A EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR DE ENGENHARIA LECIONANDO EM UM CURSO PROFISSIONALIZANTE DE TEATRO: A ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DA ESCOLA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR.

Autores

  • Marcelo Longo Freitas Mandarino Faetec

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.85697

Resumo

Este trabalho relata a experiência de um professor das ciências de exatas em um curso técnico profissionalizante de teatro situada no Rio de Janeiro. O foco do trabalho foi de analisar e relatar a experiência vivida com uma visão mais focada na acessibilidade assim como da educação especial e inclusiva. A Constituição Federal de 1988 garante o acolhimento de todas as pessoas, sem exceção, no acesso ao sistema de ensino e sem qualquer tipo de discriminação. Embora este seja um direito constitucional, na prática há certa dificuldade na observância desta garantia. A escola em questão não demonstrou ser acessível, infringindo diversas normas brasileiras de acessibilidade em seus dois locais de funcionamento. Com relação a inclusão, embora seu processo de seleção demonstre ser totalmente aberto e livre de preconceitos, não foi identificada ações internas que promovam a remoção das barreiras dentro do processo de aprendizagem, assim como atendimento especializado para estudantes com algum tipo de transtorno. Já para o corpo docente, observou-se ausência de diálogo especifico para as tratativas que deveriam ser observadas para estes grupos de estudantes com alguma necessidade especial. Um olhar mais atento e diferenciado para estes estudantes, assim como as orientações de um profissional especializado para o corpo docente poderia auxiliar em diversos contratempos ocorridos devido a existência desta lacuna.

Downloads

Publicado

30-05-2025

Como Citar

LONGO FREITAS MANDARINO, Marcelo. A EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR DE ENGENHARIA LECIONANDO EM UM CURSO PROFISSIONALIZANTE DE TEATRO: A ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DA ESCOLA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 297–313, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.85697. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/85697. Acesso em: 20 jul. 2025.