QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UM ESTUDO TEMPORAL (2009-2019) DO ACESSO À UNIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.74695

Palavras-chave:

Educação, Negros, Ensino Superior.

Resumo

As questões étnico-raciais segregam e desqualificam os negros desde o período da escravidão, principalmente na área da educação. A educação é um bem simbólico e foi negada aos negros livres e escravos. Vários movimentos foram organizados ao longo da história, para garantir a educação formal a essa parcela da sociedade. A partir do século XX foram implantadas políticas de ações afirmativas com o intuito de diminuir o preconceito e a exclusão da população menos favorecida. Porém, o acesso e permanência de estudantes negros ao ensino superior ainda é muito aquém, quando comparado às outras raças. O objetivo desta pesquisa foi analisar o acesso e permanência de estudantes negros/negras na universidade brasileira entre os anos de 2009 a 2019. O artigo foi dividido em três etapas. Na primeira parte, foi apresentado um breve histórico sobre a Educação dos Negros no Brasil. A segunda parte discutiu sobre os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em relação ao acesso à universidade. A terceira parte trouxe uma problematização a partir da análise temporal. Observou-se que, no período analisado, ocorreu um aumento de mais de 528% nas matrículas dos estudantes que se autodeclararam pretos e um aumento de 625% nos concluintes pretos. Porém, o número de estudantes negros que tem acesso ao ensino superior ainda é muito menor que os estudantes brancos.

 

Biografia do Autor

Fabrícia Ramos Rezende, Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES

Graduação em Fisioterapia pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (2006); Formação em RPG/Rs (Reeducação postural para integração do ser) (2007); Pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional pelo CDCS (2008). Pós-graduação em Docência Universitária pela UEG (2010). Pós-graduação em Epidemiologia e Saúde pela UFG (2016). Pós-graduação em Gestão de Sala de Aula no Ensino Superior pela UNIFIMES (2022). Pós-graduação em Fisioterapia Pélvica pela Faculdade Inspirar (2022). Mestre em Ciências da Saúde pela UFG (2015). Doutora em Ciências da Saúde pela UFG (2021). Docente da UniGoyazes desde 2012. Docente da UNIFIMES desde 2020.

José Humberto Rodrigues dos Anjos, Universidade Federal de Goiás - Campus Goiás

Pós-doutor em Literatura pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade Estadual do Mato Grosso. Doutor em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE. Mestre em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Graduado em Letras, Português/Inglês e suas respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Goiás - UEG e em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais - Intervale. Especialista em Gestão de Sala de aula no Ensino Superior. É membro do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Goiás - Campus Goiás no curso de Pedagogia, onde atua também na Secretaria de Inclusão e na Comissão de heteroidentificação. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Representações Sociais e Práticas Educativas - GEPRESPE. Pesquisador associado à Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN e da Associação Brasileira de Literatura Comparada.

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Publicado

27-07-2024

Como Citar

REZENDE, Fabrícia Ramos; DOS ANJOS, José Humberto Rodrigues. QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UM ESTUDO TEMPORAL (2009-2019) DO ACESSO À UNIVERSIDADE. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, p. 319–340, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.74695. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/74695. Acesso em: 11 set. 2024.

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