Ir al contenido principal Ir al menú de navegación principal Ir al pie de página del sitio
  • Inicio
  • Archivos
  • Equipo editorial
  • Envíos
  • TEMPLATES
  • Sobre la revista
  • Contacto
  • Registrarse
  • Entrar
  1. Inicio /
  2. Buscar

Buscar

Filtros avanzados
Desde
Hasta

Resultados de la búsqueda

242 elementos encontrados.
  • CIEP como espaço de educação social: apontamentos sobre o programa especial de educação (PEE)

    Patricia Flavia Mota, Arthur Vianna Ferreira, Marcio Bernardino Sirino
    113-129
    2017-12-16
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2017.31714
  • EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL EM UM PRÉ-VESTIBULAR E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL E NA INSERÇÃO SOCIAL DE ESTUDANTES TRANS, NEGROS E PERIFÉRICOS

    Ana Cristina Fournier
    1666-1680
    2021-12-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54914
  • INTERCULTURALIDADE NA PERSPECTIVA BAKAIRI DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA ESCOLA INDIGENA

    Edinéia Tavares Lopes, Beleni Salete Grando, Darlene Yaminalo Taukane, Eduardo Maiawai Koni Tawanre, Yasmin Lima de Jesus
    547-565
    2019-03-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2018.39694
  • Educação Integral: proposta para uma educação popular

    Juliana Godói Alvarenga, Clarissa Moura Quintanilha
    378
    2018-10-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2018.38033
  • NARRATIVAS DE VIDA: UM INSTRUMENTO SEMIÓTICO FAVORÁVEL AO TRABALHO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO ENSINO BÁSICO

    Júnia Garcia França Mota, Ana Paula de Freitas
    1465-1479
    2021-12-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54899
  • EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: PADRONIZADA, REMOTA, DOMICILIAR E DESIGUAL

    Thiago Colmenero Cunha, Isabel Scrivano, Erick da Silva Vieira
    119 - 137
    2020-12-14
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.51907
  • A PEDAGOGIA DO VÍRUS: COTIDIANOS E EDUCAÇÕES NÃO PRESENCIAIS

    Leonardo Nolasco-Silva, Vittorio Lo Bianco, Matheus Franco Delgado
    361 - 377
    2020-12-14
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.52263
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

    Izadora Martins da Silva de Souza, Kelly Maia Cordeiro, Carla de Paiva
    884 - 898
    2022-12-07
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69688
  • EDUCAÇÃO DECOLONIAL: APONTAMENTOS A PARTIR DO PENSAMENTO FREIREANO

    Pedro Jônatas da Silva Chaves, Maria Marina Dias Cavalcante
    228-244
    2024-07-29
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73668
  • DIDÁTICA PARA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: AS OFICINAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira, Meire Nadja Meira de Souza, Luciane ALVES RODRIGUES DE SOUSA, Geraldo Eustáquio Moreira
    31-51
    2024-07-27
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.76271
  • PARA ONDE VAI O DIREITO À EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA?

    Maria Abádia da SILVA, Edileuza Fernandes Silva
    185 - 203
    2020-12-14
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.51884
  • A URGÊNCIA DA PRÁTICA EDUCACIONAL ANTIRRACISTA: EDUCAÇÃO DE COMBATE ÀS ESTATÍSTICAS

    Elvis Gomes Marques Filho, Isabel Cristina Gomes Silva, Antonia Marina de Jesus Oliveira, Michael Junior de Oliveira Luz
    418-434
    2023-11-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73608
  • O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

    Solange Franci Raimundo Yaegashi, Luciana Maria Caetano, Tatiana Lemes de Araújo Batista, Jhonatan Phelipe Peixoto
    774 - 796
    2022-12-07
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69643
  • EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA COM O AUXÍLIO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: O TEATRO COMO RECURSO LÚDICO VISANDO À INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA

    Nelson Machado Barbosa, Jonatas Campos Sarlo, Eduardo Corrêa dos Santos
    1528-1554
    2021-12-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.52245
  • NOVA GESTÃO PÚBLICA E REDES DE GOVERNANÇA COMO SENTIDO NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO TOCANTINENSE NAS CIRCUNSTÂNCIAS DA PANDEMIA

    Leonardo Victor dos Santos, Rosilene Lagares, Meire Lúcia Andrade da Silva
    360-378
    2020-10-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.52418
  • DE TOQUES SUTIS A VOADORAS: POR UMA ÉTICA EDUCACIONAL A PARTIR DOS CORPOS

    André Bocchetti
    475-490
    2019-12-19
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.45745
  • MATRÍCULAS DE ALUNOS PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FEDERAL EM MATO GROSSO DO SUL (2009-2021)

    Jaqueline Zanotti Dalmonech, Andressa Santos Rebelo
    534-544
    2024-01-09
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73874
  • A EMPATIA NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: REFLEXÕES SOBRE ARTEFATOS BILÍNGUES

    Claudia Pimentel, Keissy Sibelly Morais Limite
    650-669
    2021-03-12
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.55349
  • PROFESSORES ANTIRRACISTAS E SUAS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS

    Carla Machado Lopes, Camila Vianna de Souza, Tiago Dionisio
    426-446
    2024-01-16
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73853
  • Educação revolucionária ou retórica? O 25 de abril e os planos educacionais para uma nova diretriz pedagógica em Portugal

    Pamela Peres Cabreira
    326-341
    2019-08-29
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.44856
  • FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: AS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DAS PROFESSORAS DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DO RIO DE JANEIRO

    Carolina Rizzotto Schirmer, Ana Caroline Henrique Rached, Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes
    649 - 666
    2022-12-07
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.68445
  • MAGISTÉRIO INDÍGENA GUARANI MBYA NO RIO DE JANEIRO: EM BUSCA DE UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL DE EDUCAÇÃO DIFERENCIADA

    Domingos Barros Nobre, Anna Beatriz Albuquerque Vecchia
    599-622
    2019-03-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2018.38928
  • Crip Camp e a educação especial e inclusiva sob rasura

    Antônio Ferreira de Melo Júnior, Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo
    1097-1114
    2021-11-17
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63455
  • EL TRABAJO COLABORATIVO ENTRE PROFESORAS DE MATEMÁTICAS Y DE PORTUGUÉS QUE TRABAJAN EN LOS PRIMEIROS AÑOS DE LA ESCUELA PRIMARIA

    Juliana Batista Faria, Hermínia Maria Martins Lima Silveira
    10-29
    2023-03-31
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70706
  • REFLETINDO SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA - RABISCOS, RISCOS E DISCRETAS OUSADIAS

    Marcia Raposo Lopes, Heliana de Barros Conde Rodrigues
    577-594
    2022-09-05
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.66426
  • EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: UMA ALTERNATIVA DEMOCRÁTICA OU SEGREGADORA?

    Jardel Delgado Marques
    428 - 441
    2020-12-14
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.52294
  • CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO FEMINISTA PARA UMA EXPLICAÇÃO LOCALIZADA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

    Etiane Araldi
    170 - 183
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2017.29532
  • DIÁLOGOS SOBRE ESCOLA E DIFERENÇA: UMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR

    Daniel Vieira Silva
    154 - 169
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2017.29531
  • “APESAR DE TUDO NÓS ESTAMOS AQUI PRA FAZER A DIFERENÇA”: GÊNERO, SEXUALIDADE E MOVIMENTAÇÃO ESTUDANTIL

    Neilton Reis
    140 - 153
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2017.29530
  • GÊNERO, MÍDIA E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS NA INFÂNCIA E NA PRÉ-ADOLESCÊNCIA

    Tuany de Menezes Oliveira, Paula Teixeira Araujo, Luís Paulo de Carvalho Piassi
    119 - 139
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2017.29529
  • MILITÂNCIA VISUAL PARA ALÉM DA PASSIVIDADE: ARTISTAS, VIADAS, MULHERES E DEMAIS ALTERIDADES BOTANDO A CARA NO SOL!

    Rodrigo Torres do Nascimento, Aldo Victorio Filho, Pâmela Souza da Silva
    77 - 103
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2017.29527
  • RUA-ESCOLA: EXPERIÊNCIAS QUE PROVOCAM A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE PARA O MUNDO PÚBLICO

    Lorena Lopes Pereira Bonomo
    148-166
    2017-01-31
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2016.26106
  • PIBID E EDUCAÇÃO FÍSICA – TENSÕES DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE QUE SE CONSTITUI NO ESCOLAR

    Dinah Vasconcellos Terra, Rosa Malena Carvalho
    167-183
    2017-01-31
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2016.25704
  • FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PIBID INTERDISCIPLINAR

    Jaqueline Pereira Ventura, Dayana Gomes, Daniel Ferreira
    63-83
    2017-01-31
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2016.25695
  • MODOS DE SUBJETIVAÇÃO DO TIPO SUJEITO E DO TIPO INTENSIDADE: MOVIMENTOS COTIDIANOS EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

    Maritza Maciel Castrillon Maldonado
    38-47
    2017-01-31
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2016.25693
  • A CRIAÇÃO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO: TENSÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO

    Karyne Alves Santos
    312-326
    2016-09-11
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2016.25514
  • 20 ANOS DO GRUPO VOZES DA EDUCAÇÃO: MEMÓRIAS DE UMA HISTÓRIA CONSTRUÍDA COLETIVAMENTE - ENTREVISTA REALIZADA COM UMA DE SUAS FUNDADORAS, PROFESSORA MARIA TEREZA GOUDARD TAVARES

    Elaine Ferreira Rezende Oliveira
    280-296
    2016-09-11
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2016.25512
  • UMA VOZ A ECOAR: A LEITURA SOBRE A CIDADE

    Isabella Araujo
    266-279
    2016-09-11
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2016.25511
  • “CLAPARÈDE, MESTRE E AMIGO”: MEMÓRIAS DE TRAVESSIAS

    Ana Chrystina Mignot
    253-265
    2016-09-11
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2016.25510
  • IDENTIDADES, INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE ANTROPOLÓGICA

    Ricardo Vieira
    164-181
    2016-09-11
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2016.25505
  • AS CRIANÇAS E SEUS TANTOS MODOS DE SER E ESTAR NO MUNDO: DESAFIOS QUE ENVOLVEM A PRODUÇÃO DE REGISTROS DE DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Heloisa Josiele Santos CARREIRO
    73-88
    2016-07-29
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2016.24885
  • NOS CAMINHOS COM OS DOCENTES E AS CRIANÇAS DA BAIXADA FLUMINENSE: FORMAÇÃO, RESPONSABILIDADE E RESPONSIVIDADE

    Elizabeth Orofino Lucio
    25-42
    2016-07-29
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2016.24881
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE PRÁTICAS CULTURAIS COTIDIANAS DOS MASCARADOS DO CONGO

    Andreia Teixeira Ramos, Martha Tristão Ferreira
    437-455
    2016-07-13
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2015.23790
  • AS LINGUAGENS DA ARTE: SUA INTERSUBJETIVIDADE VIA EDUCAÇÃO ESTÉTICA E FORMAÇÃO DOCENTE

    Edilane Silva, Tabatta Andrade, Graciele Andrade Rangel
    408-419
    2016-07-13
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2015.23787
  • SOBRE TEMPORALIDADE E PLANEJAMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO SUBPROJETO DE QUÍMICA - VOLTA REDONDA DO PIBID-UFF

    Alceu Junior Paz da Silva, Denise de Castro Bertagnolli
    201-230
    2017-01-31
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2016.23628
  • BIOLOGIA, EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E INVERSÃO EPISTEMOLÓGICA.

    Kelly Meneses Fernandes
    311-323
    2015-08-26
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2015.16194
  • “MACUMBA É COISA DO DEMÔNIO, TIO!”: DISCUTINDO RELAÇÕES DE PRECONCEITO NA AULA DE MÚSICA

    Rafael Ferreira de Souza
    263-276
    2015-08-26
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2015.16190
  • Diversidade Cultural nas Aulas de Educação Física na Escola Pública: o embate com igrejas cristãs quando se trata de estudar culturas africanas e indígenas

    Bruno Rodolfo Martins
    324-338
    2015-08-26
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2015.14242
  • Raça, gênero e a lei 10.639/03 no âmbito da Educação Física escolar: percepções docentes

    Luciano Nascimento Corsino
    247-262
    2015-08-26
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2015.14187
  • Processos avaliativos e formação docente na perspectiva intercultural crítica de educação

    Sonia Maria Vieira da Silva
    176-187
    2015-03-18
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2015.11719
  • Gestão coletiva na OI KABUM! BH – a construção de saber pelo fazer compartilhado

    Débora Bráulio Santos
    93-114
    2015-03-18
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2015.11701
  • DOCÊNCIA E PESQUISA: PERCURSO FORMATIVO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO.

    Ana Carolina Campos de Menezes
    160-169
    2024-07-27
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.76652
  • Mas não sou formado em música...e agora? Possibilidades Musicais na educação infantil

    Lidiane Cristina Loiola Souza
    161-175
    2015-03-18
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2015.11116
  • INCORPORAÇÃO TEMÁTICA E APROPRIAÇÃO TEÓRICA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ESTADO DO PARANÁ (2007-2018)

    Lucivani Delmarco Gimenes, Paulino José Orso
    108 - 126
    2023-12-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.75927
  • DO MODELO PRESENCIAL AO HÍBRIDO: (AUTO) NARRATIVA E ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O ATO PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR

    Ana Maria Ricci Molina
    92 - 107
    2023-12-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.75327
  • ANÁLISE DOS DOCUMENTOS ORIENTADORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC E O CURRÍCULO DE REFERÊNCIA DE MINAS GERAIS

    Ramon Mendes da Costa Magalhães, Bianca Silva Sousa, Micaelle Oliveira de Souza, Camila Miranda Ferreira de Souza
    11 - 31
    2023-12-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.74962
  • QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UM ESTUDO TEMPORAL (2009-2019) DO ACESSO À UNIVERSIDADE

    Fabrícia Ramos Rezende, José Humberto Rodrigues dos Anjos
    319-340
    2024-07-27
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.74695
  • CONSTRUINDO OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM EM LÍNGUA INGLESA COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO NO CONTEXTO DA DEFICIÊNCIA VISUAL

    Diego Fernandes Coelho Nunes, Viviane Lima Martins
    295-305
    2024-07-27
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.74545
  • SOBRE A DIDATIZAÇÃO ADINKRA NO BRASIL: POR UMA EDUCAÇÃO MULTICULTURAL, RADICALMENTE DEMOCRÁTICA

    William de Goes Ribeiro
    325-349
    2024-01-09
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73885
  • LETRAMENTO RACIAL E A LEI 10.639/03, UMA PONTE HERMENÊUTICA

    Wellington Fernando da Conceição Armandilha, Izabel Cristina Petraglia
    469-486
    2023-11-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73854
  • AFRONTAS: NARRATIVAS COMPARTILHADAS DE MULHERES NEGRAS E INDÍGENAS

    Janine Bispo de Magalhães
    528-533
    2024-01-09
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73832
  • POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA NEGROS/AS NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA DE TESES DO PORTAL CAPES

    Marina Santos Pereira Santos, Lúcia Isabel da Conceição Silva, Carlos Henrique Garcia de Souza
    265-285
    2023-11-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73819
  • PERSPECTIVAS MULTICULTURAIS E/OU ANTIRRACISTAS DE 2013 A 2020: LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DA LEI 10.639/03

    Clarissa Lima, Jorge Cardoso Paulino, Ana Ivenicki
    385-405
    2024-01-16
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73802
  • A LEI 10.639/03 E A AUSÊNCIA DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Rayra Sarmento Ferreira Subtil, Larissa Ferreira Rodrigues Gomes
    21-34
    2024-01-09
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73798
  • BATUQUE DE UMBIGADA - OS DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO INFANTIL ANTIRRACISTA

    Fernanda Ferreira de Oliveira
    47-62
    2024-01-09
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73778
  • O LUGAR DE NEGRAS E NEGROS NO ENSINO DE LINGUAGENS: UMA ANÁLISE DA BNCC E DO PROJETO PEDAGÓGICO DAS LICENCIATURAS EM LETRAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA

    Mariana do Amaral Brust, Maria Helena de Paula, Carolina Faleiros Felício
    447-467
    2024-01-16
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73770
  • DIDÁTICA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: CONTRIBUIÇÕES DA CURADORIA DOCENTE PARA A APLICAÇÃO DA LEI 10639/03

    Lara Rodrigues Pereira, Jilvania Lima dos Santos Bazzo
    63-76
    2024-01-09
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73765
  • A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ESPAÇO ESCOLAR: PRÁTICAS PARA O FOMENTO DA LEI Nº 10639/03

    Charles Luiz da Silva
    179-194
    2024-01-09
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73762
  • O MOVIMENTO PELA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA COMUNIDADE SÃO PEDRO - CASTANHAL/ PARÁ

    Rosilandia Souza Rodrigues, Genylton Odilon Rêgo da Rocha
    305-324
    2024-01-09
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73756
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES BIOGRÁFICAS DE 2012 A 2022

    Lillian Ferreira Rodrigues, Heloisa Raimunda Herneck, Maria Simone Euclides, Terezinha Duarte Vieira
    350-370
    2024-01-16
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73746
  • PROCESSOS FORMATIVOS ANTIRRACISTAS NA PROFISSIONALIZAÇÃO DE TRANCISTAS AFRO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

    Luane Bento dos Santos
    249-268
    2024-01-09
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73688
  • LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: A PRESENÇA (OU AUSÊNCIA) DE PERSONAGENS NEGROS NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA

    Gisele Maria Beloto, Artur José Renda Vitorino
    195-211
    2024-01-09
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73687
  • O ENSINO DO TEATRO COMO EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA

    Genice de Fátima Fortunato da Silva Fiaschi, Adriana Vaz
    80-101
    2023-11-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73671
  • A LEI 10.639/03: POSSIBILIDADES E PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS NAS CRIAÇÕES CURRICULARES

    Marcia Oliveira Maciel Franco Reis, Carolina Alonso Morgado, Erica da Silva Teixeira Ferreira
    286-304
    2023-11-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73669
  • O ESPAÇO CURRICULAR DAS DISCUSSÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANALISANDO PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO E PLANOS DE DISCIPLINA

    Fábio Soares da Costa, Leonardo de Moura Maciel
    200-220
    2023-11-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73653
  • EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL ATRAVÉS DAS ARTES

    Jailson Araújo Carvalho
    20-38
    2023-11-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73626
  • POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE FAZERES E SABERES ARTÍSTICOS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A LUTA CONTRA O RACISMO

    Francisco Souza da Silva, João Batista de Souza Caldas Filho
    60-79
    2023-11-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73519
  • ENTRE RISOS E AFETOS: MENINOS NEGROS NA LITERATURA INFANTIL DE TEMÁTICA DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA PARA CRIANÇAS, DESDE BEBÊS

    Cleidiane Colins Gomes, Mariana Silva Souza
    452-468
    2023-11-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73462
  • QUESTÕES DE RAÇA E SANGUE: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA

    Gabriel Ribeiro, Tamerson Bispo Santos
    179-199
    2023-11-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73238
  • ESTUDANTES, EDUCADORES E PROCESSOS AVALIATIVOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS E TROCAS SOBRE A FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE

    Marcia Raposo Lopes, Arlinda Barbosa Moreno, Cristina Massadar Morel, Luiz Saléh Amado
    341-352
    2024-07-29
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.72826
  • A LEI Nº 10.639/03 E AS DISPUTAS DOS CONTEÚDOS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Nilson de Souza Leal, Cloves Alexandre Castro
    326-347
    2023-11-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.72547
  • “PERDER A CABEÇA NÃO FAZ PARTE DO OFÍCIO”: CONCEPÇÕES DE CUIDADO NAS NARRATIVAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

    Alexandra Coelho Pena, Edson Cordeiro dos Santos, Rejane Brandão Siqueira, Tarsila Gomes Nascimento
    545-565
    2024-01-16
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.72089
  • A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: UM CONTRIBUTO PARA EFETIVAR A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS NA PARAÍBA

    Vilma Helena Malaquias, Ana Claudia Silva Rodrigues
    378-399
    2023-11-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.72000
  • REFLEXÕES ACERCA DA LEI 10.639/03: ENTRE O SUJEITO E A EDUCAÇÃO

    Marcos Borges dos Santos Júnior
    348-363
    2023-11-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.71487
  • PRÁTICAS CIBERATIVISTAS NA PANDEMIA: QUANDO A REDE MOBILIZA ATOS DE RESISTÊNCIA À NECROPOLÍTICA

    Marcelle Medeiros Teixeira, Dilton Ribeiro Couto Junior
    163-181
    2022-11-13
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.70985
  • POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INCIAIS PELA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO E TEORIA HISÓTICO-CULTURAL

    Débora Andrade da Silva Righi
    350-354
    2023-03-31
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70703
  • MOBILIZANDO CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO DE FRAÇÕES COM DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Rosângela Milagres Patrono, Ana Cristina Ferreira, Plínio Cavalcanti Moreira
    205-224
    2023-03-31
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70517
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS PESQUISAS EM MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Caroline Subirá Pereira, Flaviane Pelloso Molina Freitas
    146-164
    2023-03-31
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70489
  • A DIFÍCIL ARTE DE SER PROFESSOR INDÍGENA: O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Cristiane do Socorro dos Santos Nery, Iran Abreu Mendes
    30-46
    2023-03-31
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70480
  • INSTRUMENTO AVALIATIVO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM PARA A MATEMÁTICA: A USABILIDADE EM FOCO

    Mariana dos Reis Alexandre, Daniela Melare Vieira Barros
    126-145
    2023-03-31
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70472
  • AS PERGUNTAS DAS CRIANÇAS PEQUENAS: "AUMENTADORES DE CAMINHOS” DE UMA PROFESSORA

    Vanessa França Simas, Guilherme do Val Toledo Prado
    371-387
    2023-03-31
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70386
  • ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR JUNTO AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

    Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz, Andréa Carvalho Ramos, Márcia Helena da Silva Melo
    723 - 741
    2022-12-07
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69871
  • TECNOLOGIA COMO PREMISSA PARA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

    Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira, Márcia Denise Pletsch
    611 - 629
    2022-12-07
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69828
  • UM MAPA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE OURO PRETO-MG

    Layla Júlia Gomes mattos, Ana Maria Abreu Costa
    928 - 940
    2022-12-07
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69701
  • MÚSICA E AFETIVIDADE: ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES COMO AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM MUSICAL DE CRIANÇAS AUTISTAS

    Michelle Batista Santos, Adeline Stervinou
    865 - 883
    2022-12-07
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69663
  • O ENSINO REMOTO NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS ENFRENTADOS POR DOCENTES SURDOS NA PANDEMIA

    Ana Nathália Machado Pereira, Lara Ferreira dos Santos
    826 - 846
    2022-12-07
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69384
  • O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: AS PRODUÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO NORTE DO BRASIL (2016 – 2020)

    RENATA ANDRADE SOBRAL, GENYLTON ODILON ROCHA
    756 - 773
    2022-12-07
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69279
  • TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL

    Marina Antunes dos Santos, Valdirene de Miranda, Ricael Spirandeli Rocha
    813 - 825
    2022-12-07
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69142
  • A DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

    Rafael Soares Silva, Wanderson Diogo Andrade da Silva
    797 - 812
    2022-12-07
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.68560
  • PESQUISAS SOBRE A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E EDUCAÇÃO DE SURDOS NA ESCOLA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

    Rosângela Maria da Silva Farias, Everaldo Nunes de Farias Filho
    899 - 914
    2022-12-07
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.68548
1 - 100 de 242 elementos 1 2 3 > >> 

Enviar un artículo

Enviar un artículo

Palabras clave

Financiamento

Información

  • Para lectores/as
  • Para autores/as
  • Para bibliotecarios/as
Indexadores, Bases de Datos y Repositorios


La Revista es um publicación de



Contacto / Dirección
Revista Interinstitucional Artes de Educar - RIAE | e-ISSN: 2359-6856 | Prefixo DOI: 10.12957 | Qualis: A4.
Universidad del Estado de Río de Janeiro, Facultad de Formación Docente Departamento de Educación
Programa de Posgrado en Educación – Procesos de Formación y Desigualdades Sociales
Rua Dr. Francisco Portela, 1470, Patronato, São Gonçalo, CEP: 24435-005

Email: rev.artesdeeducar@gmail.com
La Revista Interinstitucional Artes de Educar - RIAE tiene Licencia de Atribución-No Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
Creative Commons License

OJS customizado por: Luis Andrés Castillo B.
Más información acerca del sistema de publicación, de la plataforma y del flujo de trabajo de OJS/PKP.