DIDÁTICA PARA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: AS OFICINAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.76271

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação Matemática, Formação Inicial, Oficinas Pedagógicas, Brincadeiras e jogos.

Resumo

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, os eixos estruturantes são as brincadeiras e as interações. Desta forma, como preparar os futuros professores que irão atuar nessa etapa? Diante deste problema o Grupo de Pesquisa Dzeta Investigação em Educação Matemática, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, desenvolveu 10 oficinas pedagógicas ao longo do 2º semestre letivo de 2022. Destarte, essa pesquisa é um recorte do trabalho desenvolvido com os alunos da disciplina de Educação Matemática 1, estudantes dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Matemática, no contexto da Educação Infantil. Assim, este manuscrito objetiva apresentar as oficinas como importante ferramenta metodológica para a formação inicial dos professores por meio do uso de jogos, brincadeiras e materiais manipuláveis para os futuros docentes da Educação Infantil sobre Educação Matemática. Autores como D'Ambrosio (2013), Gatti (2019), Freire (2021), Oshima e  Pavanello (2013) e Vigotski (2003)compõem o referencial teórico. O estudo tem um viés qualitativo do tipo exploratório e a técnica aplicada em nosso estudo foi a observação participante. Os instrumentos de coletas de dados foram o questionário avaliativo, as atividades elaboradas pelos estudantes, fotos e vídeos das atividades. O estudo evidenciou a necessidade de se trabalhar a Matemática de maneira interativa e reflexiva, a imprescindibilidade de os estudantes vivenciarem estratégias pedagógicas lúdicas e ainda a manipulação de diferentes recursos, como histórias e materiais recicláveis.

Biografia do Autor

Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Universidade de Brasília

Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2013). Professora de educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Integrante do grupo de pesquisa Laboratório de Novas Epistemologias e Desenvolvimento Humano - LabNEDH e Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM.

Meire Nadja Meira de Souza, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Universidade de Brasília

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Educação Matemática (EDUMAT).É mestra em Educação pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática. Possui Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional, pela UCB (2005) e Licenciatura em Pedagogia pela UnB (2004). É professora do Ensino Fundamental I da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, atuando principalmente na alfabetização de crianças nos anos iniciais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização. É pesquisadora do grupo de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM, atuando há quatro anos com formação inicial de professores e licenciandos do curso de Pedagogia. É tutora do curso de Capacitação - Serviço de Atendimento Educacional Especializado em Educação Infantil de Educandos com Deficiência da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Compôs a diretoria da SBEM/DF (Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Distrito Federal) no período de 2020 a 2022. Atuou como colaboradora em processo de desenvolvimento de projeto de avaliação em larga escala do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) no período de 2021 a 2022.

Luciane ALVES RODRIGUES DE SOUSA, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Universidade de Brasília

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB/2023). Especialista em Psicopedagogia - USLJ/SP (2000). Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia - UDF Centro Universitário (1997). Atualmente é professora de atividades/sala de recurso - Secretaria de Educação do Distrito Federal atuando com estudantes com deficiência visual. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial. É membra do grupo ?Dzeta Investigações em Educação Matemática? (UnB); é membra do grupo ?Do ensino presencial ao ensino remoto emergencial em função da Covid-19: Apoios educacionais, sociais e tecnológicos para professores da rede pública de ensino do Distrito Federal (UnB).

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília

Pós-Doutor em Educação (ProPEd/UERJ) e Doutor em Educação Matemática (PUC/SP), com estágio doutoral na Universidade do Minho (Portugal). Professor Adjunto da Universidade de Brasília – UnB, Faculdade de Educação - FE. Pesquisador dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da UnB (Mestrado e Doutorado, acadêmico e profissional).

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Publicado

27-07-2024

Como Citar

FERREIRA, Ana Tereza Ramos de Jesus; SOUZA, Meire Nadja Meira de; SOUSA, Luciane ALVES RODRIGUES DE; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. DIDÁTICA PARA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: AS OFICINAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, p. 31–51, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.76271. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/76271. Acesso em: 11 set. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENFRENTAMENTO DAS CONTRARREFORMAS NEOLIBERAIS