Raça, gênero e a lei 10.639/03 no âmbito da Educação Física escolar: percepções docentes
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.14187Palavras-chave:
Educação Física Escolar. Relações Raciais. Relações de Gênero.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar pesquisa realizado com duas professoras e um professor de Educação Física de duas escolas municipais de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo. A pesquisa qualitativa e descritiva analisou os questionários aplicados a fim de identificar três aspectos: a concepção dos/as professores/as sobre os conceitos de raça e de gênero; o olhar dos/as professores/as sobre as relações raciais e de gênero na Educação Física escolar e as suas percepções acerca da lei 10.639/03. Os resultados apontam que eles/as conhecem as categorias raça e gênero, de forma superficial, procuram considerá-las no cotidiano das aulas de Educação Física, conhecem a lei 10.639/03 a partir de cursos realizados em variadas instituições e tentam aplicá-la em suas aulas.Referências
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