Do passado, no presente para continuar um futuro: um projeto para o resgate histórico-cultural de Campos do Jordão, SP
Autoria: Gabriela Nascimento dos Santos; Larissa Salles Demetrio
O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, dois equipamentos culturais situados no município de Campos do Jordão, interior de São Paulo, representam pilares fundamentais da expressão cultural e artística da região. Com profunda intenção de contribuir positivamente no estímulo da apropriação cultural dos Jordanenses pela cidade, essas instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciadas pela ACAM Portinari, têm se dedicado não apenas a preservar a arte e a cultura, mas também a promover a integração e o desenvolvimento da comunidade. Uma das iniciativas significativas do Museu e Auditório, pelo núcleo educativo, é o programa “Todos no Museu”, que se destaca como um plano inclusivo, do qual viabiliza ações educativas, artísticas e culturais com foco na unificação. Essa iniciativa foi potencializada no ano de 2023 através de uma parceria notável com a Casa Abrigo, instituição que oferece acolhimento e suporte a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, proporcionando-lhes as condições necessárias para crescimento e desenvolvimento saudáveis.
Figura 1: Atividade educativa do Museu Felícia Leirner e Auditório Cláudio Santoro
Fonte: núcleo educativo do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro
O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, dois equipamentos culturais situados no município de Campos do Jordão, interior de São Paulo, representam pilares fundamentais da expressão cultural e artística da região. Com profunda intenção de contribuir positivamente no estímulo da apropriação cultural dos Jordanenses pela cidade, essas instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciadas pela ACAM Portinari, têm se dedicado não apenas a preservar a arte e a cultura, mas também a promover a integração e o desenvolvimento da comunidade. Uma das iniciativas significativas do Museu e Auditório, pelo núcleo educativo, é o programa “Todos no Museu”, que se destaca como um plano inclusivo, do qual viabiliza ações educativas, artísticas e culturais com foco na unificação. Essa iniciativa foi potencializada no ano de 2023 através de uma parceria notável com a Casa Abrigo, instituição que oferece acolhimento e suporte a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, proporcionando-lhes as condições necessárias para crescimento e desenvolvimento saudáveis.
A construção da parceria entre o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro junto a Casa Abrigo resultou na exposição "Resgate Histórico e Cultural do Jordanense - Compartilhar histórias para resgatar memórias e construir uma rede de afeto e reconhecimento", no qual marcou o início de uma colaboração significativa que visava não apenas celebrar a cultura local, mas também empoderar os jovens talentos da comunidade. A exposição representou o ponto culminante de uma parceria transformadora, cujo objetivo era proporcionar uma plataforma para que os jovens expressassem sua singularidade e conexão com a riqueza cultural e histórica que moldam a identidade de Campos do Jordão.
A importância dessa proposta se manifestou na oportunidade que ofereceu aos jovens de explorar, expressar e valorizar suas raízes culturais, ao mesmo tempo em que fortaleceu seu senso de pertencimento e orgulho pela comunidade. Além disso, a parceria com o Museu e Auditório proporcionou a acesso a recursos culturais, educativos e artísticos, ampliando as perspectivas e horizontes das crianças e adolescentes envolvidos.
O projeto desenvolvido teve uma duração de médio prazo, visando garantir momentos para o desenvolvimento do processo criativo, curadoria e produção da exposição. A metodologia adotada para a realização do projeto envolveu a divisão dos participantes em grupos, cada um com enfoque específico na expressão de interesses e perspectivas individuais. Inicialmente, foi promovida uma atividade de construção de mapas mentais, permitindo aos grupos explorar e representar visualmente as temáticas que mais os intrigava, para que em seguida fosse feita uma relação à história e à identidade de Campos do Jordão. A partir deste exercício introdutório, foi possível identificar e compreender as áreas de interesse distintas de cada grupo. Essa abordagem possibilitou que os participantes se expressassem de forma genuína e revelassem suas conexões pessoais com a história e a cultura da região. A construção do mapa mental como ponto de partida permitiu que a trajetória de cada grupo fosse guiada por seus próprios interesses e curiosidades.
O primeiro grupo demonstrou interesse na temática de jogos e games, os participantes trouxeram no seu mapa mental atividades como pintura, brincadeiras, momentos de lazer e mensagens de reflexão. Dessa forma foi possível unir esses elementos e dialogar sobre a jornada do herói, onde a ideia também remete ao conceito de fases e desafios que o jogador precisa superar nos games para chegar à final. Foi conversado com as crianças a ideia de construir essa jornada baseada na história de Campos do Jordão. O segundo grupo trouxe questões sobre o afeto, a alegria e o gosto pela comida. Foi possível observar a partir dos temas apresentados uma conexão com a palavra respeito e a partir da mistura desses elementos surgiu a ideia de trabalharem um livro de receitas com os frutos da mata atlântica que seguem em ordem as cores do arco-íris. A inclusão dessas frutas nativas no livro de receitas foi uma forma de valorizar a diversidade da flora local, além de proporcionar uma experiência única na natureza de Campos do Jordão, a Mata Atlântica. A gastronomia da cidade é conhecida por sua riqueza de sabores. Campos do Jordão localizada na Serra da Mantiqueira, oferece uma variedade de pratos que combinam ingredientes locais com técnicas culinárias sofisticadas. Além disso, a região é privilegiada por abrigar a Mata Atlântica, um bioma que proporciona uma grande variedade de frutas exóticas e saborosas. O terceiro grupo demonstrou muito interesse no tema natureza, retratando no mapa mental animais e flores. Dessa forma foi sugerida a ideia de explorarem a Mata Atlântica como tema central de sua produção, remetendo a importância da preservação do bioma. O quarto grupo apresentou na inauguração da exposição uma dança a partir da música “Flor e o Beija-flor”, sendo elaborada para homenagear as espécies de beija-flor da rica biodiversidade da região de Campos do Jordão.
A Exposição "Resgate Histórico e Cultural do Jordanense - Compartilhar histórias para resgatar memórias e construir uma rede de afeto e reconhecimento" foi um marco no último quadrimestre do ano de 2023, realizada entre o dia 16 de dezembro de 2023 à 31 de janeiro de 2024 e localizada no Centro de pesquisa do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, com o objetivo de valorizar e preservar a cultura e a identidade local. A expografia da exposição foi estruturada em etapas, representando cada grupo de crianças e suas atividades, destacando os temas dos quais seguiram uma ordem em que cada trabalho sequenciou e acrescentou ao outro. Dessa forma seguiu-se as fases "Campos Game", "Livro de Receitas: Doce Campos", "Cubo Mata Atlântica" e a apresentação de dança com a música “Flor e o beija-flor”. O grupo que explorou a ideia "Campos Game" apresentou uma instalação criativa em quatro partes, em que cada uma representou um período histórico de Campos do Jordão. Utilizando uma abordagem lúdica e interativa, a exposição contou com quatro televisões com controles de videogame, cada uma retratando um ciclo significativo da história da cidade, desde a presença dos povos indígenas até o surgimento do Festival de Inverno e o turismo na cidade. A fase "Livro de Receitas: Doce Campos" trouxe a culinária do qual é umas das características do turismo na cidade e foi representada por um livro de receitas online, acessível por meio de QR-Codes, que destacou os sabores e ingredientes característicos da região. As receitas foram elaboradas com frutos da Mata Atlântica, valorizando a diversidade da flora local. Cada receita foi apresentada de forma atrativa e sustentável, oferecendo uma experiência gastronômica. O grupo envolvido na etapa "Cubo Mata Atlântica" desenvolveu uma instalação que refletia a importância da natureza na formação da identidade cultural e histórica da sociedade. A relação simbiótica entre a flora e a fauna da Mata Atlântica foi destacada, ressaltando a importância da preservação do bioma e sua influência na identidade local.
A exposição foi um reflexo da dedicação e criatividade das crianças envolvidas, proporcionando uma experiência enriquecedora tanto para os participantes quanto para o público visitante, e contribuindo significativamente para o resgate e preservação da identidade cultural de Campos do Jordão. A exposição, apesar de sua curta duração, alcançou um público diversificado, não apenas de diferentes regiões do Brasil, mas também de diversas partes do mundo. Esse alcance demonstra o impacto e a relevância do projeto,
transcendendo fronteiras geográficas e culturais, e atestando a sua capacidade de envolver e cativar um público amplo e variado. As crianças que realizaram o projeto não puderam estar presentes todos os finais de semana para monitorar a mostra, mas para acompanhar a acessibilidade e a repercussão da exposição, foi implementado um caderno de presença, no qual os visitantes registravam suas impressões e comentários. Essa experiência proporcionou não apenas um senso de realização, mas também um entendimento tangível do efeito que a exposição teve na comunidade e no público em geral. A interação das crianças com o feedback dos visitantes não apenas validou o trabalho realizado, mas também enriqueceu sua experiência educacional, fornecendo uma perspectiva concreta da repercussão positiva que a exposição teve.
Este processo mostrou como o projeto não apenas promoveu a expressão e a criatividade das crianças, mas também as conectou de maneira significativa com a comunidade e o mundo exterior, ampliando suas perspectivas e enriquecendo seu envolvimento com o contexto cultural e artístico. Essa troca de experiências reforçou a importância do envolvimento das crianças em iniciativas culturais e educacionais, mostrando como projetos como este podem ampliar horizontes, inspirar novas perspectivas e enriquecer a experiência de aprendizado de forma significativa. O resultado da exposição e o envolvimento das crianças no processo oferecem insights valiosos para futuras iniciativas e propostas educacionais, ressaltando a importância e necessidade de promover o engajamento e a participação ativa das crianças na construção e promoção da cultura e da arte. Essa discussão e conclusão ressalta, não apenas as conquistas da exposição mas também destaca o resultado positivo que teve não apenas nas crianças envolvidas, na comunidade e no público em geral, reforçando a importância do papel da arte e da cultura no enriquecimento e na conectividade das comunidades locais e globais.
Além disso, é importante mencionar que a exposição está atualmente em processo de ser transformada em uma exposição virtual, que estará disponível no site do museu. Com previsão de lançamento para o dia 29 de maio de 2024, em comemoração aos 150 anos da cidade de Campos do Jordão, essa iniciativa abrirá novas possibilidades para que um público ainda mais amplo e diversificado tenha acesso à riqueza cultural e artística apresentada no projeto original. A transição para o formato virtual da exposição demonstra a continuidade do impacto do projeto, expandindo seu alcance e garantindo que sua mensagem e contribuição cultural possam ser compartilhadas de forma ainda mais ampla e duradoura.
Portanto, o projeto não apenas trouxe à tona a importância do sentimento de pertencimento jordanense, mas também proporcionou um contato significativo com os espaços culturais e ambientais da região. O envolvimento das crianças neste processo foi não apenas um reflexo do interesse delas, mas também uma inspiração para a continuidade de um novo projeto, abrindo caminho para o ano de 2024. O impacto positivo dessa experiência não só fortaleceu os laços comunitários, mas também abriu novas perspectivas para o engajamento cultural e a preservação identitária.
Sobre a autoria:
Larissa Salles Demétrio é educadora museal, educadora antirracista, artista visual e ilustradora. É graduada em Licenciatura de Artes Visuais pela UNIVAP e pós-graduada em Arte, Cultura e Educação pela UNICESUMAR. Apaixonada por arte, dinossauros, livros e museus, já trabalhou no Museu Municipal de São José dos Campos, Museu de Arte Sacra, Ecomuseu dos Campos de São José e encontra-se no Museu Felícia Leirner e Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão. Nesse percurso já desenvolveu projetos e materiais educativos, oficinas, expografias, exposições, pesquisas e também mergulha na investigação dentro do processo das mediações realizadas nos espaços culturais e na democratização da arte. Cultiva estudos voltados para infância, a História Afro-Brasileira, a representatividade negra nas ilustrações e literatura infantil, por meio do projeto "Histórias da Aurorinha", onde publicou o livro “Quando eu crescer” em 2023 pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Gabriela Nascimento dos Santos é formada em Educação Artística pela FASC - Faculdade Santa Cecília, e possui pós-graduação em Ciências Humanas, com foco em Sociologia, História e Filosofia, pela PUCRS. Como artista visual, dedica-se à criação de ilustrações com o objetivo de promover a educação e disseminar o conhecimento científico e humanístico.
Como citar este artigo:
SANTOS, Gabriela Nascimento dos; DEMETRIO, Larissa Salles. Do passado, no presente para continuar um futuro: um projeto para o resgate histórico-cultural de Campos do Jordão, SP. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, maio de 2024, online. ISSN: 2594-9004. Disponível em: < >. Acesso em: DD mês. AAAA.
Editores/as Seção Notícias:
Frieda Maria Marti, Felipe Carvalho, Edméa Santos, Marcos Vinícius Dias de Menezes e Mariano Pimentel