POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA NEGROS/AS NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA DE TESES DO PORTAL CAPES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.73819

Palavras-chave:

Ação Afirmativa, População negra, Educação superior, Revisão Integrativa.

Resumo

Este artigo analisa a produção acadêmica sobre a política de ação afirmativa com recorte racial da perspectiva da população negra nas universidades brasileiras, nas áreas da educação e da sociologia, no período que compreende os anos de 2009 até 2019. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura que contemplou a procura na base eletrônica do Catálogo de teses e dissertações do Portal Capes. Foram selecionadas quarenta e oito teses. Os resultados apresentam a questão racial no Brasil no âmbito das políticas educacionais inclusivas com recorte racial no ensino superior, desse modo, o panorama dessas produções destaca as principais dimensões e tendências assumidas por estes estudos evidenciando suas formas, métodos, caracterizando-as e aproximando-as de acordo com seus objetivos.

Biografia do Autor

Marina Santos Pereira Santos, da Universidade Estadual do Maranhão

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Federal do Pará. Professora de Sociologia do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do
Maranhão(UEMA).

Lúcia Isabel da Conceição Silva, Universidade Federal do Pará

Professora da Universidade Federal do Pará. Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará.

Carlos Henrique Garcia de Souza, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação pela Universidade Federa do Pará. Bolsista de Doutorado -CAPES. 

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Publicado

20-11-2023

Como Citar

PEREIRA SANTOS, Marina Santos; SILVA, Lúcia Isabel da Conceição; GARCIA DE SOUZA, Carlos Henrique. POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA NEGROS/AS NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA DE TESES DO PORTAL CAPES. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 265–285, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.73819. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/73819. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS