FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: AS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DAS PROFESSORAS DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.68445Palavras-chave:
Formação de professores, Comunicação Alternativa e Ampliada, Educação Especial, Educação Inclusiva.Resumo
A inclusão de alunos com deficiência no ensino regular ainda enfrenta barreiras importantes, sendo uma delas o déficit na formação docente. O presente trabalho tem como objetivo verificar como ocorreu uma formação continuada em serviço para um grupo de professoras de Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) das escolas da rede pública do município do Rio de Janeiro e suas contribuições com relação à prática pedagógica desses profissionais. Para isso uma metodologia qualitativa do tipo descritiva foi adotada. Participaram dezoito professoras que atuavam em SRM, quatro professoras especializadas, duas pesquisadoras e três assistentes de pesquisa. Foram realizados sete encontros de formação, em uma sala da equipe da SME RJ ao longo de 2017. Foram utilizados roteiro de observação, diário de campo e filmagens. Todos os encontros foram filmados e transcritos. A análise de conteúdo dos vídeos revelou a discussão de quatro temas: acompanhamento de alunos durante a formação; Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA); dificuldades enfrentadas e a continuidade da formação. O estudo revelou que o espaço construído pelas professoras de SRM possibilitou não só o aprofundamento teórico prático, mas também um espaço de escuta. Em relação ao acompanhamento de alunos durante a formação percebeu-se o grupo confortável em compartilhar as práticas desenvolvidas na SRM em sua maioria com alunos com necessidades complexas de comunicação. Conclui-se que a formação continuada foi importante para que as docentes pudessem ressignificar suas práticas e atuar de forma efetiva.
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