ONDE ARDEM AS IMAGENS

POR MAIS EXPERIMENTAÇÕES INVENTIVAS E ARTISTAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.83832

Resumo

O artigo registra o movimento de pesquisa realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na cidade de Xxxxxxx/XX, Brasil, acerca dos afetos e da potência das imagens nos cotidianos escolares. Utiliza a cartografia como metodologia para acompanhar processos em meio a mapas abertos, fazendo borrar as imagens pensadas para a Educação Infantil e com isso criar e afirmar novas imagens de currículos, de infâncias, aprendizagens e artistagens, junto a bebês, crianças e docências. A argumentação destaca a força das imagens nômades e dos signos artísticos para romper as imagens-representação. O texto ressalta a importância de compreender as imagens como expressões pensantes e relacionais, capazes de provocar afetos potentes. Conclui diante da abertura de possibilidades com um convite a "eclodir a vida" na Educação Infantil, promovendo currículos brincantes, vibrantes e intensivos. Propõe afetar-se com as imagens como potência viva, que movimentam o pensamento, instigando a pensar a Educação Infantil como um território de experimentações inventivas, longe de padrões pré-estabelecidos e estereotipados.

Biografia do Autor

Fernanda Binda Alves Touret, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Educação (PPGE/Ufes), na linha de pesquisa "Docência, Currículos e Processos Culturais". Possui Especialização em Educação Infantil e Especial pela Universidade Cândido Mendes e Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Tecnologia FAESA (2001) . Atualmente é professor de Educação Infantil- PEB I da Prefeitura Municipal de Vitória. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil.Realiza formações para professores e profissionais da Educação Infantil pela Prefeitura Municipal de Vitória.Participa do grupo de pesquisa "Cartografia, infâncias, docências e currículos" (CNPQ), liderado pela Prof Dr Ana Paula Patrocinio Holzmeister - Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9042022239947047. Participa do grupo de pesquisa "Com-Versações com as Teorias Pós-Críticas em Currículo e Formação de Professores", da Universidade Federal do Espírito Santo. Integrante do GT Avaliação - Prefeitura Municipal de Vitória/ES.

Sandra Kretli da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Adjunto III, vinculado ao Departamento de Teorias e Práticas de Ensino da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Núcleo Docente Estruturante do CE/Ufes (2014-2015) e (2022-2023). Membro da Comissão Permanente de Avaliação das Políticas Educacionais do CE/Ufes. Professora permanente e Coordenadora Geral do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes) e Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGMPE/Ufes). Realizou estágio de pós-doutorado em Educação na linha de pesquisa Currículo e Culturas do Programa de Pós-Graduação em Educação e Inclusão Social, da FaE/UFMG. Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na linha de pesquisa "Cultura, Currículo e Formação de Educadores". Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq "Com-versações com as teorias pós-críticas em currículos, culturas e formação de professores" (PPGE/Ufes), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Culturas (GECC), da FAE/UFMG e do ESCRE(VI)VER: Grupo de estudos e pesquisa com narrativas em educação, da UFBA. Foi vice-coordenadora do GT Currículo da Anped no biênio 2019-2020 e coordenadora do GT Currículo no biênio 2020-2021. Membro do comitê científico da Anped no biênio 2017-2018. Atualmente é membro titular do comitê científico do GT Currículo da Anped, no biênio 2022/2024. Membro atuante na nova direção da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Membro do AERA. Pesquisador Capixaba (FAPES).

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Publicado

17-12-2024

Como Citar

BINDA ALVES TOURET, Fernanda; KRETLI DA SILVA, Sandra. ONDE ARDEM AS IMAGENS: POR MAIS EXPERIMENTAÇÕES INVENTIVAS E ARTISTAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 197–217, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.83832. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/83832. Acesso em: 17 mar. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: PENSAMENTO POÉTICO: EPISTEMOLOGIAS, METODOLOGIAS E NARRATIVAS ARTÍSTICAS NA PESQUISA E NO ENSINO