Fake News, Cibercultura e Educação Básica

2022-01-25

As fake news, ou desinformação, podem ser definidas como relatos que inventam ou alteram os fatos disseminados em larga escala nas mídias sociais por sujeitos interessados nos efeitos que elas podem produzir nas pessoas. No que concerne às consequências, as fake news refletem nos aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais e sanitários, além das consequências antidemocráticas – como a perturbação do sistema eleitoral. Nesse contexto, a proposta deste dossiê é compartilhar resultados de investigações e projetos sobre a temática que contribuam com o enfrentamento desta problemática na educação básica, na interface da formação docente com o uso de tecnologias digitais, em parceria com a universidade, em rede colaborativa, apontando como as experiências pedagógicas e projetos realizados têm pautado o tema e realizado intervenções, que resultaram sobretudo, na formação de docentes e estudantes no combate às fake news, concebendo a escola com uma comunidade cujo ato educativo é politico, ético, estético e, portanto, co responsável, por uma formação critica de leitores/as e produtores/as de mensagens, atentos/as aos discursos veiculados de modo reiterado nas mídias sociais na cibercultura, cujos efeitos de sentidos em época de pós-verdade apontam para implicações à construção do conhecimento com base científica, tanto para os estudantes, quanto para os docentes, bem como para a sociedade em geral. Nosso desafio é assegurar o combate às notícias falsas em contexto cibercultural, também na educação básica, em defesa de ações formativas, democráticas e auto formativas, dando visibilidades às intervenções e experiências que vem sendo realizadas no combate às Fake News.

 

Organizadores: Telma Brito Rocha – Universidade Federal da Bahia (UFBA), Ana Lúcia Gomes da Silva - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Terezinha Fernandes – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Submissões: 25/01/2022 a 15/06/2022

Previsão de publicação: 2022.02

Diretrizes para os/as autores/asregras de submissão