EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL EM UM PRÉ-VESTIBULAR E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL E NA INSERÇÃO SOCIAL DE ESTUDANTES TRANS, NEGROS E PERIFÉRICOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54914Keywords:
Educação formal - Educação não formal - Pré-vestibular - Aprendizagem – Educação.Abstract
O texto aborda um dos capítulos de uma pesquisa realizada com egressos trans de um pré-vestibular social que apresenta como foco a comunidade trans. O eixo que será compartilhado é uma reflexão teórica sobre como a educação formal e não formal se manifestam no cotidiano de um curso preparatório para o vestibular. Reflexões que contribuem para o entendimento sobre ambas e o foco na interpenetração das mesmas e não em suas categorizações. Tal combinação contribui para facilitar o percurso educacional dos estudantes de acordo com seu contexto, suas demandas e seus objetivos, visto que os educandos não são apenas alunos, mas sim participantes de uma vida social nos diferentes grupos e instituições. A amplitude da educação anuncia um ganho da dimensão de aprendizagem na vida de cada um.
References
GADOTTI, M. A questão da educação formal/não formal. Institut Internacional des droits de l’enfant (IDE) Droit à l’éducation: solution à tous les problèmes ou problème san ssolution? 2005. Disponível em: https://docplayer.com.br/5445484-A-questao-da-educacao-formal-naoformal.html. Acesso em: 19 abr. 2019.
GOHN, M. G. Educação Não Formal e o Educador Social: Atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo, Cortez, 2010.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo, Cortez, 1988.
NASCIMENTO, A. O movimento dos Cursos Pré-Vestibulares para Negros e a Política de Cotas nas Instituições de Ensino Superior. Cadernos Imbondeiro. João Pessoa, v.2, nº. 1, 2012.
TRILLA, J. A educação não-formal. In V. A. Arante (Ed.), A educação formal e não-formal: pontos e contrapontos. Summus Editorial: São Paulo, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License