Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Arquivos
Equipe Editorial
Submissões
TEMPLATES
Sobre a Revista
Contato
Cadastro
Acesso
Início
/
Buscar
Buscar
Pesquisar termo
Filtros avançados
De
Ano
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025
Mês
janeiro
fevereiro
março
abril
maio
junho
julho
agosto
setembro
outubro
novembro
dezembro
Dia
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Até
Ano
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025
Mês
janeiro
fevereiro
março
abril
maio
junho
julho
agosto
setembro
outubro
novembro
dezembro
Dia
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Autor
Buscar
Resultado da pesquisa
Found 260 items.
CIEP como espaço de educação social: apontamentos sobre o programa especial de educação (PEE)
Patricia Flavia Mota, Arthur Vianna Ferreira, Marcio Bernardino Sirino
113-129
16-12-2017
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2017.31714
INTERCULTURALIDADE NA PERSPECTIVA BAKAIRI DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA ESCOLA INDIGENA
Edinéia Tavares Lopes, Beleni Salete Grando, Darlene Yaminalo Taukane, Eduardo Maiawai Koni Tawanre, Yasmin Lima de Jesus
547-565
30-03-2019
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2018.39694
Educação Integral: proposta para uma educação popular
Juliana Godói Alvarenga, Clarissa Moura Quintanilha
378
30-10-2018
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2018.38033
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ACESSIBILIDADE EM FOCO
Tamara França de Almeida Magalhães
663-683
30-09-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.82425
EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL EM UM PRÉ-VESTIBULAR E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL E NA INSERÇÃO SOCIAL DE ESTUDANTES TRANS, NEGROS E PERIFÉRICOS
Ana Cristina Fournier
1666-1680
20-12-2021
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54914
DE TOQUES SUTIS A VOADORAS: POR UMA ÉTICA EDUCACIONAL A PARTIR DOS CORPOS
André Bocchetti
475-490
19-12-2019
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2019.45745
PROFESSORES ANTIRRACISTAS E SUAS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS
Carla Machado Lopes, Camila Vianna de Souza, Tiago Dionisio
426-446
16-01-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73853
A EMPATIA NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: REFLEXÕES SOBRE ARTEFATOS BILÍNGUES
Claudia Pimentel, Keissy Sibelly Morais Limite
650-669
12-03-2021
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.55349
Educação revolucionária ou retórica? O 25 de abril e os planos educacionais para uma nova diretriz pedagógica em Portugal
Pamela Peres Cabreira
326-341
29-08-2019
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2019.44856
MAGISTÉRIO INDÍGENA GUARANI MBYA NO RIO DE JANEIRO: EM BUSCA DE UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL DE EDUCAÇÃO DIFERENCIADA
Domingos Barros Nobre, Anna Beatriz Albuquerque Vecchia
599-622
30-03-2019
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2018.38928
FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: AS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DAS PROFESSORAS DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DO RIO DE JANEIRO
Carolina Rizzotto Schirmer, Ana Caroline Henrique Rached, Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes
649 - 666
07-12-2022
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.68445
Crip Camp e a educação especial e inclusiva sob rasura
Antônio Ferreira de Melo Júnior, Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo
1097-1114
17-11-2021
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63455
O TRABALHO COLABORATIVO ENTRE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA E DE PORTUGUÊS QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Juliana Batista Faria, Hermínia Maria Martins Lima Silveira
10-29
31-03-2023
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70706
REFLETINDO SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA - RABISCOS, RISCOS E DISCRETAS OUSADIAS
Marcia Raposo Lopes, Heliana de Barros Conde Rodrigues
577-594
05-09-2022
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.66426
Educação democrática: repensando a formação dos licenciandos na Faculdade de Educação da UFF com ênfase nos direitos humanos
Eduardo Oliveira Ribeiro de Souza, Érika Elizabeth Vieira Frazão, Fernando de Araujo Penna, Viviane Merlim Moraes
427-445
30-09-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.83360
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: UMA ALTERNATIVA DEMOCRÁTICA OU SEGREGADORA?
Jardel Delgado Marques
428 - 441
14-12-2020
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.52294
NARRATIVAS DE VIDA: UM INSTRUMENTO SEMIÓTICO FAVORÁVEL AO TRABALHO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO ENSINO BÁSICO
Júnia Garcia França Mota, Ana Paula de Freitas
1465-1479
20-12-2021
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54899
UNIVERSIDADES S.A: INDÚSTRIA EDUCACIONAL, CAPITAL FINANCEIRO E EXCLUSÃO SOCIAL
Igor Andrade, Rodrigo Lamosa
503-517
30-09-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.82453
DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO PRISIONAL: O PAPEL DA ESCOLA NA VIDA DE MULHERES TRANS
Willian Lazaretti da Conceicao, Luciano Nascimento Corsino, Livia Sousa da Silva, Silmara Fernanda Alves do Nascimento
466-487
30-09-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.82125
EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: PADRONIZADA, REMOTA, DOMICILIAR E DESIGUAL
Thiago Colmenero Cunha, Isabel Scrivano, Erick da Silva Vieira
119 - 137
14-12-2020
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.51907
A PEDAGOGIA DO VÍRUS: COTIDIANOS E EDUCAÇÕES NÃO PRESENCIAIS
Leonardo Nolasco-Silva, Vittorio Lo Bianco, Matheus Franco Delgado
361 - 377
14-12-2020
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.52263
EDUCAÇÃO DECOLONIAL: APONTAMENTOS A PARTIR DO PENSAMENTO FREIREANO
Pedro Jônatas da Silva Chaves, Maria Marina Dias Cavalcante
228-244
29-07-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73668
CRISE NA EDUCAÇÃO: ASPECTOS HISTÓRICO-FILOSÓFICOS
Eduardo Augusto Pavani, Maria Terezinha Bellanda Galuch, Terezinha Oliveira
721-741
30-09-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.79469
DIDÁTICA PARA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: AS OFICINAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira, Meire Nadja Meira de Souza, Luciane ALVES RODRIGUES DE SOUSA, Geraldo Eustáquio Moreira
31-51
27-07-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.76271
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Izadora Martins da Silva de Souza, Kelly Maia Cordeiro, Carla de Paiva
884 - 898
07-12-2022
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69688
A URGÊNCIA DA PRÁTICA EDUCACIONAL ANTIRRACISTA: EDUCAÇÃO DE COMBATE ÀS ESTATÍSTICAS
Elvis Gomes Marques Filho, Isabel Cristina Gomes Silva, Antonia Marina de Jesus Oliveira, Michael Junior de Oliveira Luz
418-434
20-11-2023
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73608
PARA ONDE VAI O DIREITO À EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA?
Maria Abádia da SILVA, Edileuza Fernandes Silva
185 - 203
14-12-2020
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.51884
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Solange Franci Raimundo Yaegashi, Luciana Maria Caetano, Tatiana Lemes de Araújo Batista, Jhonatan Phelipe Peixoto
774 - 796
07-12-2022
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69643
EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA COM O AUXÍLIO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: O TEATRO COMO RECURSO LÚDICO VISANDO À INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Nelson Machado Barbosa, Jonatas Campos Sarlo, Eduardo Corrêa dos Santos
1528-1554
20-12-2021
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.52245
NOVA GESTÃO PÚBLICA E REDES DE GOVERNANÇA COMO SENTIDO NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO TOCANTINENSE NAS CIRCUNSTÂNCIAS DA PANDEMIA
Leonardo Victor dos Santos, Rosilene Lagares, Meire Lúcia Andrade da Silva
360-378
30-10-2020
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.52418
MATRÍCULAS DE ALUNOS PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FEDERAL EM MATO GROSSO DO SUL (2009-2021)
Jaqueline Zanotti Dalmonech, Andressa Santos Rebelo
534-544
09-01-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73874
OS DIFERENTES CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO BILÍNGUE (LIBRAS/PORTUGUÊS) NA REGIÃO SUL DO BRASIL
Neiva A. Albres
339-363
09-01-2018
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2017.29809
NOVAS REALIDADES DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: A INCLUSÃO DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA
Andreia Ines Dillenburg, Andrea Forgiarini Cecchin
26-42
16-03-2018
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2018.29802
PARA PENSAR O APRENDERENSINSAR DANÇA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL
Neila Cristina Baldi
293-315
09-01-2018
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2017.29738
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E REDES SOCIAIS: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
Mirna Juliana Santos Fonseca, Sandra Marcelino, Carla Silva Machado, Keite Silva de Melo
316-338
09-01-2018
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2017.29710
MULHERES DE ATITUDE, MULHERES QUE OCUPAM: RELATO E PROBLEMATIZAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA
Juliana de Lima Veloso
198 - 217
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2017.29535
CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO FEMINISTA PARA UMA EXPLICAÇÃO LOCALIZADA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
Etiane Araldi
170 - 183
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2017.29532
DIÁLOGOS SOBRE ESCOLA E DIFERENÇA: UMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR
Daniel Vieira Silva
154 - 169
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2017.29531
“APESAR DE TUDO NÓS ESTAMOS AQUI PRA FAZER A DIFERENÇA”: GÊNERO, SEXUALIDADE E MOVIMENTAÇÃO ESTUDANTIL
Neilton Reis
140 - 153
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2017.29530
GÊNERO, MÍDIA E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS NA INFÂNCIA E NA PRÉ-ADOLESCÊNCIA
Tuany de Menezes Oliveira, Paula Teixeira Araujo, Luís Paulo de Carvalho Piassi
119 - 139
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2017.29529
MILITÂNCIA VISUAL PARA ALÉM DA PASSIVIDADE: ARTISTAS, VIADAS, MULHERES E DEMAIS ALTERIDADES BOTANDO A CARA NO SOL!
Rodrigo Torres do Nascimento, Aldo Victorio Filho, Pâmela Souza da Silva
77 - 103
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2017.29527
RUA-ESCOLA: EXPERIÊNCIAS QUE PROVOCAM A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE PARA O MUNDO PÚBLICO
Lorena Lopes Pereira Bonomo
148-166
31-01-2017
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.26106
PIBID E EDUCAÇÃO FÍSICA – TENSÕES DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE QUE SE CONSTITUI NO ESCOLAR
Dinah Vasconcellos Terra, Rosa Malena Carvalho
167-183
31-01-2017
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.25704
FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PIBID INTERDISCIPLINAR
Jaqueline Pereira Ventura, Dayana Gomes, Daniel Ferreira
63-83
31-01-2017
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.25695
MODOS DE SUBJETIVAÇÃO DO TIPO SUJEITO E DO TIPO INTENSIDADE: MOVIMENTOS COTIDIANOS EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Maritza Maciel Castrillon Maldonado
38-47
31-01-2017
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.25693
A CRIAÇÃO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO: TENSÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO
Karyne Alves Santos
312-326
11-09-2016
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.25514
20 ANOS DO GRUPO VOZES DA EDUCAÇÃO: MEMÓRIAS DE UMA HISTÓRIA CONSTRUÍDA COLETIVAMENTE - ENTREVISTA REALIZADA COM UMA DE SUAS FUNDADORAS, PROFESSORA MARIA TEREZA GOUDARD TAVARES
Elaine Ferreira Rezende Oliveira
280-296
11-09-2016
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.25512
UMA VOZ A ECOAR: A LEITURA SOBRE A CIDADE
Isabella Araujo
266-279
11-09-2016
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.25511
“CLAPARÈDE, MESTRE E AMIGO”: MEMÓRIAS DE TRAVESSIAS
Ana Chrystina Mignot
253-265
11-09-2016
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.25510
IDENTIDADES, INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE ANTROPOLÓGICA
Ricardo Vieira
164-181
11-09-2016
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.25505
AS CRIANÇAS E SEUS TANTOS MODOS DE SER E ESTAR NO MUNDO: DESAFIOS QUE ENVOLVEM A PRODUÇÃO DE REGISTROS DE DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Heloisa Josiele Santos CARREIRO
73-88
29-07-2016
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.24885
NOS CAMINHOS COM OS DOCENTES E AS CRIANÇAS DA BAIXADA FLUMINENSE: FORMAÇÃO, RESPONSABILIDADE E RESPONSIVIDADE
Elizabeth Orofino Lucio
25-42
29-07-2016
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.24881
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE PRÁTICAS CULTURAIS COTIDIANAS DOS MASCARADOS DO CONGO
Andreia Teixeira Ramos, Martha Tristão Ferreira
437-455
13-07-2016
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.23790
AS LINGUAGENS DA ARTE: SUA INTERSUBJETIVIDADE VIA EDUCAÇÃO ESTÉTICA E FORMAÇÃO DOCENTE
Edilane Silva, Tabatta Andrade, Graciele Andrade Rangel
408-419
13-07-2016
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.23787
SOBRE TEMPORALIDADE E PLANEJAMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO SUBPROJETO DE QUÍMICA - VOLTA REDONDA DO PIBID-UFF
Alceu Junior Paz da Silva, Denise de Castro Bertagnolli
201-230
31-01-2017
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.23628
BIOLOGIA, EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E INVERSÃO EPISTEMOLÓGICA.
Kelly Meneses Fernandes
311-323
26-08-2015
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.16194
“MACUMBA É COISA DO DEMÔNIO, TIO!”: DISCUTINDO RELAÇÕES DE PRECONCEITO NA AULA DE MÚSICA
Rafael Ferreira de Souza
263-276
26-08-2015
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.16190
Diversidade Cultural nas Aulas de Educação Física na Escola Pública: o embate com igrejas cristãs quando se trata de estudar culturas africanas e indígenas
Bruno Rodolfo Martins
324-338
26-08-2015
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.14242
Raça, gênero e a lei 10.639/03 no âmbito da Educação Física escolar: percepções docentes
Luciano Nascimento Corsino
247-262
26-08-2015
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.14187
Processos avaliativos e formação docente na perspectiva intercultural crítica de educação
Sonia Maria Vieira da Silva
176-187
18-03-2015
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.11719
Gestão coletiva na OI KABUM! BH – a construção de saber pelo fazer compartilhado
Débora Bráulio Santos
93-114
18-03-2015
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.11701
EDUCAÇÃO PELA MEMÓRIA: A IA REDEFINIRÁ A VERDADE HISTÓRICA DOS FATOS?
Fernanda de Oliveira Felix de Almeida, Wallace Carriço de Almeida
41-62
10-02-2025
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86269
Mas não sou formado em música...e agora? Possibilidades Musicais na educação infantil
Lidiane Cristina Loiola Souza
161-175
18-03-2015
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.11116
Miudezas (des)formativas do/no cotidiano: possibilidades de estesia, encanto e arte na formação docente
Michelle Dantas Ferreira, Edilane Oliveira da Silva, Bárbara Prudente de Almeida Rodrigues
127-148
17-12-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.84766
Livro de artista-professor/a: com[posições] com a formação em artes visuais
Rafael Agatti Durante, Marilda Oliveira de Oliveira
255-274
17-12-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.84718
Cartas para sentipensar a poética na docência em educação
Bruna Moraes Battistelli, Kelly Lima, Caroline da Cruz Melnick
56-74
17-12-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.84683
Onde ardem as imagens: por mais experimentações inventivas e artistagens na educação infantil
Fernanda Binda Alves Touret, Sandra Kretli da Silva
197-217
17-12-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.83832
A CRIANÇA E SEUS DIREITOS: CENAS DO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DIÁLOGO COM OS ESTUDOS DE WALTER BENJAMIN
Alessandra da Costa Abreu, Mairce Araújo, Maria Luisa Furlin Bampi
684-700
30-09-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.82528
DO GIZ À (R)EVOLUÇÃO: O FUTURO DOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA ENQUANTO SUJEITOS DE DIREITOS
Carlos Henrique Barbosa Rozeira, Carla Corê Maette, Geórgia Regina Rodrigues Gomes
386-407
30-09-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.82481
MUDEI DE ESCOLA ACHANDO QUE TUDO IRIA MUDAR: REFLETINDO O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DISPOSTAS A UMA EDUCAÇÃO QUEER
Vinicius Costa Nunes Ferreira, Fabrícia Vellasquez Paiva
764-783
01-10-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.82480
AUTOCENSURA E RESISTÊNCIA ENTRE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: RELATOS DE PESQUISA
RESEARCH REPORTS
Bruna Sartori, Salomão Ximenes
742-763
01-10-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.82428
A CONTRIBUIÇÃO DE MARIA SALETE VAN DER POEL NA EDUCAÇÃO EM PRISÕES: REFLEXÕES SOBRE O DIREITO DE ENSINAR E APRENDER
José Araújo
488-502
30-09-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.82022
ENSINO SUPERIOR, EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE: REFLEXÕES SOBRE VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES E PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Patricia Krieger Grossi, PhD, Lucas Antunes Machado, Ketlin Costa
446-465
30-09-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.81763
Tão perto e tão longe: por um ensino de Geografia que fotografe a construção de uma Educação mais cidadã
MARISTELA PETRY CERDEIRA
701-720
30-09-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.81556
DOCÊNCIA E PESQUISA: PERCURSO FORMATIVO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO.
Ana Carolina Campos de Menezes
160-169
27-07-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.76652
INCORPORAÇÃO TEMÁTICA E APROPRIAÇÃO TEÓRICA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ESTADO DO PARANÁ (2007-2018)
Lucivani Delmarco Gimenes, Paulino José Orso
108 - 126
30-12-2023
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.75927
DO MODELO PRESENCIAL AO HÍBRIDO: (AUTO) NARRATIVA E ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O ATO PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR
Ana Maria Ricci Molina
92 - 107
30-12-2023
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.75327
ANÁLISE DOS DOCUMENTOS ORIENTADORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC E O CURRÍCULO DE REFERÊNCIA DE MINAS GERAIS
Ramon Mendes da Costa Magalhães, Bianca Silva Sousa, Micaelle Oliveira de Souza, Camila Miranda Ferreira de Souza
11 - 31
30-12-2023
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.74962
QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UM ESTUDO TEMPORAL (2009-2019) DO ACESSO À UNIVERSIDADE
Fabrícia Ramos Rezende, José Humberto Rodrigues dos Anjos
319-340
27-07-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.74695
CONSTRUINDO OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM EM LÍNGUA INGLESA COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO NO CONTEXTO DA DEFICIÊNCIA VISUAL
Diego Fernandes Coelho Nunes, Viviane Lima Martins
295-305
27-07-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.74545
SOBRE A DIDATIZAÇÃO ADINKRA NO BRASIL: POR UMA EDUCAÇÃO MULTICULTURAL, RADICALMENTE DEMOCRÁTICA
William de Goes Ribeiro
325-349
09-01-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73885
LETRAMENTO RACIAL E A LEI 10.639/03, UMA PONTE HERMENÊUTICA
Wellington Fernando da Conceição Armandilha, Izabel Cristina Petraglia
469-486
20-11-2023
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73854
AFRONTAS: NARRATIVAS COMPARTILHADAS DE MULHERES NEGRAS E INDÍGENAS
Janine Bispo de Magalhães
528-533
09-01-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73832
POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA NEGROS/AS NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA DE TESES DO PORTAL CAPES
Marina Santos Pereira Santos, Lúcia Isabel da Conceição Silva, Carlos Henrique Garcia de Souza
265-285
20-11-2023
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73819
PERSPECTIVAS MULTICULTURAIS E/OU ANTIRRACISTAS DE 2013 A 2020: LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DA LEI 10.639/03
Clarissa Lima, Jorge Cardoso Paulino, Ana Ivenicki
385-405
16-01-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73802
A LEI 10.639/03 E A AUSÊNCIA DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Rayra Sarmento Ferreira Subtil, Larissa Ferreira Rodrigues Gomes
21-34
09-01-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73798
BATUQUE DE UMBIGADA - OS DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO INFANTIL ANTIRRACISTA
Fernanda Ferreira de Oliveira
47-62
09-01-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73778
O LUGAR DE NEGRAS E NEGROS NO ENSINO DE LINGUAGENS: UMA ANÁLISE DA BNCC E DO PROJETO PEDAGÓGICO DAS LICENCIATURAS EM LETRAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA
Mariana do Amaral Brust, Maria Helena de Paula, Carolina Faleiros Felício
447-467
16-01-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73770
DIDÁTICA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: CONTRIBUIÇÕES DA CURADORIA DOCENTE PARA A APLICAÇÃO DA LEI 10639/03
Lara Rodrigues Pereira, Jilvania Lima dos Santos Bazzo
63-76
09-01-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73765
A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ESPAÇO ESCOLAR: PRÁTICAS PARA O FOMENTO DA LEI Nº 10639/03
Charles Luiz da Silva
179-194
09-01-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73762
O MOVIMENTO PELA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA COMUNIDADE SÃO PEDRO - CASTANHAL/ PARÁ
Rosilandia Souza Rodrigues, Genylton Odilon Rêgo da Rocha
305-324
09-01-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73756
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES BIOGRÁFICAS DE 2012 A 2022
Lillian Ferreira Rodrigues, Heloisa Raimunda Herneck, Maria Simone Euclides, Terezinha Duarte Vieira
350-370
16-01-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73746
PROCESSOS FORMATIVOS ANTIRRACISTAS NA PROFISSIONALIZAÇÃO DE TRANCISTAS AFRO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Luane Bento dos Santos
249-268
09-01-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73688
LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: A PRESENÇA (OU AUSÊNCIA) DE PERSONAGENS NEGROS NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA
Gisele Maria Beloto, Artur José Renda Vitorino
195-211
09-01-2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73687
O ENSINO DO TEATRO COMO EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA
Genice de Fátima Fortunato da Silva Fiaschi, Adriana Vaz
80-101
20-11-2023
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73671
A LEI 10.639/03: POSSIBILIDADES E PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS NAS CRIAÇÕES CURRICULARES
Marcia Oliveira Maciel Franco Reis, Carolina Alonso Morgado, Erica da Silva Teixeira Ferreira
286-304
20-11-2023
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73669
O ESPAÇO CURRICULAR DAS DISCUSSÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANALISANDO PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO E PLANOS DE DISCIPLINA
Fábio Soares da Costa, Leonardo de Moura Maciel
200-220
20-11-2023
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73653
EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL ATRAVÉS DAS ARTES
Jailson Araújo Carvalho
20-38
20-11-2023
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73626
POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE FAZERES E SABERES ARTÍSTICOS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A LUTA CONTRA O RACISMO
Francisco Souza da Silva, João Batista de Souza Caldas Filho
60-79
20-11-2023
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73519
ENTRE RISOS E AFETOS: MENINOS NEGROS NA LITERATURA INFANTIL DE TEMÁTICA DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA PARA CRIANÇAS, DESDE BEBÊS
Cleidiane Colins Gomes, Mariana Silva Souza
452-468
20-11-2023
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73462
1 a 100 de 260 itens
1
2
3
>
>>
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Português (Brasil)
Español (España)
Palavras-chave
Financiamento
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários