DIDÁTICA PARA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: AS OFICINAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.76271Palavras-chave:
Educação Infantil, Educação Matemática, Formação Inicial, Oficinas Pedagógicas, Brincadeiras e jogos.Resumo
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, os eixos estruturantes são as brincadeiras e as interações. Desta forma, como preparar os futuros professores que irão atuar nessa etapa? Diante deste problema o Grupo de Pesquisa Dzeta Investigação em Educação Matemática, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, desenvolveu 10 oficinas pedagógicas ao longo do 2º semestre letivo de 2022. Destarte, essa pesquisa é um recorte do trabalho desenvolvido com os alunos da disciplina de Educação Matemática 1, estudantes dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Matemática, no contexto da Educação Infantil. Assim, este manuscrito objetiva apresentar as oficinas como importante ferramenta metodológica para a formação inicial dos professores por meio do uso de jogos, brincadeiras e materiais manipuláveis para os futuros docentes da Educação Infantil sobre Educação Matemática. Autores como D'Ambrosio (2013), Gatti (2019), Freire (2021), Oshima e Pavanello (2013) e Vigotski (2003)compõem o referencial teórico. O estudo tem um viés qualitativo do tipo exploratório e a técnica aplicada em nosso estudo foi a observação participante. Os instrumentos de coletas de dados foram o questionário avaliativo, as atividades elaboradas pelos estudantes, fotos e vídeos das atividades. O estudo evidenciou a necessidade de se trabalhar a Matemática de maneira interativa e reflexiva, a imprescindibilidade de os estudantes vivenciarem estratégias pedagógicas lúdicas e ainda a manipulação de diferentes recursos, como histórias e materiais recicláveis.
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