QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UM ESTUDO TEMPORAL (2009-2019) DO ACESSO À UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.74695Palavras-chave:
Educação, Negros, Ensino Superior.Resumo
As questões étnico-raciais segregam e desqualificam os negros desde o período da escravidão, principalmente na área da educação. A educação é um bem simbólico e foi negada aos negros livres e escravos. Vários movimentos foram organizados ao longo da história, para garantir a educação formal a essa parcela da sociedade. A partir do século XX foram implantadas políticas de ações afirmativas com o intuito de diminuir o preconceito e a exclusão da população menos favorecida. Porém, o acesso e permanência de estudantes negros ao ensino superior ainda é muito aquém, quando comparado às outras raças. O objetivo desta pesquisa foi analisar o acesso e permanência de estudantes negros/negras na universidade brasileira entre os anos de 2009 a 2019. O artigo foi dividido em três etapas. Na primeira parte, foi apresentado um breve histórico sobre a Educação dos Negros no Brasil. A segunda parte discutiu sobre os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em relação ao acesso à universidade. A terceira parte trouxe uma problematização a partir da análise temporal. Observou-se que, no período analisado, ocorreu um aumento de mais de 528% nas matrículas dos estudantes que se autodeclararam pretos e um aumento de 625% nos concluintes pretos. Porém, o número de estudantes negros que tem acesso ao ensino superior ainda é muito menor que os estudantes brancos.
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