Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Inicio
Archivos
Equipo editorial
Envíos
TEMPLATES
Sobre la revista
Contacto
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Buscar
Buscar
Buscar artículos por
Filtros avanzados
Desde
Año
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025
Mes
enero
febrero
marzo
abril
mayo
junio
julio
agosto
septiembre
octubre
noviembre
diciembre
Día
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Hasta
Año
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025
Mes
enero
febrero
marzo
abril
mayo
junio
julio
agosto
septiembre
octubre
noviembre
diciembre
Día
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Autores/as
Buscar
Resultados de la búsqueda
242 elementos encontrados.
CIEP como espaço de educação social: apontamentos sobre o programa especial de educação (PEE)
Patricia Flavia Mota, Arthur Vianna Ferreira, Marcio Bernardino Sirino
113-129
2017-12-16
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2017.31714
EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL EM UM PRÉ-VESTIBULAR E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL E NA INSERÇÃO SOCIAL DE ESTUDANTES TRANS, NEGROS E PERIFÉRICOS
Ana Cristina Fournier
1666-1680
2021-12-20
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54914
INTERCULTURALIDADE NA PERSPECTIVA BAKAIRI DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA ESCOLA INDIGENA
Edinéia Tavares Lopes, Beleni Salete Grando, Darlene Yaminalo Taukane, Eduardo Maiawai Koni Tawanre, Yasmin Lima de Jesus
547-565
2019-03-30
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2018.39694
Educação Integral: proposta para uma educação popular
Juliana Godói Alvarenga, Clarissa Moura Quintanilha
378
2018-10-30
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2018.38033
NARRATIVAS DE VIDA: UM INSTRUMENTO SEMIÓTICO FAVORÁVEL AO TRABALHO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO ENSINO BÁSICO
Júnia Garcia França Mota, Ana Paula de Freitas
1465-1479
2021-12-20
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54899
EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: PADRONIZADA, REMOTA, DOMICILIAR E DESIGUAL
Thiago Colmenero Cunha, Isabel Scrivano, Erick da Silva Vieira
119 - 137
2020-12-14
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.51907
A PEDAGOGIA DO VÍRUS: COTIDIANOS E EDUCAÇÕES NÃO PRESENCIAIS
Leonardo Nolasco-Silva, Vittorio Lo Bianco, Matheus Franco Delgado
361 - 377
2020-12-14
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.52263
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Izadora Martins da Silva de Souza, Kelly Maia Cordeiro, Carla de Paiva
884 - 898
2022-12-07
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69688
EDUCAÇÃO DECOLONIAL: APONTAMENTOS A PARTIR DO PENSAMENTO FREIREANO
Pedro Jônatas da Silva Chaves, Maria Marina Dias Cavalcante
228-244
2024-07-29
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73668
DIDÁTICA PARA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: AS OFICINAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira, Meire Nadja Meira de Souza, Luciane ALVES RODRIGUES DE SOUSA, Geraldo Eustáquio Moreira
31-51
2024-07-27
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.76271
PARA ONDE VAI O DIREITO À EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA?
Maria Abádia da SILVA, Edileuza Fernandes Silva
185 - 203
2020-12-14
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.51884
A URGÊNCIA DA PRÁTICA EDUCACIONAL ANTIRRACISTA: EDUCAÇÃO DE COMBATE ÀS ESTATÍSTICAS
Elvis Gomes Marques Filho, Isabel Cristina Gomes Silva, Antonia Marina de Jesus Oliveira, Michael Junior de Oliveira Luz
418-434
2023-11-20
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73608
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Solange Franci Raimundo Yaegashi, Luciana Maria Caetano, Tatiana Lemes de Araújo Batista, Jhonatan Phelipe Peixoto
774 - 796
2022-12-07
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69643
EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA COM O AUXÍLIO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: O TEATRO COMO RECURSO LÚDICO VISANDO À INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Nelson Machado Barbosa, Jonatas Campos Sarlo, Eduardo Corrêa dos Santos
1528-1554
2021-12-20
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.52245
NOVA GESTÃO PÚBLICA E REDES DE GOVERNANÇA COMO SENTIDO NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO TOCANTINENSE NAS CIRCUNSTÂNCIAS DA PANDEMIA
Leonardo Victor dos Santos, Rosilene Lagares, Meire Lúcia Andrade da Silva
360-378
2020-10-30
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.52418
DE TOQUES SUTIS A VOADORAS: POR UMA ÉTICA EDUCACIONAL A PARTIR DOS CORPOS
André Bocchetti
475-490
2019-12-19
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2019.45745
MATRÍCULAS DE ALUNOS PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FEDERAL EM MATO GROSSO DO SUL (2009-2021)
Jaqueline Zanotti Dalmonech, Andressa Santos Rebelo
534-544
2024-01-09
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73874
A EMPATIA NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: REFLEXÕES SOBRE ARTEFATOS BILÍNGUES
Claudia Pimentel, Keissy Sibelly Morais Limite
650-669
2021-03-12
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.55349
PROFESSORES ANTIRRACISTAS E SUAS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS
Carla Machado Lopes, Camila Vianna de Souza, Tiago Dionisio
426-446
2024-01-16
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73853
Educação revolucionária ou retórica? O 25 de abril e os planos educacionais para uma nova diretriz pedagógica em Portugal
Pamela Peres Cabreira
326-341
2019-08-29
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2019.44856
FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: AS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DAS PROFESSORAS DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DO RIO DE JANEIRO
Carolina Rizzotto Schirmer, Ana Caroline Henrique Rached, Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes
649 - 666
2022-12-07
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.68445
MAGISTÉRIO INDÍGENA GUARANI MBYA NO RIO DE JANEIRO: EM BUSCA DE UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL DE EDUCAÇÃO DIFERENCIADA
Domingos Barros Nobre, Anna Beatriz Albuquerque Vecchia
599-622
2019-03-30
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2018.38928
Crip Camp e a educação especial e inclusiva sob rasura
Antônio Ferreira de Melo Júnior, Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo
1097-1114
2021-11-17
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63455
EL TRABAJO COLABORATIVO ENTRE PROFESORAS DE MATEMÁTICAS Y DE PORTUGUÉS QUE TRABAJAN EN LOS PRIMEIROS AÑOS DE LA ESCUELA PRIMARIA
Juliana Batista Faria, Hermínia Maria Martins Lima Silveira
10-29
2023-03-31
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70706
REFLETINDO SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA - RABISCOS, RISCOS E DISCRETAS OUSADIAS
Marcia Raposo Lopes, Heliana de Barros Conde Rodrigues
577-594
2022-09-05
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.66426
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: UMA ALTERNATIVA DEMOCRÁTICA OU SEGREGADORA?
Jardel Delgado Marques
428 - 441
2020-12-14
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.52294
CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO FEMINISTA PARA UMA EXPLICAÇÃO LOCALIZADA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
Etiane Araldi
170 - 183
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2017.29532
DIÁLOGOS SOBRE ESCOLA E DIFERENÇA: UMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR
Daniel Vieira Silva
154 - 169
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2017.29531
“APESAR DE TUDO NÓS ESTAMOS AQUI PRA FAZER A DIFERENÇA”: GÊNERO, SEXUALIDADE E MOVIMENTAÇÃO ESTUDANTIL
Neilton Reis
140 - 153
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2017.29530
GÊNERO, MÍDIA E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS NA INFÂNCIA E NA PRÉ-ADOLESCÊNCIA
Tuany de Menezes Oliveira, Paula Teixeira Araujo, Luís Paulo de Carvalho Piassi
119 - 139
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2017.29529
MILITÂNCIA VISUAL PARA ALÉM DA PASSIVIDADE: ARTISTAS, VIADAS, MULHERES E DEMAIS ALTERIDADES BOTANDO A CARA NO SOL!
Rodrigo Torres do Nascimento, Aldo Victorio Filho, Pâmela Souza da Silva
77 - 103
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2017.29527
RUA-ESCOLA: EXPERIÊNCIAS QUE PROVOCAM A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE PARA O MUNDO PÚBLICO
Lorena Lopes Pereira Bonomo
148-166
2017-01-31
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.26106
PIBID E EDUCAÇÃO FÍSICA – TENSÕES DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE QUE SE CONSTITUI NO ESCOLAR
Dinah Vasconcellos Terra, Rosa Malena Carvalho
167-183
2017-01-31
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.25704
FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PIBID INTERDISCIPLINAR
Jaqueline Pereira Ventura, Dayana Gomes, Daniel Ferreira
63-83
2017-01-31
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.25695
MODOS DE SUBJETIVAÇÃO DO TIPO SUJEITO E DO TIPO INTENSIDADE: MOVIMENTOS COTIDIANOS EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Maritza Maciel Castrillon Maldonado
38-47
2017-01-31
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.25693
A CRIAÇÃO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO: TENSÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO
Karyne Alves Santos
312-326
2016-09-11
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.25514
20 ANOS DO GRUPO VOZES DA EDUCAÇÃO: MEMÓRIAS DE UMA HISTÓRIA CONSTRUÍDA COLETIVAMENTE - ENTREVISTA REALIZADA COM UMA DE SUAS FUNDADORAS, PROFESSORA MARIA TEREZA GOUDARD TAVARES
Elaine Ferreira Rezende Oliveira
280-296
2016-09-11
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.25512
UMA VOZ A ECOAR: A LEITURA SOBRE A CIDADE
Isabella Araujo
266-279
2016-09-11
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.25511
“CLAPARÈDE, MESTRE E AMIGO”: MEMÓRIAS DE TRAVESSIAS
Ana Chrystina Mignot
253-265
2016-09-11
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.25510
IDENTIDADES, INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE ANTROPOLÓGICA
Ricardo Vieira
164-181
2016-09-11
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.25505
AS CRIANÇAS E SEUS TANTOS MODOS DE SER E ESTAR NO MUNDO: DESAFIOS QUE ENVOLVEM A PRODUÇÃO DE REGISTROS DE DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Heloisa Josiele Santos CARREIRO
73-88
2016-07-29
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.24885
NOS CAMINHOS COM OS DOCENTES E AS CRIANÇAS DA BAIXADA FLUMINENSE: FORMAÇÃO, RESPONSABILIDADE E RESPONSIVIDADE
Elizabeth Orofino Lucio
25-42
2016-07-29
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.24881
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE PRÁTICAS CULTURAIS COTIDIANAS DOS MASCARADOS DO CONGO
Andreia Teixeira Ramos, Martha Tristão Ferreira
437-455
2016-07-13
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.23790
AS LINGUAGENS DA ARTE: SUA INTERSUBJETIVIDADE VIA EDUCAÇÃO ESTÉTICA E FORMAÇÃO DOCENTE
Edilane Silva, Tabatta Andrade, Graciele Andrade Rangel
408-419
2016-07-13
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.23787
SOBRE TEMPORALIDADE E PLANEJAMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO SUBPROJETO DE QUÍMICA - VOLTA REDONDA DO PIBID-UFF
Alceu Junior Paz da Silva, Denise de Castro Bertagnolli
201-230
2017-01-31
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.23628
BIOLOGIA, EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E INVERSÃO EPISTEMOLÓGICA.
Kelly Meneses Fernandes
311-323
2015-08-26
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.16194
“MACUMBA É COISA DO DEMÔNIO, TIO!”: DISCUTINDO RELAÇÕES DE PRECONCEITO NA AULA DE MÚSICA
Rafael Ferreira de Souza
263-276
2015-08-26
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.16190
Diversidade Cultural nas Aulas de Educação Física na Escola Pública: o embate com igrejas cristãs quando se trata de estudar culturas africanas e indígenas
Bruno Rodolfo Martins
324-338
2015-08-26
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.14242
Raça, gênero e a lei 10.639/03 no âmbito da Educação Física escolar: percepções docentes
Luciano Nascimento Corsino
247-262
2015-08-26
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.14187
Processos avaliativos e formação docente na perspectiva intercultural crítica de educação
Sonia Maria Vieira da Silva
176-187
2015-03-18
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.11719
Gestão coletiva na OI KABUM! BH – a construção de saber pelo fazer compartilhado
Débora Bráulio Santos
93-114
2015-03-18
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.11701
DOCÊNCIA E PESQUISA: PERCURSO FORMATIVO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO.
Ana Carolina Campos de Menezes
160-169
2024-07-27
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.76652
Mas não sou formado em música...e agora? Possibilidades Musicais na educação infantil
Lidiane Cristina Loiola Souza
161-175
2015-03-18
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.11116
INCORPORAÇÃO TEMÁTICA E APROPRIAÇÃO TEÓRICA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ESTADO DO PARANÁ (2007-2018)
Lucivani Delmarco Gimenes, Paulino José Orso
108 - 126
2023-12-30
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.75927
DO MODELO PRESENCIAL AO HÍBRIDO: (AUTO) NARRATIVA E ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O ATO PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR
Ana Maria Ricci Molina
92 - 107
2023-12-30
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.75327
ANÁLISE DOS DOCUMENTOS ORIENTADORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC E O CURRÍCULO DE REFERÊNCIA DE MINAS GERAIS
Ramon Mendes da Costa Magalhães, Bianca Silva Sousa, Micaelle Oliveira de Souza, Camila Miranda Ferreira de Souza
11 - 31
2023-12-30
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.74962
QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UM ESTUDO TEMPORAL (2009-2019) DO ACESSO À UNIVERSIDADE
Fabrícia Ramos Rezende, José Humberto Rodrigues dos Anjos
319-340
2024-07-27
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.74695
CONSTRUINDO OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM EM LÍNGUA INGLESA COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO NO CONTEXTO DA DEFICIÊNCIA VISUAL
Diego Fernandes Coelho Nunes, Viviane Lima Martins
295-305
2024-07-27
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.74545
SOBRE A DIDATIZAÇÃO ADINKRA NO BRASIL: POR UMA EDUCAÇÃO MULTICULTURAL, RADICALMENTE DEMOCRÁTICA
William de Goes Ribeiro
325-349
2024-01-09
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73885
LETRAMENTO RACIAL E A LEI 10.639/03, UMA PONTE HERMENÊUTICA
Wellington Fernando da Conceição Armandilha, Izabel Cristina Petraglia
469-486
2023-11-20
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73854
AFRONTAS: NARRATIVAS COMPARTILHADAS DE MULHERES NEGRAS E INDÍGENAS
Janine Bispo de Magalhães
528-533
2024-01-09
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73832
POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA NEGROS/AS NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA DE TESES DO PORTAL CAPES
Marina Santos Pereira Santos, Lúcia Isabel da Conceição Silva, Carlos Henrique Garcia de Souza
265-285
2023-11-20
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73819
PERSPECTIVAS MULTICULTURAIS E/OU ANTIRRACISTAS DE 2013 A 2020: LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DA LEI 10.639/03
Clarissa Lima, Jorge Cardoso Paulino, Ana Ivenicki
385-405
2024-01-16
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73802
A LEI 10.639/03 E A AUSÊNCIA DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Rayra Sarmento Ferreira Subtil, Larissa Ferreira Rodrigues Gomes
21-34
2024-01-09
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73798
BATUQUE DE UMBIGADA - OS DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO INFANTIL ANTIRRACISTA
Fernanda Ferreira de Oliveira
47-62
2024-01-09
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73778
O LUGAR DE NEGRAS E NEGROS NO ENSINO DE LINGUAGENS: UMA ANÁLISE DA BNCC E DO PROJETO PEDAGÓGICO DAS LICENCIATURAS EM LETRAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA
Mariana do Amaral Brust, Maria Helena de Paula, Carolina Faleiros Felício
447-467
2024-01-16
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73770
DIDÁTICA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: CONTRIBUIÇÕES DA CURADORIA DOCENTE PARA A APLICAÇÃO DA LEI 10639/03
Lara Rodrigues Pereira, Jilvania Lima dos Santos Bazzo
63-76
2024-01-09
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73765
A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ESPAÇO ESCOLAR: PRÁTICAS PARA O FOMENTO DA LEI Nº 10639/03
Charles Luiz da Silva
179-194
2024-01-09
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73762
O MOVIMENTO PELA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA COMUNIDADE SÃO PEDRO - CASTANHAL/ PARÁ
Rosilandia Souza Rodrigues, Genylton Odilon Rêgo da Rocha
305-324
2024-01-09
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73756
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES BIOGRÁFICAS DE 2012 A 2022
Lillian Ferreira Rodrigues, Heloisa Raimunda Herneck, Maria Simone Euclides, Terezinha Duarte Vieira
350-370
2024-01-16
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73746
PROCESSOS FORMATIVOS ANTIRRACISTAS NA PROFISSIONALIZAÇÃO DE TRANCISTAS AFRO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Luane Bento dos Santos
249-268
2024-01-09
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73688
LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: A PRESENÇA (OU AUSÊNCIA) DE PERSONAGENS NEGROS NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA
Gisele Maria Beloto, Artur José Renda Vitorino
195-211
2024-01-09
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73687
O ENSINO DO TEATRO COMO EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA
Genice de Fátima Fortunato da Silva Fiaschi, Adriana Vaz
80-101
2023-11-20
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73671
A LEI 10.639/03: POSSIBILIDADES E PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS NAS CRIAÇÕES CURRICULARES
Marcia Oliveira Maciel Franco Reis, Carolina Alonso Morgado, Erica da Silva Teixeira Ferreira
286-304
2023-11-20
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73669
O ESPAÇO CURRICULAR DAS DISCUSSÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANALISANDO PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO E PLANOS DE DISCIPLINA
Fábio Soares da Costa, Leonardo de Moura Maciel
200-220
2023-11-20
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73653
EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL ATRAVÉS DAS ARTES
Jailson Araújo Carvalho
20-38
2023-11-20
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73626
POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE FAZERES E SABERES ARTÍSTICOS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A LUTA CONTRA O RACISMO
Francisco Souza da Silva, João Batista de Souza Caldas Filho
60-79
2023-11-20
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73519
ENTRE RISOS E AFETOS: MENINOS NEGROS NA LITERATURA INFANTIL DE TEMÁTICA DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA PARA CRIANÇAS, DESDE BEBÊS
Cleidiane Colins Gomes, Mariana Silva Souza
452-468
2023-11-20
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73462
QUESTÕES DE RAÇA E SANGUE: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA
Gabriel Ribeiro, Tamerson Bispo Santos
179-199
2023-11-20
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73238
ESTUDANTES, EDUCADORES E PROCESSOS AVALIATIVOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS E TROCAS SOBRE A FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE
Marcia Raposo Lopes, Arlinda Barbosa Moreno, Cristina Massadar Morel, Luiz Saléh Amado
341-352
2024-07-29
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.72826
A LEI Nº 10.639/03 E AS DISPUTAS DOS CONTEÚDOS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Nilson de Souza Leal, Cloves Alexandre Castro
326-347
2023-11-20
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.72547
“PERDER A CABEÇA NÃO FAZ PARTE DO OFÍCIO”: CONCEPÇÕES DE CUIDADO NAS NARRATIVAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Alexandra Coelho Pena, Edson Cordeiro dos Santos, Rejane Brandão Siqueira, Tarsila Gomes Nascimento
545-565
2024-01-16
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.72089
A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: UM CONTRIBUTO PARA EFETIVAR A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS NA PARAÍBA
Vilma Helena Malaquias, Ana Claudia Silva Rodrigues
378-399
2023-11-20
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.72000
REFLEXÕES ACERCA DA LEI 10.639/03: ENTRE O SUJEITO E A EDUCAÇÃO
Marcos Borges dos Santos Júnior
348-363
2023-11-20
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.71487
PRÁTICAS CIBERATIVISTAS NA PANDEMIA: QUANDO A REDE MOBILIZA ATOS DE RESISTÊNCIA À NECROPOLÍTICA
Marcelle Medeiros Teixeira, Dilton Ribeiro Couto Junior
163-181
2022-11-13
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.70985
POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INCIAIS PELA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO E TEORIA HISÓTICO-CULTURAL
Débora Andrade da Silva Righi
350-354
2023-03-31
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70703
MOBILIZANDO CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO DE FRAÇÕES COM DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rosângela Milagres Patrono, Ana Cristina Ferreira, Plínio Cavalcanti Moreira
205-224
2023-03-31
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70517
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS PESQUISAS EM MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Caroline Subirá Pereira, Flaviane Pelloso Molina Freitas
146-164
2023-03-31
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70489
A DIFÍCIL ARTE DE SER PROFESSOR INDÍGENA: O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cristiane do Socorro dos Santos Nery, Iran Abreu Mendes
30-46
2023-03-31
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70480
INSTRUMENTO AVALIATIVO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM PARA A MATEMÁTICA: A USABILIDADE EM FOCO
Mariana dos Reis Alexandre, Daniela Melare Vieira Barros
126-145
2023-03-31
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70472
AS PERGUNTAS DAS CRIANÇAS PEQUENAS: "AUMENTADORES DE CAMINHOS” DE UMA PROFESSORA
Vanessa França Simas, Guilherme do Val Toledo Prado
371-387
2023-03-31
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70386
ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR JUNTO AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz, Andréa Carvalho Ramos, Márcia Helena da Silva Melo
723 - 741
2022-12-07
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69871
TECNOLOGIA COMO PREMISSA PARA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira, Márcia Denise Pletsch
611 - 629
2022-12-07
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69828
UM MAPA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE OURO PRETO-MG
Layla Júlia Gomes mattos, Ana Maria Abreu Costa
928 - 940
2022-12-07
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69701
MÚSICA E AFETIVIDADE: ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES COMO AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM MUSICAL DE CRIANÇAS AUTISTAS
Michelle Batista Santos, Adeline Stervinou
865 - 883
2022-12-07
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69663
O ENSINO REMOTO NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS ENFRENTADOS POR DOCENTES SURDOS NA PANDEMIA
Ana Nathália Machado Pereira, Lara Ferreira dos Santos
826 - 846
2022-12-07
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69384
O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: AS PRODUÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO NORTE DO BRASIL (2016 – 2020)
RENATA ANDRADE SOBRAL, GENYLTON ODILON ROCHA
756 - 773
2022-12-07
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69279
TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL
Marina Antunes dos Santos, Valdirene de Miranda, Ricael Spirandeli Rocha
813 - 825
2022-12-07
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69142
A DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Rafael Soares Silva, Wanderson Diogo Andrade da Silva
797 - 812
2022-12-07
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.68560
PESQUISAS SOBRE A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E EDUCAÇÃO DE SURDOS NA ESCOLA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Rosângela Maria da Silva Farias, Everaldo Nunes de Farias Filho
899 - 914
2022-12-07
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.68548
1 - 100 de 242 elementos
1
2
3
>
>>
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Palabras clave
Financiamento
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as