EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ACESSIBILIDADE EM FOCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.82425

Resumo

As recentes políticas públicas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva e dos direitos humanos, têm contribuído para o crescente aumento de matrículas de estudantes com deficiência na educação superior. Este cenário tem suscitado, nas instituições de ensino superior, a necessidade de reestruturação de  sua organização física e acadêmica, alicerçada em uma cultura capacitista direcionada às pessoas com deficiência. Nesta direção, compreendendo que atualmente a acessibilidade configura-se como um direito humano fundamental da pessoa com deficiência, este estudo tem como objetivo apresentar a importância do processo de consolidação da educação especial numa perspectiva inclusiva e dos direitos humanos, identificando a trajetória de atuação destas políticas na educação superior. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfia dos referenciais que tratam sobre estas temáticas na educação superior, bem como dos documentos que integram o escopo das políticas desta natureza. Os dados foram analisados tendo em vista os pressupostaos da pesquisa qualitativa em diálogo com a Abordagem Histórico-Cultural do desenvolvimento humano e indicaram que as políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva e dos direitos humanos na educação superior, corroboram para a compreensão da  acessibilidade como um direito humano fundamental no processo de inclusão da pessoa com deficiência também nestes espaços.

Biografia do Autor

Tamara França de Almeida Magalhães, UFRRJ

Doutoranda no curso de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro . Possui graduação em LETRAS pela Universidade Estácio de Sá (2005), graduação em PEDAGOGIA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007), especialização em gestão, supervisão e administração escolar pela Universidade Castelo Branco (2008) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é técnico em assuntos educacionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e professora na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, políticas inclusivas, políticas educacionais, educação inclusiva e ensino superior.

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Publicado

30-09-2024

Como Citar

MAGALHÃES, Tamara França de Almeida. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ACESSIBILIDADE EM FOCO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 663–683, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.82425. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/82425. Acesso em: 24 mar. 2025.