A EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR DE ENGENHARIA LECIONANDO EM UM CURSO PROFISSIONALIZANTE DE TEATRO: A ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DA ESCOLA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR.
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85697Resumo
Este trabalho relata a experiência de um professor das ciências de exatas em um curso técnico profissionalizante de teatro situada no Rio de Janeiro. O foco do trabalho foi de analisar e relatar a experiência vivida com uma visão mais focada na acessibilidade assim como da educação especial e inclusiva. A Constituição Federal de 1988 garante o acolhimento de todas as pessoas, sem exceção, no acesso ao sistema de ensino e sem qualquer tipo de discriminação. Embora este seja um direito constitucional, na prática há certa dificuldade na observância desta garantia. A escola em questão não demonstrou ser acessível, infringindo diversas normas brasileiras de acessibilidade em seus dois locais de funcionamento. Com relação a inclusão, embora seu processo de seleção demonstre ser totalmente aberto e livre de preconceitos, não foi identificada ações internas que promovam a remoção das barreiras dentro do processo de aprendizagem, assim como atendimento especializado para estudantes com algum tipo de transtorno. Já para o corpo docente, observou-se ausência de diálogo especifico para as tratativas que deveriam ser observadas para estes grupos de estudantes com alguma necessidade especial. Um olhar mais atento e diferenciado para estes estudantes, assim como as orientações de um profissional especializado para o corpo docente poderia auxiliar em diversos contratempos ocorridos devido a existência desta lacuna.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcelo Longo Freitas Mandarino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional