CARTAS PARA SENTIPENSAR A POÉTICA NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.84683Resumo
O objetivo deste ensaio teórico é sentipensar a partir da troca de cartas como podemos exercitar uma poética miudinha na docência no campo da educação. Para tanto, acionamos intelectuais, poetas e escritoras/es que nos acompanham nesse processo, e partimos de conceitos como corazonar, sentipensar e pedagogia engajada para nos auxiliar na tessitura deste ensaio que se hibridiza em decorrência das escolhas de escrita que fizemos. O procedimento metodológico que inspirou este processo é o da cartagrafia, ou seja, a troca de cartas para acionar o que pensamos, sentimos e o como vivemos o tema da poética em nossas experiências docentes. É na composição entre as cartas trocadas pelas autoras que analisamos e propomos um certo modo de sentir a poética na docência, partindo da experiência, entendida como aquilo que nos passa, bem como compreendendoo compromisso que precisamos assumir em busca de um fazer poético implicado com a transformação social e com a afronta aos modos acadêmicos hegemônicos e coloniais. A dimensão poética, desta forma, precisa estar pactuada com a descolonização da afetividade e o acionamento de saberes localizados desde a experiência das pessoas envolvidas, ampliando suas possibilidades a partir da conversa entre humanos e não-humanos em suas diferenças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bruna Moraes Battistelli, Kelly Lima, Caroline da Cruz Melnick

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional