BIOLOGIA, EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E INVERSÃO EPISTEMOLÓGICA.
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.16194Palavras-chave:
biologia, educação das relações étnico-raciais, inversão epistemológica.Resumo
Pretendo com o texto fazer uma reflexão sobre a educação das relações étnico-raciais a partir de uma pesquisa acadêmica com docentes do ensino superior de biologia, destacando também o ensino de Ciências e Biologia na educação básica. Apresento uma pequena parte da pesquisa, onde os docentes mencionam como trabalham ou já trabalharam com a questão racial nos cursos de licenciatura onde lecionam. Aposto numa inversão epistemológica, no questionamento do habitual, para se pensar a educação das relações étnico-raciais tanto no ensino superior de biologia, quanto no ensino de ciências e biologia na educação básica.
Referências
CNE/ CP 3/2004. Parecer nº3 /2004 de 10 de março de 2004. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/003.pdf.>. Acesso em 11 abr. 2014.
FILÉ, Valter. Imagens e Movimentos. Disponível em: <http://www.academia.edu/7975861/Imagens_e_Movimentos0._Valter_Fil%C3%A90>. Acesso em: 15 abr.2015.
GOMES, Nilma Lino. Relações Étnico-Raciais, Educação e Descolonização dos Currículos. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, jan./abr. 2012. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss1articles/gomes.pdf>. Acesso em: 18 abr.2015.
______. Educação e Relações Raciais: refletindo sobre algumas estratégias de atuação. In: MUNANGA, Kabengele. Superando o Racismo na Escola. 2 ed.rev. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. p. 143-154. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/racismo_escola.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2015.
OLIVEIRA, Iolanda de. Entrevista com a professora Iolanda de Oliveira. Revista Teias, Rio de Janeiro v.14, n.34, 2013. Disponível em: <http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/1593>. Acesso em 17 mar.2015. Entrevista concedida a Maria Alice Rezende Gonçalves e Elielma Ayres Machado.
SKLIAR, Carlos. Incluir as diferenças? Sobre um problema mal reformulado e uma realidade insuportável. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 1 n.1 fev-mai. 2015. Disponível em:<http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/11724>. Acesso em: 17 abr. 2015.
______. Pedagogia (improvável) da diferença. E se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
VERRANGIA, Douglas. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafio e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.36, n. 3 set-dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n3/v36n3a04.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional