DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO PRISIONAL: O PAPEL DA ESCOLA NA VIDA DE MULHERES TRANS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.82125

Resumo

Com o propósito de analisar a influência da educação escolar na vida das alunas trans e seu impacto nas experiências vivenciadas, bem como considerando as discussões pertinentes sobre identidade e diversidade de gênero da população transexual, especialmente no âmbito do currículo escolar em instituições de ensino dentro de estabelecimentos prisionais, optamos por conduzir uma Revisão Sistemática de Literatura. A partir de publicações encontradas na base de dados científica de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sob o período compreendido entre janeiro de 2018 a maio de 2023, utilizando dois descritores combinados e elencamos critérios de inclusão e exclusão, fase que antecedeu a realização das análises que teve como base a análise temática de conteúdo. A leitura dos documentos permitiu a construção de 03 categorias que foram segmentadas da seguinte maneira: a) Currículo Heteronormativo no cotidiano escolar; b) - Formação Continuada de profissionais da Educação e c) - Vivências das Transgeneridades dentro das prisões desvelando, desta forma, como a educação escolar está presente nas trajetórias de vidas das alunas trans e como esta prática social tem interferido positiva e/ou negativamente em suas experiências de vida. Diante dos achados e das lacunas, foi possível observar a relevância e carência de discussões sobre tal temática no currículo escolar e como essas questões têm impactado a vida dessas estudantes.

Biografia do Autor

Willian Lazaretti da Conceicao, Universidade Federal do Pará

Luciano Nascimento Corsino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Pós-Doutor em Educação. Professor EBTT no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e no Mestrado Profissional em Educação Física Escolar (ProEF/Polo UFC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Antirracismo, Gênero e Juventude (GEPEA/IFRS

Livia Sousa da Silva, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciências Sociais (Sociologia), pela Universidade Federal do Pará (UFPA) com Pós-Doc. em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPA); Mestre em Educação (Currículo e Formação de Professores), pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Especialista em Psicopedagogia Educacional com ênfase em psicopedagogia preventiva, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); licenciada plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre História da Educação e Formação de Professores - LABINVE. Atualmente, Professora Adjunta C- I no Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará - UFPA, Faculdade de Educação. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica - PPEB (UFPA) - Linha de Pesquisa História da Educação Básica.

Silmara Fernanda Alves do Nascimento, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Educação do Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica pela Universidade Federal do Pará – PPEB/UFPA. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Justiça Social - EDUJUS e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gestão, Trabalho e Educação no Cárcere - GEPGETC

Downloads

Publicado

30-09-2024

Como Citar

CONCEICAO, Willian Lazaretti da; NASCIMENTO CORSINO, Luciano; SOUSA DA SILVA, Livia; ALVES DO NASCIMENTO, Silmara Fernanda. DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO PRISIONAL: O PAPEL DA ESCOLA NA VIDA DE MULHERES TRANS . Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 466–487, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.82125. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/82125. Acesso em: 21 mar. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: OS DIREITOS HUMANOS E A LIBERDADE DE ENSINAR, APRENDER E PESQUISAR