Sobre a Revista

Revista Docência e Cibercultura está disponível em suporte digital em rede, utilizando-se do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER. Trata-se de um periódico de orientação pluralista, voltado à discussão de produções originais elaboradas pela comunidade científica nacional e internacional, da área de Educação e do Ensino e suas interfaces com a cibercultura, identidade, diferença. Aceita artigos, relatos de experiencia, pontos de vista, resenhas, ensaios, entrevistas, conversas, bibliografias comentadas, produções artísticas e culturais, vídeo-pesquisa, notícias, resumos de dissertações e de teses.
Unidade: periódico interinstitucional associado ao Programa de Pós-graduação em Educação ProPEd/UERJ, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Rural de Rio de Janeiro (UFRRJ) e Programa de Pós-graduação em Informática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Edição do Periódico: Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura - GPDOC 
Periodicidade: quadrimestral, a partir de 2021 a publicação dos textos ocorrerá em fluxo contínuo. Eventualmente podem ser publicadas edições especiais.
ISSN: 2594-9004 
DOI: 10.12957/redoc
Ano de criação: 2017
Áreas de conhecimento: Ciências Humanas
Qualis 2017-2020: B1
Google Metrics (2017-2021): Índice h5 - 10 / Mediana h5 - 15
 

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INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

2023-11-17

O Número Temático "Inteligência Artificial no Ensino Superior: Formação, Investigação e Práticas Pedagógicas", pretende a partir de uma uma abordagem transdisciplinar integrar as mais recentes discussões acadêmicas, avanços tecnológicos, implicações éticas, legais e sociais a partir dos seguintes eixos:  

  1. Ressignificação Curricular e IA: Abordagens Contemporâneas e Críticas no ensino superior

Intersecção entre a Inteligência Artificial (IA) e o currículo no ensino superior. Complexidades do panorama educacional. Impacto da IA nos currículos.

  1. Inteligência Artificial, automonitoramento e Avaliação da Aprendizagem

Metodologias de avaliação assistida por Inteligência Artificial (IA). Avaliação de sistemas formativos, monitoramente e automonitoramento de estudantes.

  1. Práticas de Investigação com o Uso da Inteligência Artificial: Impactos e Transformações nas Ciências humanas e sociais.

Metodologias de pesquisa qualitativas e quantitativas. Uso de algoritmos avançados que permitem a análise de grandes volumes de dados. IA e a identificação de tendências, padrões e lacunas no corpo literário existente. IA e os paradigmas de pesquisa -validade, confiabilidade e ética na coleta, análise e divulgação dos dados.

  1. A Inteligência Artificial e a Formação Docente

Impacto da IA nos programas de Formação docente - a formação docente em redes colaborativas de troca de conhecimento. Estratégias de formação docente com IA (simulações, jogos educativos e cenários de aprendizagem imersiva). Limites e desafioss na integração da IA na formação docente e o papel do formador.

  1. IA e Ética

Aspectos éticos no uso da IA. Novos modos de produzir textos, sons e imagens. Implicações éticas e sociais no desenvolvimento e usos de ferramentas e IA na educação. IA e seu impacto na sociedade – equidade, cidadania e responsabilidade.

Prazo de submissão: 01/12/2023 a 31/01/2024

Organizadoras/es:

Profa. Dra. Diene Eire de Mello - Universidade Estadual de Londrina- Brasil

Profa. Dra.Márcia Ambrósio - Universidade Federal de Ouro Preto- Brasil

Prof. Dr. Paulo Brazão - Universidade da Ilha de Madeira -Portugal

Prof. Dr. Luis Tinoca - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - Portugal

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Edição Atual

v. 7 n. 3 (2023): CURRÍCULO, CIBERCULTURA E POVOS INDÍGENAS
					Visualizar v. 7 n. 3 (2023): CURRÍCULO, CIBERCULTURA E POVOS INDÍGENAS
Publicado: 2023-08-04

Ficha Técnica, Editorial e Apresentação da Edição

  • EXPERIÊNCIAS PLURAIS COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM REDE

    Felipe Carvalho, Wallace Carriço de Almeida, Marcos Vinícius Dias de Menezes, Edméa Santos, Mariano Pimentel, Tania Lucía Maddalena
    01-10
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.78324

Apresentação Temática

  • CURRÍCULO, CIBERCULTURA E POVOS INDÍGENAS

    Paulo de Tássio Borges da Silva, Adria Simone Duarte, Ronnielle Azevedo-Lopes
    11-21
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.78095

Artigo Seção Temática

  • ANÁLISE DO WEBSITE DO POVO ASHANINKA DO RIO AMÔNIA: TECENDO SABERES NO CIBERESPAÇO PARA A INTERCULTURALIDADE

    Sonaira de Araújo Moura, Luiz Eduardo Guedes, Bento Duarte da Silva
    22-38
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.72404
  • A CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ALTAMIRA – PARÁ

    Judith Anteles Moreira
    39-54
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73422
  • ENTRE A ANCESTRALIDADE E A CIBERCULTURA: UM ESTUDO DE REVISÃO SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E POVOS INDÍGENAS

    Afonso Dos Santos Lima, Gilson Cruz Junior
    55-76
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.70621
  • FAZERES CIBERCULTURAIS PATAXÓ NO/DO COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA KIJẼTXAWÊ ZABELÊ

    Aelsio Pereira de Almeida, Paulo de Tássio Borges da Silva
    77-94
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73233
  • DA UNIVERSIDADE AO SOM DAS FLAUTAS TUYUKA: DIALOGANDO COM O CONHECIMENTO ANCESTRAL E A EDUCAÇÃO INDÍGENA, A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO, RIO NEGRO, AMAZONAS

    Jhonatan Gomes da Silva, Jussara Garcez Barreto, Silvanira Gomes de Matos, Célia Aparecida Bettiol, Mauro Gomes da Costa
    95-108
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.72824
  • UMA ANÁLISE DO PPC DO MAGISTÉRIO INDÍGENA PARA OS AWAETE-PARAKANÃ

    Ribamar Ribeiro Junior
    109-123
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.72357
  • “REFLORESTANDO IMAGINÁRIOS”: EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS PROMOVIDAS POR UMA CURADORIA INDÍGENA

    William de Goes Ribeiro
    124-148
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73016
  • DO CAPIM DOURADO AO GEOGEBRA: A GEOMETRIA PRESENTE NOS ARTESANATOS AKWĒ-XERENTE

    Wesley Coelho de Sousa, Elisângela Aparecida Pereira de Melo
    149-166
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73036
  • A CULTURA DIGITAL E ESCOLARIZAÇÃO INDÍGENA: A EXPERIÊNCIA TUPINAMBÁ NO ACUÍPE DE BAIXO

    Ana Cláudia Vieira Braga, Gilberto Lacerda Santos
    167-183
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.71708
  • A EDUCAÇÃO ESCOLAR E AGENCIAMENTOS INDÍGENAS NO VALE DO TOCANTINS-ARAGUAIA

    Ronnielle Azevedo-Lopes
    184-202
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.77314
  • O “ENSINO ” DE LITERATURA (LEGENTE E GRUPO) CONTRA O GENOCÍDIO DO INDÍGENA BRASILEIRO

    Kleber Bezerra Rocha
    203-219
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74714
  • MOVIMENTOS (AUTO) BIOGRÁFICOS (COM) TEXTOS NARRATIVOS

    Adria Simone Duarte de Souza
    220-232
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.77652

Relato de Experiência

  • VÍDEOETNOPOESIAS COMO NARRATIVAS DE SENTIRPENSAR E PRODUZIR MEMÓRIAS: O CACICADO DE ERONILDES FIRMIN KAMBEBA

    Eglê Betânia Wanzeler, Brener Neves Silva, Eronilde Firmin Omágua kambeba
    233-244
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.77363

Resenhas

  • OLHARES PLURICULTURAIS EM JOGOS, BRINCADEIRAS E EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS COM OS GUARANI E TUPINIKIM

    Inara Borges da Silva José, Marcel Santana Ramos
    245-249
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.72912
  • AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, DURANTE OS GOVERNOS PT, MICHEL TEMER E BOLSONARO

    Maicon Rodrigues dos Santos
    250-256
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.70960
  • O ENSINO DA HISTÓRIA INDÍGENA NO BRASIL: A REPRESENTAÇÃO DOS POVOS ORIGINÁRIOS DA DITADURA A ERA DIGITAL

    Larissa Dias Reis, Scheyla Taveira da Silva, Daniella Cristine da Silva Alvim
    257-270
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73072
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