DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO PRISIONAL: O PAPEL DA ESCOLA NA VIDA DE MULHERES TRANS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.82125Resumo
Com o propósito de analisar a influência da educação escolar na vida das alunas trans e seu impacto nas experiências vivenciadas, bem como considerando as discussões pertinentes sobre identidade e diversidade de gênero da população transexual, especialmente no âmbito do currículo escolar em instituições de ensino dentro de estabelecimentos prisionais, optamos por conduzir uma Revisão Sistemática de Literatura. A partir de publicações encontradas na base de dados científica de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sob o período compreendido entre janeiro de 2018 a maio de 2023, utilizando dois descritores combinados e elencamos critérios de inclusão e exclusão, fase que antecedeu a realização das análises que teve como base a análise temática de conteúdo. A leitura dos documentos permitiu a construção de 03 categorias que foram segmentadas da seguinte maneira: a) Currículo Heteronormativo no cotidiano escolar; b) - Formação Continuada de profissionais da Educação e c) - Vivências das Transgeneridades dentro das prisões desvelando, desta forma, como a educação escolar está presente nas trajetórias de vidas das alunas trans e como esta prática social tem interferido positiva e/ou negativamente em suas experiências de vida. Diante dos achados e das lacunas, foi possível observar a relevância e carência de discussões sobre tal temática no currículo escolar e como essas questões têm impactado a vida dessas estudantes.
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