Os fenômenos da Cibercultura e suas redes de docência e aprendizagem: inspirações, dilemas e experiências...

2022-01-27

A cultura contemporânea, associada aos usos das tecnologias digitais em rede, recria constantemente as relações entre a técnica e a vida social. Não podemos compreender os paradoxos, as potencialidades e os conflitos atuais sem a compreensão da cibercultura e seus fenômenos sociotécnicos. Nas redes sociais, e especificamente nos ambientes virtuais de aprendizagem, saberes são produzidos principalmente no que se refere a aprender com o outro, cocriando redes de docência e aprendizagem.

 Neste contexto, o movimento do presente dossiê caracteriza-se por apresentar artigos científicos e materiais sob o formato de vídeos, áudios, resenhas, relatos de experiências, apresentando, assim, novas ambiências formativas, nos diversos espaçostempos e tessituras da hipermídia:

Movimentos que integram narrativas digitais e transmídia, o fenômeno dos Bookstubers, Youtubers e Influencers digitais, as Plataformas de Streaming, Podcasts, Lives, Cineclubes e Clubes de leitura online, experiências e autorias no ensino remoto, infâncias conectadas, Games e eventos online, entre tantos outros fenômenos que compõem a paisagem contemporânea.

 Procuramos assim, pensar, refletir e analisar se essas práticas influenciam suas/nossas ações nas diversas redes educativas em que atuam professores e alunos.

Organizadores: Rosemary dos Santos (UERJ) e Tania Maddalena (UERJ)

Submissões: 27/01/2022 a 31/05/2022

Previsão de publicação: 2022.02

Diretrizes para os/as autores/asregras de submissão