EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL EM UM PRÉ-VESTIBULAR E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL E NA INSERÇÃO SOCIAL DE ESTUDANTES TRANS, NEGROS E PERIFÉRICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.54914

Palavras-chave:

Educação formal - Educação não formal - Pré-vestibular - Aprendizagem – Educação.

Resumo

O texto aborda um dos capítulos de uma pesquisa realizada com egressos trans de um pré-vestibular social que apresenta como foco a comunidade trans. O eixo que será compartilhado é uma reflexão teórica sobre como a educação formal e não formal se manifestam no cotidiano de um curso preparatório para o vestibular. Reflexões que contribuem para o entendimento sobre ambas e o foco na interpenetração das mesmas e não em suas categorizações. Tal combinação contribui para facilitar o percurso educacional dos estudantes de acordo com seu contexto, suas demandas e seus objetivos, visto que os educandos não são apenas alunos, mas sim participantes de uma vida social nos diferentes grupos e instituições. A amplitude da educação anuncia um ganho da dimensão de aprendizagem na vida de cada um.

Biografia do Autor

Ana Cristina Fournier, UERJ/FEBF

Mestra no programa de Educação, Comunicação e Cultura pela UERJ/FEBF.

Referências

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Publicado

20-12-2021

Como Citar

FOURNIER, Ana Cristina. EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL EM UM PRÉ-VESTIBULAR E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL E NA INSERÇÃO SOCIAL DE ESTUDANTES TRANS, NEGROS E PERIFÉRICOS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 1666–1680, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.54914. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54914. Acesso em: 13 jun. 2024.