AFRONTAS: NARRATIVAS COMPARTILHADAS DE MULHERES NEGRAS E INDÍGENAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.73832

Palavras-chave:

raça, gênero, racismo, educação, narrativa

Resumo

Não é necessário resumo para Resenha.

Biografia do Autor

Janine Bispo de Magalhães, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Arte educadora e mestranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PGE-UFRJ), atualmente é Analista Cultural da Divisão de Educação e Cultura da Firjan (Federação das indústrias do rio de Janeiro), sendo responsável pela organização, desenvolvimento e acompanhamento de atividades, oficinas, workshops, projetos e cursos voltados para a formação em cultura, arte e educação. Possui Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Especialização em Ensino de Artes Visuais pelo Programa de Pós-graduação do Colégio Pedro II.Tem experiência em educação museal e mediação cultural em importantes museus e centros culturais, como o Museu de Arte Moderna (MAM Rio), Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ) e Museu de Arte do Rio (MAR). Foi professora substituta de Artes Visuais no Colégio Pedro II para o Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA. Participou como pesquisadora, conteudista e propositora em materiais educativos para exposições e outros projetos pedagógicos relacionados à arte e cultura, e se interessa pela relação entre escola e museu, espaços não formais de educação, formação cultural, objetos mediadores e produção de materiais educativos para cultura e artes visuais.Como artesã, foi contemplada pelo Prêmio Aldir Blanc - Arte Escola pela Oficina de Bordado Livre adaptada para o ensino remoto com o projeto "vênus em flor" e desenvolve oficinas a fim de popularizar a linguagem do bordado.Se interessa pela relação entre escola e museu, espaços não formais de educação, formação cultural, objetos mediadores e produção de materiais educativos para artes visuais.

Referências

EVARISTO, Conceição. Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. Scripta, Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p. 17-31, 2º sem. 2009.

FERRAÇO, C.E. Eu, caçador de mim. In: GARCIA, R.L. (Org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro, Cobogó, 2020

Narrativas de mulheres negras e indígenas na educação e no direito: visibilidades e trajetórias socioculturais / Carla Figueira de Souza, Deise Guilhermina da Conceição, Patrícia Baroni. (Org.) – Rio de Janeiro, RJ: Autografia, 2022.

Downloads

Publicado

09-01-2024

Como Citar

MAGALHÃES, Janine Bispo de. AFRONTAS: NARRATIVAS COMPARTILHADAS DE MULHERES NEGRAS E INDÍGENAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 528–533, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.73832. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/73832. Acesso em: 25 jul. 2024.