Museu, Educação e Pesquisa: a Formação a Distância na Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins
Autoria: Frieda Maria Marti; Patrícia Figueiró Spinelli
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Situado no Morro de São Januário no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro, seu campus abriga a antiga sede do Observatório Nacional e uma série de outras edificações que compõem seu patrimônio histórico. O MAST possui um dos mais importantes acervos da história da ciência e tecnologia do Brasil, formado por documentos textuais, iconográficos, cartográficos e bibliográficos de/sobre vários cientistas brasileiros, além de instrumentos científicos de valor histórico, máquinas, equipamentos, mobiliário e esculturas pertencentes originalmente ao Observatório Nacional.
Sua estrutura organizacional inclui a Coordenação de Educação em Ciências (COEDU), o setor educativo do MAST, que tem, dentre suas funções, promover atividades de divulgação e popularização da ciência e tecnologia, oferecer formação nas áreas de Astronomia e ciências afins para públicos diversos (professores, educadores museais, planetaristas, jornalistas científicos, divulgadores e popularizadores da ciência, etc), assim como realizar pesquisas nas áreas de educação museal e popularização da ciência, representadas pelos muitos projetos conduzidos pela coordenação.
O projeto de pesquisa “A divulgação da Astronomia na colaboração museu-escola”, coordenado pela pesquisadora Dra Patrícia Figueiró Spinelli, teve início em 2014 com foco na formação de professores no âmbito do uso de telescópios e observação do sol e do céu noturno e outros aparatos didáticos, buscando promover apoio às práticas pedagógicas dos educadores que frequentavam o MAST. Em 2019, os focos investigativos foram ampliados para mais duas vertentes: uma delas se voltou ao desenvolvimento e execução de cursos presenciais de curta duração para professores, se debruçando à compreensão da percepção desses atores sobre a “colaboração museu-escola”, e a outra vertente no planejamento e oferta de cursos a distância em Astronomia e demais temas relacionados à Educação Museal na cibercultura. Esta última vertente se mostrou de ampla relevância devido às fragilidades e carências expostas durante a pandemia de COVID-19 no que diz respeito à formação de educadores museais, dos profissionais da divulgação e popularização da ciência e de professores nesta temática (ICOM, 2020; Marti e Costa, 2020).
Inaugurando a proposta de elaboração e oferta de cursos a distância na COEDU e também no MAST, o curso ‘O Céu como Marcador do Tempo’ foi oferecido em duas edições nos anos de 2020 e 2022. Nossas impressões e aprendizagens iniciais a partir dessas experiências formativas foram compartilhadas nesse texto.
Dando continuidade ao nosso projeto de formação continuada a distância, em agosto de 2022 conduzimos as primeiras iniciativas para a organização e planejamento de um novo curso intitulado ‘Fake News e Verificação de Fatos na Astronomia e Ciências Afins’. Percebemos a necessidade urgente de formação na/para essa temática devido ao impacto preocupante e danoso que o fenômeno sociotécnico das fake news digitais provocaram - e ainda provocam - na aceitação e compreensão de temas e conhecimentos oriundos do fazer científico (intensificado durante a pandemia de COVID-19), podendo gerar impactos deletérios em nossas vidas, ao promover a propagação intensa e intencional de uma série de discursos negacionistas e anticiência, além de disseminar discursos de ódio e de cunho político que buscam causar confusões, manipular e influenciar pessoas em prol de de interesses escusos de grupos e indivíduos inseridos em um projeto intencional de poder.
O desenho didático e mediação do curso contou com a generosa parceria do Prof. Dr Wallace Carriço de Almeida (UFRRJ) que desenvolveu sua pesquisa de doutorado na temática das fake news e formação de professores. Nosso objetivo era possibilitar que os cursistas conhecessem e refletissem sobre como a informação falsa ou enganosa é produzida e divulgada através dos meios tradicionais e dos próprios dispositivos da era digital (como as mídias sociais ou as aplicações de mensagens instantâneas), assim como fomentar o desenvolvimento de habilidades necessárias para o reconhecimento e combate da desinformação.
Oferecido entre os meses de janeiro e fevereiro de 2023, seu público alvo incluiu educadores museais e demais profissionais do campo, professores, licenciandos e/ou graduandos, planetaristas, profissionais da divulgação e popularização da ciência, do jornalismo e de demais áreas afins.
Inaugurando a formação na temática sob o contexto da Educação Museal e da Educação Museal Online, o curso contou com atividades assíncronas e síncronas ministradas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle e incluiu as seguintes unidades temáticas: (a) Educando em nosso tempo, (b) De onde vêm as informações?, (c) Aprendendo práticas de fact-checking, (d) Novas proposições educativas.
Os cursistas que participaram da avaliação do curso demonstraram satisfação em relação à sua proposta conversacional tanto das atividades síncronas quanto assíncronas, assim como ao conteúdo disponibilizado e ao ambiente virtual de aprendizagem utilizado. Uma nova edição do curso está sendo planejada para o segundo semestre de 2024.
Seguindo nossa proposta em oferecer cursos a distância relacionados à Educação Museal na cibercultura, entre os meses de outubro e novembro de 2023 foi realizado o curso ‘Museus, Educação e Cibercultura’. Este tinha como objetivo oferecer uma introdução à cibercultura e seus fenômenos emergentes mais atuais, estabelecendo relações com o campo da Educação Museal e suas práticas, a fim de instigar a reflexão sobre suas potencialidades e desafios na contemporaneidade. Seu público alvo seguiu o perfil dos públicos dos cursos anteriores.
Em face às novas oportunidades e desafios no que tange à Educação Museal e suas práticas emergentes no/com o atual cenário sociotécnico, o curso abordou as seguintes temáticas: Cibercultura e Educação Online, Educação Museal, Educação Museal Online, Fake News e Educação e Inteligência Artificial e Educação. Contamos, para tal, com a valiosa participação de especialistas nas referidas áreas, a saber: Profa Dra Edméa Santos (UFRRJ), Profa Dra. Andrea Costa (UNIRIO; Museu Nacional), Profa Dra. Frieda Marti (MAST), Prof. Dr Wallace Almeida (UFRRJ), Prof. Dr Mariano Pimentel (UNIRIO) e Prof. Dr Felipe Carvalho (UNESA) que realizaram apresentações online síncronas sobre as temáticas e instigaram ótimas conversas com os cursistas.
Para as atividades assíncronas utilizamos, pela primeira vez, a plataforma online Padlet na qual os cursistas puderam acessar os materiais e, por meio de conversas mediadas, trocar impressões e conhecimentos sobre as temáticas abordadas. Nesse primeiro uso, o Padlet se mostrou uma outra boa opção de ambiente virtual de aprendizagem, uma vez que possibilitou a criação de ambiências conversacionais e o compartilhamento de materiais didáticos em formato de arquivos diversos, além de sua interface ser bastante intuitiva não gerando muitas dúvidas quanto ao seu uso por parte dos participantes do curso.
Nesta primeira edição, com base nas avaliações feitas pelos cursistas, o curso se destacou por abordar e oferecer discussões sobre temáticas ainda incipientes no campo. A diversidade de perfis profissionais dos participantes permitiu a troca de experiências distintas, assim como também possibilitou reflexões sobre novas e futuras práticas nos/com as respectivas áreas de atuação dos cursistas. Porém, percebemos que a nova edição precisará de uma carga horária mais extensa a fim de permitir mais tempo para o acesso aos materiais didáticos disponibilizados, assim como o desenvolvimento mais denso de reflexões e conversas sobre as temáticas. Uma nova edição do curso está prevista para o primeiro semestre de 2025.
Ainda no ano de 2024, como forma de contribuir para o entendimento do agravamento da crise climática e de suas consequências, a COEDU lançará um curso para debater sobre as noções de vida a partir de uma perspectiva cósmica. O curso intitulado 'Fronteiras da Existência: Diálogos sobre a Vida no Universo' almeja discutir acerca do conceito de vida e como esse se relaciona com as condições biogênicas, energéticas e de temperatura na Terra e como estas relações podem ser pensadas em outros planetas ou luas, ou ainda, a partir de perspectivas outras, que não científicas. O curso, além de promover uma atualização em questões sobre a temática da Astrobiologia, buscará provocar um senso de responsabilidade para com o nosso planeta e refletir sobre a pauta ética e moral que permeia o conceito de vida fora do nosso habitat.
Fiquem ligados/as/es no site do MAST para mais informações sobre as novas edições dos cursos a distância, assim como outras oportunidades formativas.
Referências:
ALMEIDA, Wallace Carriço de. Fact-checking education: identificação, produção e combate de narrativas falsas nas redes. 2022. 243 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2022.
ICOM. Conselho Internacional de Museus. Carta Aberta dos educadores museais brasileiros sobre os efeitos da Pandemia de Covid-19 na educação museal no Brasil. Disponível em: http://www.icom.org.br/files/Carta_Aberta_e_Recomenda%C3%A7%C3%B5es_para_Educa%C3%A7%C3%A3o_Museal_no_Brasil.pdf
MARTI, Frieda; e COSTA, Andréa. Revisitando os Museus na Pandemia: sobre Educação Museal Online e Cibercultura. Anúncios, Revista Docência e Cibercultura, maio de 2020, online. ISSN: 2594-9004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/announcement/view/1107
MARTI, Frieda Maria; SPINELLI, Patrícia Figueiró; e KUNZLER, Josiane. A Formação à Distância de Educadores em Contexto Formal de Educação Museal Online: primeiras experiências da/com a Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (COEDU/MAST). Anúncios, Revista Docência e Cibercultura, setembro de 2023, online. ISSN: 2594-9004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/announcement/view/1697
Sobre a autoria:
Frieda Maria Marti é doutora em Educação pelo PROPED/UERJ, mestre em Zoologia (Ornitologia) pelo Museu Nacional/UFRJ e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É educadora museal e pesquisadora PCI (Programa de Capacitação Institucional do CNPq) junto à Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (COEDU/MAST).
Patrícia Figueiró Spinelli é graduada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2004), mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2007) e doutora em Astrofísica pela Ludwig-Maximilians-Universität e International Max Planck Research School on Astrophysics (LMU, IMPRS, 2011). Realizou estágio de pós-doutorado no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP, 2013). Tem experiência na área de Astrofísica, com ênfase em Lentes Gravitacionais Fracas, Cosmologia e Astrofísica Extragaláctica. Atua na área de divulgação em ciências, em especial Astronomia, sendo membro fundador do Programa GalileoMobile. Atualmente é pesquisadora titular do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST, desde 2013), coordenadora adjunta externa do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Divulgação e Popularização da Ciência (ESPDPC, desde 2014) e professora do Mestrado em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde (PPGDCST, desde 2016), ambos da Fiocruz/MAST/Jardim Botânico/Casa da Ciência/CECIERJ. É também a coordenadora brasileira do Portuguese Language Expertise Centre of Astronomy for Development da União Internacional de Astronomia (PLOAD-IAU desde 2015). Integra a Rede Primeira Infância em Museus, coletivo que reúne instituições museais e de ensino (PIMu, desde 2022) e a Rede Mulheres em STEM-Rio de Janeiro (MSTEM-RJ, desde 2020).
Como citar este artigo:
MARTI, Frieda Maria; SPINELLI, Patrícia Figueiró. Museu, Educação e Pesquisa: a Formação a Distância na Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, maio de 2024, online. ISSN: 2594-9004. Disponível em: < >. Acesso em: DD mês. AAAA.
Editores/as Seção Notícias:
Frieda Maria Marti, Felipe Carvalho, Edméa Santos, Marcos Vinícius Dias de Menezes e Mariano Pimentel