AUTOCENSURA E RESITÊNCIA ENTRE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: RELATOS DE PESQUISA

RESEARCH REPORTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.82428

Resumo

O artigo aborda os desafios e resistências enfrentados pelos profissionais do magistério no município de São Paulo diante da onda conservadora que afeta a educação pública, apresentando resultados de pesquisa de caráter qualitativo, com técnicas da abordagem etnográfica, juntos a profissionais do magistério público do município de São Paulo. O objetivo é investigar os efeitos das proposições políticas ideológicas neoconservadoras nas práticas escolares. A pesquisa se justifica pela crescente tentativa de censura a professores(as), pela desvalorização dos profissionais da educação e pelo fortalecimento das ideias conservadoras, fenômeno transnacional discutido na literatura e com impactos destacados na política educacional e no direito à educação. Como resultados identificamos práticas escolares de autocensura por receio de constrangimentos e de censura no âmbito da própria comunidade escolar. Os temas em geral mobilizados nesses fenômenos estão ligados às pautas democráticas de direito humanos na educação, como direitos de mulheres e da população LGBTQUIA+, educação para a saúde sexual, combate ao racismo e história dos períodos autoritários no Brasil. Concluímos que apesar de disseminadas, tais práticas compõem um cenário de grandes disputas na sociedade brasileira, nas quais emergem possibilidade de resistências, alianças e práticas que preservam vivo o sentido democrático e transformador da educação.

Biografia do Autor

Bruna Sartori, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Coordenadora Pedagógica junto à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Mestra em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC. 

Salomão Ximenes , Universidade Federal do ABC (UFABC)

Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordena o Observatório Regional de Políticas Educacionais do Grande ABC, patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). É membro da Rede Escola Pública e Universidade (REPU), do Grupo de Trabalho CLACSO sobre Políticas Educacionais e Direito à Educação e do Observatório Nacional de Violência contra Educadores.

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Publicado

01-10-2024

Como Citar

SANTOS SARTORI, Bruna; BARROS XIMENES, Salomão. AUTOCENSURA E RESITÊNCIA ENTRE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: RELATOS DE PESQUISA : RESEARCH REPORTS . Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 742–763, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.82428. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/82428. Acesso em: 24 mar. 2025.