Educação Especial e Ciberacessibilidade: experiências inclusivas nos territórios físicos, simbólicos e informacionais

2024-01-03

O Número Temático "Educação Especial e Ciberacessibilidade: experiências inclusivas nos territórios físicos, simbólicos e informacionais", pretende lançar, anunciar e propagar novas proposições de ensino, pesquisa e extensão a partir da análise sobre as potencialidades do uso das tecnologias digitais em rede na formação de professores para a promoção da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, a partir dos seguintes eixos:

 

Eixo 1 - Ambientes Virtuais, Inovação Tecnológica e Inclusão Educacional

Propomos uma abordagem integrada, explorando o uso de ambientes virtuais de aprendizagem e inovações tecnológicas para promover a inclusão educacional de pessoas com deficiência. Dessa forma, buscamos não apenas compreender as práticas existentes, mas também incentivar a discussão sobre o potencial transformador da tecnologia na promoção de uma educação verdadeiramente inclusiva. Nesta perspectiva, consideram-se trabalhos que contribuam para entender a interseção entre Educação Especial, ciberacessibilidade e tecnologias digitais, abrindo espaço para a apresentação de experiências inovadoras, pesquisas e práticas educacionais inclusivas.

As contribuições podem abranger experiências práticas, pesquisas e reflexões teóricas relacionadas a questões como, por exemplo: o estudo de plataformas e ambientes virtuais de aprendizagem que contribuem para a inclusão de pessoas com deficiência; a análise de boas práticas na criação de materiais didáticos digitais e de inovações tecnológicas, tais como softwares, aplicativos e dispositivos específicos, direcionadas à acessibilidade; e o exame crítico sobre o uso de tecnologias emergentes, como inteligência artificial e realidade virtual, na inclusão educacional e na facilitação do acesso à informação para todos, sobretudo aqueles com diferentes desafios cognitivos e sensoriais.

 

Eixo 2 - Culturas, políticas e práticas de inclusão escolar/educacional na cibercultura

Tendo como compreensão que o processo de Inclusão em Educação se materializa nas inter relações entre culturas, políticas e práticas escolares e educacionais, de forma que contextos inclusivos que revelam maior potência são aqueles que, de forma indissociada, se observam transformações nas dimensões supracitadas, desejamos com este eixo promover o debate científico-acadêmico dos saberesfazeres docentes e profissionais que inspirem outras formas se pensar e fazer inclusão na cibercultura, entendida como a cultura contemporânea fortemente marcada pelas tecnologias digitais.

Nesse sentido, experiências e narrativas que traduzam novas/outras possibilidades de promoção de inclusão na escola e educação contemporânea; perspectivas inclusivas na materialização de diferentes níveis e tipos de acessibilidades (digital, metodológica, instrumental, atitudinal, física, entre outras); experiências, desafios e possibilidades na formação de professores na contemporaneidade; políticas organizacionais de sistemas e escolas que afirmam espaços educacionais inclusivos, são temáticas/problemas de investigação que cotejadas às dimensões das culturas, políticas e práticas de Inclusão em Educação na cibercultura nos mobilizam neste dossiê.

 

Eixo 3  - Diversidade, Tecnologias e Inclusão para a Ciberacessibilidade

Procuramos compreender como a Educação Especial, em perspectiva de ciberacessibilidade, pode formar para a docência nas universidades, nas escolas e no ciberespaço como campos de atuação, pesquisa e formação. Para a proposição desses pressupostos de pesquisa, buscamos compreender como os usos, viveres e fazeres dos dispositivos pelos seres humanos podem contribuir para a mudança da realidade de exclusão vivenciada em nosso cotidiano. 

Desse Modo, por ciberacessibilidade ou acessibilidade cibercultural, entendemos o conjunto de dispositivos, recursos, metodologias, estratégias e táticas que os praticantes culturais criam, desenvolvem e acionam para superar entraves, obstáculos, atitudes e/ou comportamentos que limitem ou impeçam a sua participação social. Através da mediação do uso de dispositivos culturais, ambientes, aplicativos e serviços para a utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias na interface cidade–ciberespaço. Para a concepção de dispositivos de pesquisa e de ambiências formativas em mediação docente para a inovação pedagógica e tecnológica em Educação Especial, Tecnologia Assistiva e Acessibilidade.

 

Prazo de submissão: 03/01/2024 a 15/04/2024

Organizadoras/es:

Prof. Dr. Allan Rocha Damasceno - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Brasil

Profa. Dra. Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa - Universidade Estácio de Sá - Brasil

Prof. Dr. Wallace Carriço de Almeida - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Brasil