POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA NEGROS/AS NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA DE TESES DO PORTAL CAPES
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73819Palavras-chave:
Ação Afirmativa, População negra, Educação superior, Revisão Integrativa.Resumo
Este artigo analisa a produção acadêmica sobre a política de ação afirmativa com recorte racial da perspectiva da população negra nas universidades brasileiras, nas áreas da educação e da sociologia, no período que compreende os anos de 2009 até 2019. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura que contemplou a procura na base eletrônica do Catálogo de teses e dissertações do Portal Capes. Foram selecionadas quarenta e oito teses. Os resultados apresentam a questão racial no Brasil no âmbito das políticas educacionais inclusivas com recorte racial no ensino superior, desse modo, o panorama dessas produções destaca as principais dimensões e tendências assumidas por estes estudos evidenciando suas formas, métodos, caracterizando-as e aproximando-as de acordo com seus objetivos.
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