O TRABALHO COLABORATIVO ENTRE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA E DE PORTUGUÊS QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.70706

Palavras-chave:

Narrativa Pedagógica, Educação Especial, Ensino Remoto Emergencial, Educação Matemática, Letramento.

Resumo

Este artigo apresenta uma narrativa pedagógica das autoras sobre uma de suas experiências de ensino de Matemática e de Português para estudantes da educação especial, vivenciadas no contexto do Ensino Remoto Emergencial, em função da pandemia da COVID-19. Para a produção da narrativa, as autoras se debruçaram sobre um dos materiais didático-pedagógicos que fazem parte do repositório de atividades construído como uma das ações da pesquisa “Inclusão na escola regular de tempo integral: análise e compartilhamento de práticas pedagógicas inclusivas no Ensino Remoto Emergencial”, no intuito de rememorar o “trabalho colaborativo” (FIORENTINI, 2004) que envolveu a produção desse material para um determinado estudante, bem como refletir sobre como as atividades foram apropriadas por ele e sua família. A perspectiva teórico-metodológica central do artigo consiste na abordagem narrativa (auto)biográfica em educação, referenciada nos trabalhos de Bolívar (2002), Bragança (2021), Clandinin e Connelly (2011) e Prado (2013). A narrativa pedagógica produzida pelas autoras dialoga, ainda, com estudos sobre letramento, educação matemática, educação especial e saberes docentes. Como professoras (e) pesquisadoras envolvidas tanto na produção do material em questão quanto na relação pedagógica com o estudante, as autoras buscam reconstruir narrativamente o trabalho colaborativo que realizaram, atravessado por reflexões pedagógicas que exploram os sentidos da experiência pedagógica vivenciada com o estudante, e compartilhar com seus pares as compreensões construídas acerca das possíveis relações entre educação matemática e letramento no processo de escolarização de crianças da educação especial nos anos iniciais do ensino fundamental.

Biografia do Autor

Juliana Batista Faria, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora do Núcleo de Matemática do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. Licenciada em Matemática, Doutora em Educação, Pós-Doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

Hermínia Maria Martins Lima Silveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora do Núcleo de Letras do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. Licenciada em Letras, Doutora em Linguística do Texto e do Discurso, Pós-Doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

31-03-2023

Como Citar

FARIA, Juliana Batista; SILVEIRA, Hermínia Maria Martins Lima. O TRABALHO COLABORATIVO ENTRE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA E DE PORTUGUÊS QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 10–29, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.70706. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/70706. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PROCESSOS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES (AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E/OU NOS ANOS IN