MASCULINAS: DESAFIOS E AVANÇOS A PARTIR DO GRUPO DE PESQUISA SEXUALIDADE E ESCOLA - GESE -
A CORRIDA CONTRA O TEMPO: O QUE SIGNIFICA SER UMA TRAVESTI?
29-01-2023O que significa ser uma travesti no Brasil? No dia 13 de dezembro de 2022, mais uma vez fomos relembradas na nossa condição de não humanidade. Naquele momento, uma aluna trans da UnB foi acusada de: “Cara, mas você é um cara!”, ao reagir à agressão de não poder usar o banheiro feminino da universidade. Saiba mais sobre A CORRIDA CONTRA O TEMPO: O QUE SIGNIFICA SER UMA TRAVESTI? -
Visibilidade trans 2023: as questões biopolíticas permanecem
29-01-2023 -
Chamada aberta para novas(os) avaliadoras(es)
25-01-2023 -
TRANSFEMINISMO: AS VOZES DO TRAVIARCADO
23-01-2023 -
NOTAS SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA CISNORMATIVIDADE
23-01-2023 -
A insegurança alimentar de pessoas trans e travestis: adotando uma perspectiva ecotransfeminista para pensar a transfobia ambiental
21-01-2023O ecofeminismo é o nome dado a todo conjunto de teorias e práticas que discute gênero e questões ambientais de forma imbricada. Sua abordagem conceitual por vezes é apresentada de forma cronológica e linear, sendo a primeira autora a forjar esse termo para sistematizar a preocupação das causas e efeitos ambientais a pensadora francesa Françoise D’Eaubonne, em Le Féminisme ou la Mort (1974). Desde então, algumas ecofeministas, principalmente aquelas situadas no Sul Global, têm utilizado o termo no plural, destacando justamente a diversidade de teorias com as quais o pensamento ecológico e feminista tem estabelecido diálogos (Rosendo e Kuhnen, 2019). Reconhecendo a importância dos ecofeminismos, neste breve artigo propomos e apontamos para a necessidade da adoção de um ecotransfeminismo. A importância, bem como a justificativa para a proposição de uma perspectiva ecotransfeminista será apresentada a seguir, a partir de um tema central para o debate socioambiental atual: a insegurança alimentar que acomete desproporcionalmente pessoas trans e travestis. Saiba mais sobre A insegurança alimentar de pessoas trans e travestis: adotando uma perspectiva ecotransfeminista para pensar a transfobia ambiental -
Cotas trans: breves reflexões sobre fraudes
17-01-2023Segundo os dados do Projeto Além do Arco-Íris/AfroReggae, também divulgado no relatório da ANTRA, 70% da população trans não concluiu o ensino médio e apenas 0,02% estão no ensino superior. A ANDIFES igualmente realizou uma pesquisa envolvendo 78% da rede nacional de ensino e seus dados mostram que apenas 0,2% dos estudantes se identificam como homens e mulheres trans e 0,6% como pessoas não binárias. Saiba mais sobre Cotas trans: breves reflexões sobre fraudes -
Feminismos exclusivos ou excludentes?
12-01-2023 -
“Outros profissionais, outras experiências: tensionamentos e perspectivas outras a partir do ingresso de pessoas trans e travestis no mercado formal de trabalho”
10-01-2023Não é mais novidade que o mundo do trabalho vem sofrendo uma série de transformações, desde as questões relativas aos modelos de trabalho – esse ponto em específico potencializado pela pandemia do COVID-19[1]-, passando pelo olhar cada vez mais atento à experiência da pessoa colaboradora, até chegar à valorização da agenda ESG, que trata das questões relativas aos campos social, ambiental e de governança dentro das corporações. Saiba mais sobre “Outros profissionais, outras experiências: tensionamentos e perspectivas outras a partir do ingresso de pessoas trans e travestis no mercado formal de trabalho” -
“Fiz e estou satisfeita”
09-01-2023 -
Por uma visibilidade trans que seja de janeiro a janeiro: inserção dos campos nome social e identidade de gênero nos Sistemas de Vigilância em Saúde do Brasil
05-01-2023A sociedade cisnormativa define bem aquilo que entende pelos papéis do que se entende por homem e por mulher. Parte desse entendimento se realiza com base em aspectos biológicos, tais como a genitália, considerando a hegemonia das definições biomédicas. Pessoas que possuem pênis são classificadas como homens e as que têm vagina, como mulheres (SIMAKAWA, 2016. YORK, 2020). Saiba mais sobre Por uma visibilidade trans que seja de janeiro a janeiro: inserção dos campos nome social e identidade de gênero nos Sistemas de Vigilância em Saúde do Brasil -
Desaprendendo a Univer(cis)dade: A Ação da Rede Trans UERJ
05-01-2023Desde que a cruel realidade de exclusão da população trans-travesti das instituições de ensino se tornou um debate público de crescente visibilidade e relevância, a inclusão se tornou parte do nosso vocabulário político. Os discursos dominantes de inclusão e diversidade nos espaços acadêmicos, no entanto, raramente se propõem a questionar as lógicas fundamentais de agressão sistêmica das instituições que nos incluem. Dessa forma, os corpos de pessoas trans e travestis universitárias, doutoras e docentes se tornam “telas sobre as quais o mito da meritocracia se projeta” (SPADE, 2010, p. 80). Muito se pode dizer sobre o que a univer(cis)dade tem a oferecer para as pessoas trans e travestis. A partir das conquistas como as de Luma Andrade, primeira travesti no Brasil a se tornar doutora em 2012 (apenas em 2012!), das muitas travestis docentes e educadoras como Megg Rayara Gomes, Sara Wagner York, Jaqueline Gomes de Jesus, Isadora Ravena, Dani Balbi, entre outras; do doutorado honoris causa de João Nery em 2018 (UFMT) e de Keila Simpson em 2022 (UERJ), e o doutorado de Vicente Tchalian, o primeiro homem trans a conquistar o título em 2021 (curiosamente, também na UFMT), a univer(cis)dade pode reconhecer que as pessoas trans-travestis têm muito a ensinar. A mensagem dos movimentos sociais é clara: temos muito a ensinar, mas nada sobre nós será feito sem nós. (YORK, OLIVEIRA & BENEVIDES, 2020). Não podemos desacreditar o interesse genuíno da univer(cis)dade de aprender conosco e sobre nós. No entanto, o desejo — ainda mais importante! — de desaprender as próprias lógicas de poder e violência ainda não parece fazer parte desses projetos de inclusão. Saiba mais sobre Desaprendendo a Univer(cis)dade: A Ação da Rede Trans UERJ -
TRAVESTEENS
04-01-2023Falar sobre travestilidade, principalmente com o recorte geracional da juventude, torna-se impossível sem citar também aquelas que lutaram para que pudéssemos cada vez mais cedo sermos nós mesmes, e além disso para que não sofrêssemos com a repressão familiar como foi culturalmente imposto. Além do direito de estudar com o mínimo de dignidade (esse ainda segue como um dos problemas principais a ser combatido) entre diversos outros direitos conquistados na lei através de muita luta, como o uso do nome civil e social, enquanto o uso dos banheiros depende de leis estaduais e municipais - por não ter sido ainda votado nos âmbitos legislativo federal e judiciário. Direito na lei, mas em caminho de se tornar direito de fato. Saiba mais sobre TRAVESTEENS -
A POSSE PRESIDENCIAL: SUBINDO A RAMPA E PRODUZINDO SENTIDOS
03-01-2023A cena ocorre na subida da rampa do Congresso e é composta por um menino negro, Francisco Filho, 10 anos, estudante, uma mulher negra, Aline Sousa, 33 anos, catadora, o maior e mais reconhecido líder indígena representante do povo Caiapó, Cacique Raoni, 90 anos (aliás não se sabe a idade exata de Raoni, mas seria entre 90 e 92). Um adendo: Raoni significa sexo das onças na língua txucarramãe, língua de seu povo. Ainda lá, o metalúrgico Weslley Rocha, 36 anos, o professor Murilo Jesus, 28 anos, a cozinheira Jucimara Santos, o artesão Flávio Pereira, 50 anos. Ainda duas figuras bem diferentes das cenas públicas e protocolares de uma posse presidencial, um membro da comunidade LGBTI+ e pessoa com deficiência, o influencer anticapacitista Ivan Baron e a cachorrinha adotada que viveu no acampamento de apoio a Lula montado em Curitiba durante sua prisão, a Resistência. Ivan significou muito por ser PcD, mas por trazer a intencionalidade do corpo queer. Historicamente homens cis heteros ou nem tão heteros já desfilaram suas subversões estéticas sexuais. A contracultura marcou os anos 1960 com roupas e assessórios que remetiam homens a intencionalidade de seu feminino e mulheres ao oposto, numa conversa binária e bem cheia de fantasmas. Chamo de fantasma a dimensão de uma estética 100% masculina ou feminina. O corpo travesti é sempre audacioso por que preenchido de formas permanentes ao longo da história, isto é, silicones, próteses, sobrancelhas, pinças, unhas e outros elementos, a fixação de uma identidade nos retirava de cena. Não bastava rebolar, como Ney Matogrosso, era a intervenção estética de modo permanente que nos alocava aos espaços da exclusão. A frase muitas vezes ouvida por muitas de nós era, “tudo bem ser bixa, mas precisa mostrar?”. Saiba mais sobre A POSSE PRESIDENCIAL: SUBINDO A RAMPA E PRODUZINDO SENTIDOS -
Vamos navegar pelo Cariri por meio das linguagens audiovisuais?
16-12-2022 -
Submissão de trabalhos para Números Temáticos de 2023
16-11-2022A Revista Docência e Cibercultura (ReDoC) convida a todas/os/es a submissão de artigos temáticos, relatos de experiencia, pontos de vista, resenhas, ensaios, entrevistas, conversas, bibliografias comentadas, produções artísticas e culturais, vídeo-pesquisa, resumos de dissertações e de teses para números temáticos de 2023. Saiba mais sobre Submissão de trabalhos para Números Temáticos de 2023 -
Para sermos antirracistas, não precisamos mudar de cor. Sejamos nós mesmos!
14-11-2022 -
Os sons na criação de ‘conhecimentossignificações’ – o uso de artefatos culturais nas redes educativas da formação docente
28-10-2022 -
Carta - De Estudantes de Pedagogia ao Grande Educador Paulo Freire
26-09-2022 -
Currículo, Cibercultura e Povos Indígenas
29-08-2022 -
O que transborda, atravessa e afeta. Discussões a cerca das infâncias e a branquitude.
18-03-2022 -
Corpos Possíveis: Cirurgia de Readequação Genital
31-01-2022A transgeneridade é uma realidade que ocorre desde os tempos mais remotos e primordiais. Atualmente, está em voga como uma discussão nos mais diversos círculos. O termo transgeneridade funciona como uma espécie de termo guarda-chuva dentro da qual existem as vivências multifacetadas e plurais das travestilidades e transexualidades. (YORK/GONÇALVES JUNIOR; OLIVEIRA; BENEVIDES, 2020). Saiba mais sobre Corpos Possíveis: Cirurgia de Readequação Genital -
A QUEM INTERESSA MINHA DOR? TRAVESTIS NEGRA EM PRIMEIRA PESSOA
31-01-2022O presente texto pretende apresentar, através de uma narrativa em primeira pessoa, nuances dos processos de construção da afetividade de travestis e mulheres trans negras. Parto do campo subjetivo, explanando o lugar social por mim ocupado, trazendo pontos profundos que atravessam a minha existência e de outras mulheres a fim de refletirmos sobre como experienciamos o amor e o afeto e/ou a ausência dos mesmos. Saiba mais sobre A QUEM INTERESSA MINHA DOR? TRAVESTIS NEGRA EM PRIMEIRA PESSOA -
As conquistas simbólicas e efetivas do movimento e população LGBTQIA+ globais em 2021
28-01-2022As últimas duas décadas do século XXI foi possível elencar importantes avanços a nível global em relação aos direitos LGBTs. Neste início da terceira década do século XXI, também foi possível constatar uma série de avanços culturais, políticos e jurídicos da população LGBTQIAP+. Saiba mais sobre As conquistas simbólicas e efetivas do movimento e população LGBTQIA+ globais em 2021 -
Os fenômenos da Cibercultura e suas redes de docência e aprendizagem: inspirações, dilemas e experiências...
27-01-2022Organizadores: Rosemary dos Santos (UERJ) e Tania Maddalena (UERJ)
Submissões: 27/01/2022 a 30/04/2022
Previsão de publicação: 2022.02
Diretrizes para os/as autores/as: regras de submissão
Saiba mais sobre Os fenômenos da Cibercultura e suas redes de docência e aprendizagem: inspirações, dilemas e experiências... -
“Isto não é sobre Nós”
26-01-2022 -
Parentalidades de pessoas trans e travestis
26-01-2022Família e parentesco são temas abordados em incontáveis estudos e em diversas áreas de conhecimento, como as ciências sociais, humanas, e da saúde. Essas temáticas são abordadas tanto em um contexto brasileiro quanto em um contexto global; tanto no tempo passado quanto no tempo presente. Porém, são de pouca monta os estudos que tratam de famílias nas quais há pessoas trans e travestis. Ainda mais raros são aqueles em que tais indivíduos exercem a parentalidade. O funil se estreita até quase se fechar quando é admitida a possibilidade de que seja uma pessoa trans/travesti a realizar esse tipo de pesquisa. Exatamente por isso que é simbolicamente inestimável que este texto seja baseado em minha dissertação de mestrado, pois sou uma mulher transgênera, vinculada ao Instituto de Medicina Social Hésio Cordeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS-UERJ), estudando a parentalidade de pessoas trans e travestis e me pautando em uma perspectiva transfeminista. Saiba mais sobre Parentalidades de pessoas trans e travestis -
Fake News, Cibercultura e Educação Básica
25-01-2022As fake news, ou desinformação, podem ser definidas como relatos que inventam ou alteram os fatos disseminados em larga escala nas mídias sociais por sujeitos interessados nos efeitos que elas podem produzir nas pessoas. No que concerne às consequências, as fake news refletem nos aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais e sanitários, além das consequências antidemocráticas – como a perturbação do sistema eleitoral. Nesse contexto, a proposta deste dossiê é compartilhar resultados de investigações e projetos sobre a temática que contribuam com o enfrentamento desta problemática na educação básica, na interface da formação docente com o uso de tecnologias digitais, em parceria com a universidade, em rede colaborativa, apontando como as experiências pedagógicas e projetos realizados têm pautado o tema e realizado intervenções, que resultaram sobretudo, na formação de docentes e estudantes no combate às fake news, concebendo a escola com uma comunidade cujo ato educativo é politico, ético, estético e, portanto, co responsável, por uma formação critica de leitores/as e produtores/as de mensagens, atentos/as aos discursos veiculados de modo reiterado nas mídias sociais na cibercultura, cujos efeitos de sentidos em época de pós-verdade apontam para implicações à construção do conhecimento com base científica, tanto para os estudantes, quanto para os docentes, bem como para a sociedade em geral. Nosso desafio é assegurar o combate às notícias falsas em contexto cibercultural, também na educação básica, em defesa de ações formativas, democráticas e auto formativas, dando visibilidades às intervenções e experiências que vem sendo realizadas no combate às Fake News. Saiba mais sobre Fake News, Cibercultura e Educação Básica -
Medo de um planeta cis
24-01-2022A expressão “cisgênero” tem avançado cada vez mais em nossos debates, espaços de comunicação, programas e reportagens televisivas. Fruto da década de 1990, o termo “cis” chegou ao Brasil por intermédio de algumas intelectuais. Aline Freitas, Leila Dumaresq, Jaqueline Gomes de Jesus e Hailey Kass deram início a um projeto que foi acompanhado por Viviane Vergueiro e Bia Bagagli, amplamente responsáveis por complexificar o entendimento introdutório atribuído à palavra cisgeneridade. Saiba mais sobre Medo de um planeta cis -
Comitê de Apoio à Diversidade do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da UFRJ: A luta por um ambiente acadêmico mais plural
24-01-2022No dia 29 de janeiro de 2022, completa-se um ano que a semente da diversidade, plantada no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), começou a germinar. O primeiro evento que o atual Comitê de Apoio à Diversidade (DIVERSIDADE; imagem 1) foi mencionado se tratou de um encontro virtual promovido pelas coordenadoras do Pós Graduação em Ciências Biológicas (Biofísica), as professoras Dr. Susana Frases Cajal e Dr. Christianne Bandeira de Melo. A ideia desse encontro surgiu durante uma conversa descontraída ao telefone com um dos membros fundadores e idealizador, Fernando Luz de Castro, egresso do IBCCF e atualmente membro honorário do DIVERSIDADE. Uma vez que a coordenação do Instituto já contava com a bem alicerçada iniciativa denominada Comissão de Apoio à Saúde Mental, por que não aproveitar a comemoração do Dia Nacional da Visibilidade Trans no dia 29 de janeiro e realizar uma ação afirmativa? Saiba mais sobre Comitê de Apoio à Diversidade do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da UFRJ: A luta por um ambiente acadêmico mais plural -
O silêncio da endocissexualidade
24-01-2022Desde o fim de 2015, a comunidade Intersexo tem feito pelas redes sociais e hoje pela ABRAI (Associação Brasileira de Intersexo), um movimento de chamar atenção da sociedade e da comunidade médica sobre nossas demandas. Nossa luta é por visibilidade em primeiro lugar, além de apontarmos a necessidade se olhar para a Mutilação genital em bebês e a hormonização forçada. Saiba mais sobre O silêncio da endocissexualidade -
Transamadurecer
22-01-2022Amadurecer é sempre uma palavra ambígua e capciosa quando aplicada a vidas humanas, especialmente quando pretende significar crescimento, experiência e consciência adquiridos pelas pessoas com o avançar dos anos. Nada mais enganoso do que supor que mais idade corresponde a maior maturidade. Saiba mais sobre Transamadurecer -
Visibilidade trans 2022: estigmas e mitos ainda persistem no feminismo
22-01-2022Janeiro é referenciado como mês da visibilidade trans, momento em que buscamos evidenciar os movimentos de luta por cidadania da população travesti, transexual e transgênera. Infelizmente, estigmas e mitos a respeito da nossa população persistem e são reiterados muitas vezes em nome do movimento feminista, sobretudo pelo assim chamado feminismo radical trans-excludente (referenciado usualmente como “radfem” ou TERF). Pretendo neste breve texto abordar alguns dos principais mitos ou erros que esta corrente ainda perpetua sobre mulheres trans e travestis. Saiba mais sobre Visibilidade trans 2022: estigmas e mitos ainda persistem no feminismo -
Dororidade: Dor que só as Mulheres Transexuais e Travestis Negras Sentem
21-01-2022 -
Quem busca ensinar? A prática da docência marginal
19-01-2022 -
PARA CINECLUBES E CLUBES DE LEITURA DE, COM E PARA MULHERES: VEM CONVERSAR ONLINE COM ALGUNS VISUAIS STORYTELLING!
30-09-2021Quem conhece nossa obra sabe bem que cibercultura é para nós sempre um conjunto de práticas, experiências e invenções na relação cidade-ciberespaço. Sou daquelas que habitam as cidades e com elas aprendo, educo e me reinvento. Sou diarista, sempre deixo rastros desse caminhar ubíquo com narrativas imagéticas, textuais e sonoras e por que não dizer hipermidiáticas? Sou de ir ao cinema, sou rata de livraria. Leio com e no meu dispositivo online, mas não abro mão de um bom impresso. Amo livros, me apaixono pelas edições, amo seus cheiros. Capas, textos de orelhas e quartas-capas me capturam. Assim como me relaciono com os livros sejam eles eletrônicos ou impressos, me relaciono super bem com o clássico cinema e os filmes nas plataformas. Amo a sala de cinema e seu combo básico: ir ao cinema, frequentar livraria antes ou depois dos filmes, bares e ou restaurantes com amigos, alunos e família para conversar sobre os filmes. Muitas vezes converso comigo mesma, amo viajar e sair sozinha. Saiba mais sobre PARA CINECLUBES E CLUBES DE LEITURA DE, COM E PARA MULHERES: VEM CONVERSAR ONLINE COM ALGUNS VISUAIS STORYTELLING! -
Letramento racial para todas as pessoas! Inclusive para cientistas ...
03-08-2021 -
Processos formativos e criação de artefatos digitais durante o ensino remoto: desafios da docência em tempos de crise
03-08-2021Os professores foram os agentes que deram respostas mais rápidas à crise instalada com a suspensão das aulas presenciais. No Brasil, com mínimo apoio de políticas públicas de formação, equipamentos e infra-estrutura para o ensino remoto, os professores foram protagonistas de processos formativos mediados por tecnologias e na criação e re-invenção de diversos artefatos digitais para atender à demanda do ensino remoto. Este dossiê pretende reunir relatos de experiências e artigos teóricos sobre o desafio do exercício da docência em tempos de crise. Artigos sobre a educação no cenário pós-pandemico e as repercussões do ensino remoto na aprendizagem dos estudantes também serão aceitos neste Dossiê. Saiba mais sobre Processos formativos e criação de artefatos digitais durante o ensino remoto: desafios da docência em tempos de crise -
Chamadas abertas 2021
14-07-2021Docência na Cibercultura: contribuições da obra de Paulo Freire
Submissões: 09/02/2021 a 31/07/2021
Organizadores: Edméa Santos (UFRRJ) e Lucila Pesce (UNIFESP)
Corpos, gêneros e sexualidades em meio ao caos: (sobre)vivências em tempos de pandemia
Submissões: 01/09/2020 a 15/09/2021
Organizadores: Dr. Dilton Ribeiro Couto Junior (UERJ/FEBF), Dr. Leandro Teofilo de Brito (Colégio Pedro II), Dr. Ivan Amaro (UERJ/FEBF) e Dr. Jonas Alves da Silva Junior (UFRRJ)
Educação matemática e cibercultura em tempos de mobilidade ubíqua
Submissões: 01/09/2020 a 30/09/2021
Organizadores: Prof. Dr. Carloney Alves de Oliveira (UFAL)
Saiba mais sobre Chamadas abertas 2021 -
EDUCAÇÃO MUSEAL E A PANDEMIA DE COVID-19
12-07-2021 -
O Amor na "Quarentena": entre cartas e despedidas no ciberespaço
17-06-2021 -
O ensino híbrido como “a bola da vez”: Vamos redesenhar nossas salas de aula no pós-pandemia?
02-06-2021“Ensino remoto” foi a noção de “ordem” do ano de 2020, quando o assunto educar durante a pandemia da covid-19 estava em pauta. A pandemia nos confinou no espaço da casa, para quem pôde e ainda pode viver o distanciamento físico, apartando-nos literalmente dos contextos físicos e dos espaços urbanos em geral.... Saiba mais sobre O ensino híbrido como “a bola da vez”: Vamos redesenhar nossas salas de aula no pós-pandemia? -
Carta a Paulo Freire
11-05-2021 -
O QUE SIGNIFICA O GOOGLE FOR EDUCATION NA EDUCAÇÃO PÚBLICA?
13-04-2021Este texto emergiu de um sentimento de indignação produzido diante dos discursos de outros educadores que assim como eu enfrentam os desafios da educação, em especial da educação pública tanto na esfera municipal, quanto na esfera estadual do Rio de Janeiro. Discursos esses que defendem os sutis processos de privatização do ensino público em nível fundamental, médio e técnico. Mais especificamente quanto às posturas docentes que reverenciaram as soluções informáticas de iniciativa privada como a adoção da proposta Google For Education no âmbito das escolas públicas na cidade do Rio de Janeiro. Por que há objeções de parte da comunidade escolar quanto à adoção por parte do governo do Google For Education para escolas públicas no estado do Rio de Janeiro? Saiba mais sobre O QUE SIGNIFICA O GOOGLE FOR EDUCATION NA EDUCAÇÃO PÚBLICA? -
Educadores/as do Museu Nacional em resgate: sobre a coleção didático-científica da seção de assistência ao ensino
09-04-2021 -
Docência na Cibercultura: contribuições da obra de Paulo Freire
09-02-2021 -
Escrita acadêmica em coautoria
01-02-2021Inúmeros textos que tratam de questões relacionadas à escrita acadêmica e à metodologia concentram-se em uma perspectiva individualista e eurocêntrica, que parte do pressuposto de que apenas uma pessoa será a autora do conteúdo. Apesar disso, a escrita em colaboração é uma das possibilidades mais usuais para a divulgação dos resultados de pesquisas científicas. O estranhamento diante da ausência de sua abordagem de maneira mais aprofundada alimentou nosso interesse em elaborar estes parágrafos, cujos pilares defendidos aliam-se à forma com a qual vão sendo desenhados: não apenas por uma autora, mas por duas. Saiba mais sobre Escrita acadêmica em coautoria -
Racismo, mulheres e nossas perdas diárias
11-01-2021 -
E de repente, a aula foi para o ciberespaço
08-01-2021 -
Por que tudo é branco? A importância do protagonismo negro na literatura infanto-juvenil
29-12-2020Eu nasci na Baixada Fluminense em outubro de 1980. Das minhas irmãs, sou a mais nova e a que tem a pele mais clara. Nasci numa família em que pessoas brancas eram minoria. A medida em que eu crescia, mudanças aconteciam no meu corpo, e na maneira como as pessoas me viam. Meu cabelo mudou. Foi encrespando. Eu passei a ouvir comentários como “mas o cabelo dessa menina era tão bom, como foi ficar ruim desse jeito”. Lembro que eu corria quando inventavam de pentear meu cabelo seco. Logo eu aprendi a não deixar que ninguém encostasse no meu cabelo. Porque sempre que isso acontecia, eu sofria, ou algo ruim acontecia, como fazer o corte de Chitãozinho e Xororó. Saiba mais sobre Por que tudo é branco? A importância do protagonismo negro na literatura infanto-juvenil -
Protegem-me, logo não existo
09-12-2020Dos criadores de: mulher deve ser privada da atuação na vida pública do século XX, em detrimento de um bom desempenho doméstico e da preservação de sua honra e a de seu marido, vem aí: Isadora Basile (2002-) demitida pela empresa Microsoft no dia 16 de outubro de 2020, apenas por ser mulher. A transnacional alegou essa decisão para proteger a integridade da agora “indefesa” ex-funcionária, em razão de uma série de ameaças e assédios vinculados a comentários machistas. Saiba mais sobre Protegem-me, logo não existo -
DEU MATCH: CIÊNCIA NA PODOSFERA
06-10-2020 -
“Pole dance”: entre preconceitos, invenções ciberfeministas e educação online
29-09-2020 -
O AMOR na "QUARENTENA": das cartas ao ciberespaço
22-09-2020 -
Para uma nova experiência humana: a Ubiquidade
15-09-2020 -
Storytelling na pandemia: experiências, memórias e ficções
04-09-2020 -
As escolas nos/dos movimentos em rede
28-08-2020 -
Educação Matemática e Cibercultura em tempos de Mobilidade Ubíqua
26-08-2020 -
Atividade editorial na Editora da UFBA em tempos de pandemia: contextos, intervenções e permanência
21-08-2020O ano de 2019 no Brasil inicia marcado pela posse do presidente Jair Bolsonaro, fruto de uma eleição em 2018 de extrema violência, intolerância e difusão em massa de fake news. Esse contexto trazia em sua essência aspectos de incertezas não só, mas principalmente, ao ambiente da universidade pública. O que se apresentava como possibilidade, no mês de abril, passou a estar entranhado em nosso meio: o Ministério da Educação (MEC) anunciou o bloqueio de 30% do orçamento da Universidade Federal da Bahia (UFBA), justificando que a universidade não havia demonstrado desempenho acadêmico satisfatório, além de promover “balbúrdias” em seus campi, dado que contraria totalmente diversas pesquisas que apontam a UFBA entre as mais bem posicionadas universidades da América Latina, como é o caso do ranking britânico Times Higher Education (THE) Latin America, que na sua edição de 2020, situa a UFBA na 28ª posição. Esse orçamento só foi liberado em sua totalidade no final do ano de 2019 e, nesse ínterim, a universidade atravessou um período de muita dificuldade – demissão de funcionários terceirizados, horário especial de funcionamento nas férias, ações diversas de contenção de gastos administrativos –, mas também de muita resistência Saiba mais sobre Atividade editorial na Editora da UFBA em tempos de pandemia: contextos, intervenções e permanência -
Formação de professores na perspectiva étnico-racial no Edmodo
12-08-2020Diante da emergência dos atuais fenômenos da cibercultura, da visibilidade das desigualdades raciais e dos casos de violência enfrentados pela população negra, em tempos de pandemia do novo coronavírus, torna-se cada vez mais urgente o debate sobre as relações étnico-raciais. Analisando o cenário que nos apresenta e refletindo sobre a nossa formação e atuação docente e sobre os sujeitos que queremos formar, percebemos a necessidade da formação de professores para as questões raciais. A formação docente em nosso país carece de um currículo cada vez mais voltado às temáticas sociais e ao enfrentamento das estruturas que atuam de forma histórica a inibir ou silenciar o debate sobre questões tão importantes quanto a educação antirracista. Portanto, consideramos importante contribuirmos para a construção de uma educação antirracista compartilhando a nossa experiência de criação de um desenho didático com uma perspectiva decolonial e antirracista na interface do aplicativo Edmodo. Saiba mais sobre Formação de professores na perspectiva étnico-racial no Edmodo -
Por que trancar todos em casa é, sim, ciência: resposta ao vídeo do Sinepe-Rio
04-08-2020Durante essa semana, circulou nas redes um vídeo com a estampa do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro (Sinepe-Rio) com o propósito de defender o retorno das aulas presencias proposto pela Secretaria Municipal de Educação (SME-RJ) nas escolas particulares (em turmas de 4º, 5º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental) a partir de 3 de agosto. Saiba mais sobre Por que trancar todos em casa é, sim, ciência: resposta ao vídeo do Sinepe-Rio -
A natureza (selvagem) somos nós
28-07-2020Neste ensaio, apresento algumas elucubrações produzidas para a live realizada junto ao projeto de extensão Cineatro, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a respeito do filme “Na Natureza Selvagem” (2008), de Sean Penn. A live ocorreu no dia seis de julho de 2020, a convite da professora Beatriz Pazini Ferreira, coordenadora do projeto, em que articulei a crise sanitária do Covid-19 ao enredo do filme, ao vivo, durante 55 minutos pela rede social Instagram. A conversa está integralmente disponível no canal do Youtube do Cineatro. Saiba mais sobre A natureza (selvagem) somos nós -
Paulo Freire on-line: Um ensaio estético
24-07-2020As aulas no Instituto Multidisciplinar da UFRRJ mal haviam começado no primeiro semestre de 2020 quando a pandemia da Covid-19 nos mandou para casa. O retorno às aulas presenciais ainda não sabemos quando poderá ocorrer. Segue agora na universidade a discussão sobre a adoção dos chamados Estudos Continuados Emergenciais. Foi nesse cenário de emergência epidemiológica e dúvidas sobre o que fazer para a continuidade dos estudos que a Escola de Extensão da UFRRJ abriu uma chamada para propostas de cursos e eventos remotos que pudessem atender ao interesse da comunidade acadêmica por alguma continuidade das suas atividades educacionais. Como resultado, no dia 30 de abril teve início o curso Paulo Freire em Tempos de Distanciamento Social, lecionado pelo professor Aristóteles Berino. Talita Cabral, orientanda do docente no mestrado, foi uma das alunas do curso. Saiba mais sobre Paulo Freire on-line: Um ensaio estético -
Privilégio branco nas ciências em tempos de pandemia e em todos os tempos por eles narrados. Senta que eu te explico!
17-07-2020Antes de falar acerca da especificidade das ciências, você já ouviu falar de privilégio branco? Privilégio branco é essa coisa de pessoas brancas se verem representadas positivamente em todos os espaços da nossa sociedade, sim, elas se vêem na TV desde cedo, são as apresentadoras dos programas, são as atrizes e atores em ampla maioria nos filmes, novelas e minisséries, são as âncoras em maior número nos telejornais. São as pessoas brancas que dominam os postos na política (afinal de contas elas não só têm os meios de financiamento de campanha, como a estética delas inspira confiança – vide Fernando Collor de Melo), elas são detentoras dos meios de produção de mercadorias, são donas das empresas, das indústrias, são as pessoas que dominam os cursos universitários socialmente mais valorizados dentro dessa cultura bacharelesca, como: medicina, direito e engenharia. Saiba mais sobre Privilégio branco nas ciências em tempos de pandemia e em todos os tempos por eles narrados. Senta que eu te explico! -
Ciberfeminismo em tempos de pandemia Covid-19: lives (trans)feministas
06-07-2020 -
Corpos, gêneros e sexualidades em meio ao caos: (sobre)vivências em tempos de pandemia
22-06-2020 -
EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos para hoje. Mas qual é mesmo a diferença? #livesdejunho...
21-06-2020 -
“Flash Mobs”: ativismo juvenil no caso George Floyd #BlackLivesMatter
11-06-2020Estamos vivenciando diversas experiências sociais, econômicas, ambientais e políticas que, por sua relevância, resolvemos apresentar, problematizando ações capazes de nos ajudar a compreender de modo mais efetivo as complexidades com que a realidade nos desafia. Saiba mais sobre “Flash Mobs”: ativismo juvenil no caso George Floyd #BlackLivesMatter -
O “novo normal” em tempos de pandemia: A sociedade capitalista em questão
09-06-2020A pandemia do novo coronavírus modificou, de maneira e inevitávelmente perdurável, inúmeras estruturas e convenções sociais, econômicas, culturais e, até mesmo, linguísticas. Assim, a realidade que conhecíamos antes do início da pandemia, em janeiro de 2020, faz parte de uma roupagem de passado que não nos serve mais agora. Nossos olhares e atenção precisam se voltar para o que vivemos hoje, em um presente permeado de angústias, medo, insegurança, ansiedade e perspectivas e expectativas de futuro; de um futuro que se mostra absolutamente imprevisível. Saiba mais sobre O “novo normal” em tempos de pandemia: A sociedade capitalista em questão -
#livesdemaio... Educações em tempos de pandemia
02-06-2020O texto em forma de ensaio livre tem como objetivo abordar o fenômeno das lives praticadas principalmente no mês de maio de 2020, no período da quarentena da covid-19 no Brasil. Compartilha e comenta as lives sobre educação e cibercultura, mais especialmente sobre educação online de autoria da professora doutora Edméa Santos (PPGEDUC/GPDOC/UFRRJ), que fizeram parte de diferentes eventos científicos online. Partilhamos este acervo porque entendemos que seu conteúdo é um case de divulgação científica autorizado sobre o tema da educação online e da educação a distância (EAD), uma vez que seu conteúdo é fruto de pesquisas científicas sobre o tema, pesquisas essas publicadas em diferentes canais de difusão cientifica. O formato das lives extrapola o da comunicação entre pares, pois pode atingir diferentes públicos em razão da comunicação didática de conteúdos científicos em formato de vídeo para audiência síncrona e assíncrona. Saiba mais sobre #livesdemaio... Educações em tempos de pandemia -
Revisitando os Museus na Pandemia: sobre Educação Museal Online e Cibercultura
30-05-2020A pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), tem provocado importantes mudanças em nossas vidas, afetando de maneira significativa nossas experiências familiares, laborais e também de educação, cultura e lazer. Saiba mais sobre Revisitando os Museus na Pandemia: sobre Educação Museal Online e Cibercultura -
Fake News e os Desafios da Educação na Contemporaneidade
28-04-2020