HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FLUMINENSE NOS ESTUDOS DA PROFESSORA HAYDÉE FIGUEIRÊDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.83403

Resumo

O presente texto revisita a produção intelectual realizadas pela professora Haydée da Graça Ferreira de Figueirêdo, realizados ao longo da sua trajetória como docente da educação básica e superior. Os objetivos apresentados versam sobre o resgate memorialístico da trajetória de vida e profissional da intelectual local, nos oferecendo formas diferenciadas de compreensão da educação local e nacional. Os fios condutores são a pesquisa bibliográfica e documental, com base nos estudos do “paradigma indiciário” (GINZBURG, 1989) e “compreensão do presente à luz do passado” (BLOCH, 2001). A historiografia educacional apresenta focos na “compreensão do local e suas análises históricas” (FIGUEIRÊDO, 2004), onde os estudos desenvolvidos, iluminam novos conhecimentos sobre a história da educação fluminense.  As variáveis da trama social e as experiências escolares presentes em suas reflexões, “fortaleceram o binômio pesquisa e ensino” (NUNES, 2010), valorizando à ação pedagógica e a escola pública. Assim, este texto visa compartilhar as produções realizadas pela professora Haydée Figueirêdo, sua relevância na formação de professores e presença nas comemorações dos cinquentenários da Faculdade de Formação de Professores em São Gonçalo

Biografia do Autor

Karyne Alves dos Santos, Rede Estadual de Educação/ PROPED/UERJ

Professora da Rede Estadual; Supervisora da Rede Municipal de Niterói, Doutora em Educação - PROPED/UERJ

Downloads

Publicado

30-05-2025

Como Citar

DOS SANTOS, Karyne Alves. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FLUMINENSE NOS ESTUDOS DA PROFESSORA HAYDÉE FIGUEIRÊDO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 354–364, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.83403. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/83403. Acesso em: 2 jun. 2025.