Universidades S.A: indústria educacional, capital financeiro e exclusão social

educational industry, financial capital, and social exclusion

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.82453

Resumo

A ação das grandes empresas no Ensino Superior, vem se intensificando desde o final dos anos 2000 transformando as Instituições de Ensino Superior (IES) em empresas pertencentes à holdings da Educação Superior. Empresas de capital aberto que recebem capitais nacionais e estrangeiros negociados na bolsa de valores. processo que vem sendo denominado de financeirização. Tal realidade tem implicações profundas nas formas de acesso da sociedade ao ensino superior, na socialização do conhecimento científico e na organização do trabalho docente. Para entender tais fenômenos, delimitamos a Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá, com sede na cidade do Rio de Janeiro. Mantenedora da Universidade Estácio de Sá, empresa do grupo YDUQS Participações S.A, como objeto da nossa análise. Nosso objetivo é analisar os impactos do processo de financeirização nas IES privadas líderes do mercado educacional. Investigando os efeitos financeirização da educação superior na socialização do conhecimento científico e tecnológico e no acesso da sociedade ao ensino superior, bem como a reorganização das IES privadas sob a lógica do mercado financeiro. Como resultado evidenciamos como a dinâmica da financeirização levou a YDUQS a estratificar os cursos de graduação por faixa de renda, limitando a modalidade presencial aos cursos mais caros do chamado “Ensino Premium”, enquanto os outros cursos são totais ou parcialmente ministrados na modalidade EaD. Concluímos que a mercadorização da Educação Superior tem por consequência a transformação de um direito social em um serviço cada vez mais mediado pelos interesses do mercado financeiro.

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Publicado

30-09-2024

Como Citar

ANDRADE DA COSTA, Igor; DE A. DA CRUZ LAMOSA, Rodrigo. Universidades S.A: indústria educacional, capital financeiro e exclusão social: educational industry, financial capital, and social exclusion. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 503–517, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.82453. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/82453. Acesso em: 25 mar. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: OS DIREITOS HUMANOS E A LIBERDADE DE ENSINAR, APRENDER E PESQUISAR