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Diretrizes para Autores
- A Revista REDOC publica artigos originais e inéditos, referentes à área da Educação e de Ensino, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os artigos deverão lhe ser destinados com exclusividade. A Revista possui um modelo para o envio dos artigos, o qual pode ser baixado no link a seguir: <https://cutt.ly/fyIyF6n>. É obrigatório seu uso para a adequação do artigo às normas da Revista.
- Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: número temático, fluxo contínuo, relatos de experiencia, pontos de vista, entrevistas, conversas, resenhas, resumo de teses e dissertações, produções artísticas e culturais, vídeo-pesquisa, bibliografia comentada e ensaios, e que não se encontram em avaliação em outra revista.
- Para submeter o trabalho, o autor necessita de cadastro no sistema. Não há custo para os autores.
- Os trabalhos deverão ser enviados via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas.
- Os trabalhos enviados serão apreciados pelo Conselho Editoria e/ou pelo corpo de pareceristas ou consultores ad hoc, sem identificação. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo.
- A Revista, através do editor científico ou do editor gerente, notificará o autor principal se o artigo foi aprovado para publicação ou rejeitado. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo dos pareceres, sem a identificação dos avaliadores.
- Os textos dos artigos de Fluxo Continuo, Relatos de Experiência, Pontos de Vista, Entrevista/Conversa, Ensaios deverão ter uma extensão entre 30.000 a 45.000 caracteres (incluindo resumo, abstract, referências e caracteres em branco) e ao menos um dos autores deve ter o título de mestre.
- Os textos de artigos de Número Temático e Dossiês deverão ter uma extensão entre 30.000 a 65.000 caracteres (incluindo resumo, abstract, referências e caracteres em branco) e ao menos um dos autores deve ter o título de mestre.
- Os textos de Resenha, Bibliografia Comentada, Resumos de Teses e Dissertações deverão ter entre 10.000 a 20.000 caracteres (incluindo resumo, abstract, referências e caracteres em branco) e ao menos um dos autores deve ter o título de mestre.
- Os textos de Produções Artísticas e Culturais, Vídeos-Pesquisas, Reportagem Científica deverão ter entre 5.000 a 10.000 caracteres (incluindo resumo, abstract, referências e caracteres em branco).
- Os manuscritos deverão ser escritos, preferencialmente, em língua portuguesa, língua inglesa ou língua espanhola, com no máximo 5 autores. São aceitos, eventualmente, textos em língua francesa.
- Os manuscritos deverão ser encaminhados eletronicamente pelo SEER, <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/index>. O texto deverá estar digitado de acordo com as normas que constam no template da ReDoC.
- Cada artigo deverá, obrigatoriamente, ser encabeçado por um título em português, espanhol e inglês. O resumo deverá conter o foco temático, objetivo, método, resultados e conclusões do trabalho. Deverão ser indicadas de três a cinco palavras-chave em português, inglês e espanhol.
- As imagens devem estar juntas ao corpo do texto e em alta resolução (300 dpi – em .jpg ou .gif) e largura mínima de 10 cm (altura proporcional).
- O arquivo não poderá exceder o limite de 2Mb.
- O(s) nome(s) do(s) autor(es), máximo de 5, e o título do artigo deve(m) ser incluído(s), por extenso e caixa baixa através dos formulários de metadados, preenchendo atentamente todas as informações solicitadas. Os autores deverão indicar e-mail completo para divulgação no artigo. Também deverão colocar os créditos acadêmicos e profissionais (maior nível de titulação, afiliação institucional, função profissional na instituição de origem, cidade, estado e país). No item URL deve ser disponibilizado o endereço para o link do currículo Lattes.
- Os textos devem ser escritos de forma clara e fluente. A utilização de notas de rodapé devem ser para alguma informação de caráter explicativo. O autor deverá cuidar para não utilizar referências que possam identificá-lo no processo de avaliação, como “em meus trabalhos anteriores, em minha tese, em minha dissertação”, etc. Se o trabalho for aceito, essas informações poderão constar na versão final do artigo.
- Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios: 1) relevância e abrangência do tema; 2) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema; 3) estrutura teórica e metodológica do trabalho; 4) conclusão e contribuição para área da educação, do ensino e da cibercultura.
- Citações e referências devem seguir as normais atuais da ABNT.
- Tendo em vista a divulgação da mais ampla pluralidade de pensamentos, a revista estabelece como política o hiato de, no mínimo, 12 meses entre as publicações onde constem um mesmo (co)autor.
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
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