EDUCAÇÃO PELA MEMÓRIA: A IA REDEFINIRÁ A VERDADE HISTÓRICA DOS FATOS?
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86269Resumo
Este artigo explora o impacto da inteligência artificial (IA) na educação, questionando se a tecnologia pode redefinir a verdade histórica dos fatos. Com foco na memória e na interpretação de eventos passados, discute-se como algoritmos podem influenciar a percepção coletiva da história. Analisam-se os benefícios da IA na acessibilidade e na personalização do aprendizado, assim como os desafios éticos e epistemológicos relacionados à objetividade histórica e à narrativa dominante. Conclui-se com reflexões sobre como educadores e sociedade podem navegar nesse novo paradigma educacional de forma crítica e responsável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fernanda de Oliveira Felix de Almeida, Wallace Carriço de Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional