DO MODELO PRESENCIAL AO HÍBRIDO: (AUTO) NARRATIVA E ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O ATO PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.75327Keywords:
Educação Superior, Metodologia de Ensino, Didática, Ensino Híbrido, Modelo de Aula Invertida.Abstract
Este artigo apresenta as transformações na modalidade de ensino durante a trajetória docente da autora, que ocorreram como resultado da sociedade da informação e no contexto da rede privada de ensino superior. Tem na (auto) narrativa o apoio metodológico para a compreensão do papel de professores na perspectiva da metodologia ativa, com a descrição do modelo da sala de aula invertida aplicado ao modo híbrido, da aula presencial articulada ao ambiente virtual de aprendizagem. E, depois, com a virtualização em contexto pandêmico, quais questões emergiram da reflexão a respeito das apreensões neoliberais e da tecnologização do ensino sobre o ato pedagógico docente e seu impacto na formação inicial de profissionais. Tem-se no recorte dessa (auto)narrativa uma forma de instrumentalização do trabalho docente, o que sinaliza para o exercício crítico das condições de trabalho que modulam professores do ensino superior privado, com a necessária amplitude de investigação e debate dos seus efeitos na qualidade da formação inicial de profissionais.References
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