HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FLUMINENSE NOS ESTUDOS DA PROFESSORA HAYDÉE FIGUEIRÊDO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.83403Resumo
O presente texto revisita a produção intelectual realizadas pela professora Haydée da Graça Ferreira de Figueirêdo, realizados ao longo da sua trajetória como docente da educação básica e superior. Os objetivos apresentados versam sobre o resgate memorialístico da trajetória de vida e profissional da intelectual local, nos oferecendo formas diferenciadas de compreensão da educação local e nacional. Os fios condutores são a pesquisa bibliográfica e documental, com base nos estudos do “paradigma indiciário” (GINZBURG, 1989) e “compreensão do presente à luz do passado” (BLOCH, 2001). A historiografia educacional apresenta focos na “compreensão do local e suas análises históricas” (FIGUEIRÊDO, 2004), onde os estudos desenvolvidos, iluminam novos conhecimentos sobre a história da educação fluminense. As variáveis da trama social e as experiências escolares presentes em suas reflexões, “fortaleceram o binômio pesquisa e ensino” (NUNES, 2010), valorizando à ação pedagógica e a escola pública. Assim, este texto visa compartilhar as produções realizadas pela professora Haydée Figueirêdo, sua relevância na formação de professores e presença nas comemorações dos cinquentenários da Faculdade de Formação de Professores em São Gonçalo
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