AS CRIANÇAS E SEUS TANTOS MODOS DE SER E ESTAR NO MUNDO: DESAFIOS QUE ENVOLVEM A PRODUÇÃO DE REGISTROS DE DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Heloisa Josiele Santos CARREIRO UERJ-FFP

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2016.24885

Palavras-chave:

Educação Infantil, Processos Formativos, Registros de Avaliação.

Resumo

O artigo ancora suas reflexões a partir do processo de produção de relatórios de desenvolvimento bimestrais das crianças, que eram produzidos pelas educadoras do Centro de Educação Infantil Carolina Amorim, pensando divergências de leituras sobre o próprio ser criança. Nossa metodologia centra-se nos estudos cotidianos, onde os profissionais da instituição investigam a própria prática. Para pensar as questões da avaliação da aprendizagem, nosso diálogo se estreita com os estudos de autores que questionam o silenciamento de saberes dos sujeitos envolvidos neste processo, no modo como produzimos os instrumentos de registro da avaliação escolar. Assim, o artigo parte da complexidade que envolve pensar um registro do desenvolvimento infantil a quatro mãos.

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Publicado

29-07-2016

Como Citar

CARREIRO, Heloisa Josiele Santos. AS CRIANÇAS E SEUS TANTOS MODOS DE SER E ESTAR NO MUNDO: DESAFIOS QUE ENVOLVEM A PRODUÇÃO DE REGISTROS DE DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 73–88, 2016. DOI: 10.12957/riae.2016.24885. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/24885. Acesso em: 13 jul. 2024.