EDUCAÇÃO PELA MEMÓRIA: A IA REDEFINIRÁ A VERDADE HISTÓRICA DOS FATOS?

Autores

  • Fernanda de Oliveira Felix de Almeida Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Wallace Carriço de Almeida Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.86269

Resumo

Este artigo explora o impacto da inteligência artificial (IA) na educação, questionando se a tecnologia pode redefinir a verdade histórica dos fatos. Com foco na memória e na interpretação de eventos passados, discute-se como algoritmos podem influenciar a percepção coletiva da história. Analisam-se os benefícios da IA na acessibilidade e na personalização do aprendizado, assim como os desafios éticos e epistemológicos relacionados à objetividade histórica e à narrativa dominante. Conclui-se com reflexões sobre como educadores e sociedade podem navegar nesse novo paradigma educacional de forma crítica e responsável.

 

Biografia do Autor

Wallace Carriço de Almeida, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no curso de Licenciatura em Educação Especial. Doutor em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares - PPGEduc UFRRJ. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd UERJ, Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, atuo na Coordenadoria deEducação a Distância (CEAD/UFRRJ) e como mediador da disciplina Informática na Educação, do curso de Pedagogia a distância da UERJ, Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) / Consórcio CEDERJ. Sou integrante do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura e do GPEEC - Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Ciberacessibilidade

Downloads

Publicado

10-02-2025

Como Citar

DE OLIVEIRA FELIX DE ALMEIDA, Fernanda; CARRIÇO DE ALMEIDA, Wallace. EDUCAÇÃO PELA MEMÓRIA: A IA REDEFINIRÁ A VERDADE HISTÓRICA DOS FATOS?. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 41–62, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.86269. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/86269. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DEBATES CRÍTICOS E BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR