AUTOCENSURA E RESISTÊNCIA ENTRE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: RELATOS DE PESQUISA

RESEARCH REPORTS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.82428

Palabras clave:

Neoconservadorismo, Direito à Educação, Profissionais do Magistério, Liberdade de ensino, Município de São Paulo

Resumen

O artigo aborda os desafios e resistências enfrentados pelos profissionais do magistério no município de São Paulo diante da onda conservadora que afeta a educação pública, apresentando resultados de pesquisa de caráter qualitativo, com técnicas da abordagem etnográfica, juntos a profissionais do magistério público do município de São Paulo. O objetivo é investigar os efeitos das proposições políticas ideológicas neoconservadoras nas práticas escolares. A pesquisa se justifica pela crescente tentativa de censura a professores(as), pela desvalorização dos profissionais da educação e pelo fortalecimento das ideias conservadoras, fenômeno transnacional discutido na literatura e com impactos destacados na política educacional e no direito à educação. Como resultados identificamos práticas escolares de autocensura por receio de constrangimentos e de censura no âmbito da própria comunidade escolar. Os temas em geral mobilizados nesses fenômenos estão ligados às pautas democráticas de direito humanos na educação, como direitos de mulheres e da população LGBTQUIA+, educação para a saúde sexual, combate ao racismo e história dos períodos autoritários no Brasil. Concluímos que apesar de disseminadas, tais práticas compõem um cenário de grandes disputas na sociedade brasileira, nas quais emergem possibilidade de resistências, alianças e práticas que preservam vivo o sentido democrático e transformador da educação.

Biografía del autor/a

Bruna Santos Sartori, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Coordenadora Pedagógica junto à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Mestra em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC. 

Salomão Barros Ximenes, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordena o Observatório Regional de Políticas Educacionais do Grande ABC, patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). É membro da Rede Escola Pública e Universidade (REPU), do Grupo de Trabalho CLACSO sobre Políticas Educacionais e Direito à Educação e do Observatório Nacional de Violência contra Educadores.

Publicado

2024-10-01

Cómo citar

SANTOS SARTORI, Bruna; BARROS XIMENES, Salomão. AUTOCENSURA E RESISTÊNCIA ENTRE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: RELATOS DE PESQUISA : RESEARCH REPORTS . Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 742–763, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.82428. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/82428. Acesso em: 5 dic. 2025.