EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA COM O AUXÍLIO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: O TEATRO COMO RECURSO LÚDICO VISANDO À INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.52245

Palavras-chave:

Pedagogia de projetos, arte educação, teatro, educação financeira.

Resumo

Este artigo apresenta uma experimentação didática baseada na pedagogia de projetos com uma prática pedagógica diferenciada, o Teatro, visando o desenvolvimento do senso de autonomia do aluno nas aulas de matemática, concentrando-se em envolver ativamente os estudantes no desenvolvimento do entendimento da Educação Financeira contextualizada, trabalhando de forma independente e cooperativa na tomada de decisão em situações-problema. A partir dos resultados, pode-se perceber que os estudantes puderam desenvolver os processos cognitivos ensinados, sendo capazes de transferi-los para novas situações em economia doméstica e matemática financeira através da ambientação cênica elaborada, totalmente centrada nos conceitos da interdisciplinaridade e transversalidade

Biografia do Autor

Nelson Machado Barbosa, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Graduado em Matemática pela a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Especialista em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e em Matemática Aplicada em Biossistemas pelo CEFET/RJ. Mestre e Doutor em Modelagem Computacional pela a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência nas áreas de Estatística, Equações Diferenciais Hiperbólicas, Análise Numérica, Dinâmica Epidemiológica em Redes Complexas, Educação Matemática e Física Aplicada. Atualmente trabalha na linha de pesquisa de matemática aplicada e computação científica e Educação Matemática, atuando nos seguintes temas: "Estudo Numérico para Leis de Conservação Hiperbólicas não lineares utilizando Esquemas Numéricos de Alta Resoluções" e "Metodologias e Propostas Pedagógicas para o Ensino e Aprendizagem em Matemática". É Professor e Pesquisador do Laboratório de Ciências Matemáticas da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Atualmente é Coordenador do Programa de Iniciação Científica da Olimpíadas Brasileira de Matemática - OBMEP-RJ-ONE06.

Jonatas Campos Sarlo, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Mestre em Matemática pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (2019). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Cândido Mendes (2017). Licenciado em Matemática pela Universidade Salgado de Oliveira (2009). Atualmente é professor preparador do programa OBMEP na Escola como bolsista CAPES; professor de matemática, efetivo, na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) e professor de matemática, efetivo, na Secretaria de Educação de Campos dos Goytacazes (SMEC)

Eduardo Corrêa dos Santos, Colégio Estadual Pedro Cerqueira

Possui graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA pela Fundação Educacional da Região dos Lagos (2003). Especialista em ECONOMIA EMPRESARIAL pela Universidade Cândido Mendes (2004).Mestre em MATEMÁTICA pela UFES.

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Publicado

20-12-2021

Como Citar

BARBOSA, Nelson Machado; SARLO, Jonatas Campos; DOS SANTOS, Eduardo Corrêa. EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA COM O AUXÍLIO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: O TEATRO COMO RECURSO LÚDICO VISANDO À INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 1528–1554, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.52245. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/52245. Acesso em: 15 jun. 2024.