CARTAS PARA SENTIPENSAR A POÉTICA NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.84683

Resumo

O objetivo deste ensaio teórico é sentipensar a partir da troca de cartas como podemos exercitar uma poética miudinha na docência no campo da educação. Para tanto, acionamos intelectuais, poetas e escritoras/es que nos acompanham nesse processo, e partimos de conceitos como corazonar, sentipensar e pedagogia engajada para nos auxiliar na tessitura deste ensaio que se hibridiza em decorrência das escolhas de escrita que fizemos. O procedimento metodológico que inspirou este processo é o da cartagrafia, ou seja, a troca de cartas para acionar o que pensamos, sentimos e o como vivemos o tema da poética em nossas experiências docentes. É na composição entre as cartas trocadas pelas autoras que analisamos e propomos um certo modo de sentir a poética na docência, partindo da experiência, entendida como aquilo que nos passa, bem como compreendendoo compromisso que precisamos assumir em busca de um fazer poético implicado com a transformação social e com a afronta aos modos acadêmicos hegemônicos e coloniais. A dimensão poética, desta forma, precisa estar pactuada com a descolonização da afetividade e o acionamento de saberes localizados desde a experiência das pessoas envolvidas, ampliando suas possibilidades a partir da conversa entre humanos e não-humanos em suas diferenças. 

Biografia do Autor

Bruna Moraes Battistelli, UFPR

Professora Doutora no Setor de Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e no Programa de Pós-graduação em Educação na UFPR. Mestra e doutora em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

17-12-2024

Como Citar

MORAES BATTISTELLI, Bruna; LIMA, Kelly; DA CRUZ MELNICK, Caroline. CARTAS PARA SENTIPENSAR A POÉTICA NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 56–74, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.84683. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/84683. Acesso em: 17 mar. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: PENSAMENTO POÉTICO: EPISTEMOLOGIAS, METODOLOGIAS E NARRATIVAS ARTÍSTICAS NA PESQUISA E NO ENSINO