Chamada para Dossiê: "Formação em Educação Museal: debates e abordagens no Brasil e na América Latina"

2024-09-11

A Educação Museal vem se consolidando como campo científico, profissional e político no Brasil, a partir de esforços de educadores/as, agentes do poder público, instituições e pesquisadores/as. A formação em Educação Museal se apresenta como um dos temas relevantes e prioritários no que diz respeito aos seus aspectos teórico-práticos e políticos. Até recentemente a literatura apontava para o predomínio da formação no desenvolver da própria prática profissional e destacava a pouca presença de instâncias acadêmicas voltadas para a formação na área. Debates recentes discutem a profissionalização das pessoas educadoras museais e fazem emergir questionamentos sobre a formação para atuação no campo e das instâncias responsáveis por esta. Como se formam os educadores museais latinoamericanos? Quais são os espaços-tempos dessa formação? Qual é ou qual deveria ser o papel da universidade e do museu nesse cenário? No Brasil, como esse assunto está relacionado aos debates em torno da atualização de políticas públicas do campo museal, dentre elas a Política Nacional de Educação Museal (PNEM) e o Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM)? Esse dossiê receberá artigos, resenhas, relatos de experiência e entrevistas, que versem sobre aspectos teórico-práticos, metodológicos e políticos da formação em Educação Museal. Está aberto à contribuições de experiências e estudos realizados no Brasil e em outros países da América Latina. 

Submissões: 11/09/2024 a 11/12/2024

Organizadoras: Frieda Marti (Museu de Astronomia e Ciências Afins/MAST), Andréa Costa (Museu Nacional/UFRJ e Escola de Museologia/UNIRIO) e Carla Gruzman (Museu da Vida Fiocruz/COC/Fiocruz)

Previsão de publicação: 2025.01

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