MILITÂNCIA VISUAL PARA ALÉM DA PASSIVIDADE: ARTISTAS, VIADAS, MULHERES E DEMAIS ALTERIDADES BOTANDO A CARA NO SOL!
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2017.29527Keywords:
Gênero, Corpos, Cultura visual, Juventude, Educação.Abstract
A pesquisa da qual resulta esse artigo tem como referência duas personagens do meio artístico popular, a performer, cantora e dançarina Inês Brasil e o grupo musical Bonde das Bonecas. Ambos assumem visualidades inseparáveis do viés político que é a afirmação pública e poética de estéticas comumente rejeitadas pelos critérios hegemônicos de gosto e beleza. Embora nosso tema envolva o campo da Estética como interseção da Teoria do Gosto, Teoria da Beleza e Filosofia da Arte, e reconheçamos a potência estética dos seus trabalhos, não interessou ao debate deflagrado classificar ou discutir as qualidades ou localização das produções de Inês e do Bonde no campo da Arte. E sim os aspectos relacionados ao gosto e à beleza como instâncias de tensão política como centrais à discussão proposta.
References
AGGER, Ben. Oversharing: presentations of self in the internet age. Londres: Routledge, 2012.
Bonde das Bonecas. Vai veado. Rio de Janeiro: Master Power Record's, 2016.
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, 2002.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2006.
BRASIL, Inês. Alô Alô Vc Sabe Quem Sou Eu - Eu Vou Te Contar Que Vc Não Me Conhece.... Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=xlUSM3f0m1s >. Acesso em: 30 abr. 2017.
CONNELL, Robert W. Políticas da masculinidade. Educação & Realidade, n.20, v.2, p.185-206, 1995.
CROUZET-PAVAN, Elisabeth. Uma flor do mal: os jovens na Itália medieval. In: LEVI, Giovanni; SCHMITT, Jean-Claude (Org.). História dos jovens 1: da antiguidade a era moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade, I : a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 2003.
_______. História da sexualidade, 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 2003.
_______. História da sexualidade, 3: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 2002.
_______. Os anormais. São Paulo, Martins Fontes, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2013.
GAIOLA DAS POPOZUDAS. A porra da buceta é minha. 2006.
________. Minha buceta é o poder. 2010.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. 2. reimpr. rev. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
HERNÁNDEZ, Fernando. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Org.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora UFSM, 2011.
Inês Brasil. Make love. Rio de Janeiro: Videobes, 2015.
LEVI, Giovanni; SCHMITT, Jean-Claude (Org.). História dos Jovens 1: da antiguidade a era moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
LOURO, Guacira Lopes (Org). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
______. Teoria queer: uma política pós-identitária para a educação. Revista de Estudos Feministas, Florianópolis, 2001. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2017.
______. Um corpo estranho: ensaios sobre a sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
MARLBORO, Dj. Dj Marlboro (Por Ele Mesmo): o Funk no Brasil. Rio de Janeiro: MAUAD, 1996.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Org.). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora UFSM, 2011.
MATTOS, Carla dos Santos. No ritmo neurótico: cultura funk e performances 'proibidas' em contexto de violência no Rio de Janeiro. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Faculdade de Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, rio de Janeiro, 2006.
MIRZOEFF, Nicholas. How to See the World: an introduction to images, from self-portraits to selfies, maps to movies, and more. Nova Iorque: Basic Books, 2015.
ONFRAY, Michel. La puissance d’exister. Paris: Le livre de poche, 2005.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos praticados: regulação e emancipação no cotidiano escolar. 2003. Disponível em: < http://26reuniao.anped.org.br/trabalhos/ inesbarbosadeoliveira.pdf >. Acesso em: 30 abr. 2017.
SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004.
_______. A Crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.
Tati Quebra-Barraco. Boladona. Rio de Janeiro: Link Records, 2004
_______. Sou Feia, Mas Tô Na Moda. Rio de Janeiro: Link Records, 2004.
TAYLOR, Roger L.. Arte inimiga do povo. São Paulo, SP: Conrad, 2006.
VICTORIO FILHO, Aldo e BERINO, Aristóteles de Paula. Meninas do Rio: o que cantam e contam nas paradas do proibidão. Disponível em: < http://www.fazendogenero.ufsc.br/7/artigos/B/Berino-Victorio_Filho_01.pdf >. Acesso em: 30 abr. 2017
WULF, Christoph. Homo Pictor: imaginação, ritual e aprendizado mimético no mundo globalizado. São Paulo: Hedra, 2013.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License