ONDE ARDEM AS IMAGENS
POR MAIS EXPERIMENTAÇÕES INVENTIVAS E ARTISTAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.83832Resumo
O artigo registra o movimento de pesquisa realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na cidade de Xxxxxxx/XX, Brasil, acerca dos afetos e da potência das imagens nos cotidianos escolares. Utiliza a cartografia como metodologia para acompanhar processos em meio a mapas abertos, fazendo borrar as imagens pensadas para a Educação Infantil e com isso criar e afirmar novas imagens de currículos, de infâncias, aprendizagens e artistagens, junto a bebês, crianças e docências. A argumentação destaca a força das imagens nômades e dos signos artísticos para romper as imagens-representação. O texto ressalta a importância de compreender as imagens como expressões pensantes e relacionais, capazes de provocar afetos potentes. Conclui diante da abertura de possibilidades com um convite a "eclodir a vida" na Educação Infantil, promovendo currículos brincantes, vibrantes e intensivos. Propõe afetar-se com as imagens como potência viva, que movimentam o pensamento, instigando a pensar a Educação Infantil como um território de experimentações inventivas, longe de padrões pré-estabelecidos e estereotipados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fernanda Binda Alves Touret, Sandra Kretli da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional