DOCÊNCIA E PESQUISA: PERCURSO FORMATIVO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO.
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.76652Keywords:
Pesquisa, Docência, Educação Infantil, Crianças, EDI.Abstract
Este trabalho apresenta o percurso de uma professora de Educação Infantil da rede pública, em seu processo de formação e de descoberta da pesquisa que brota do cotidiano da escola. Considerando que as crianças são parte integrante da sociedade e estão submetidas a uma estrutura desigual de poder, e com uma visão de infância que entende as crianças como sujeitos ativos e de direitos que reproduzem, interpretam e criam sua própria cultura. O espaço público de Educação Infantil, no caso deste trabalho, o Espaço de Desenvolvimento Infantil apresenta-se como um lugar privilegiado para as manifestações infantis, visto que é um espaço que deveria efetivar o do direito das crianças cariocas à educação. Relatos e fotografias de situações vividas no cotidiano deste espaço institucional, evidenciam o processo de construção de um olhar poético, que valoriza as experiências e acontecimentos genuínos vividos pelos bebês e crianças. Além disso, a construção de um olhar político, que compreende a pesquisa como parte da identidade do professor, e como forma de resistir contra os discursos de fracasso da educação pública.
References
BECKER, Fernando. Ensino e Pesquisa: qual a relação? In: BECKER, Fernando e MARQUES, Tania. Ser professor é ser pesquisador. Porto Alegre: editora mediação, 2012.
CAPUTO, Stela Guedes, SANT’ANNA, Cristiano. “Sou ekedi Lara de Oxóssi. Meu nome sou eu e Oxóssi. Não coloca meu nome sozinho não”: Notas sobre fotografia e ética nas pesquisas com crianças. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Dossiê temático “Imagens: resistências e criações cotidianas”, junho, 2020.
GUIMARÃES, Daniela. Educação Infantil: espaços e experiências. In: CORSINO, Patrícia (org.) Educação Infantil: cotidiano e políticas. Campinas, SP: Autores Associados, 2012, pp. 93-104. NUNES, M. F.; CORSINO, P. A institucionalização da infância: antigas questões, novos desafios. In: CORSINO, P. (org.). Educação Infantil: cotidiano e políticas. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
GUSMÃO, Denise e JOBIM E SOUZA, Solange. A estética da delicadeza nas roças de Minas: sobre a memória e a fotografia como estratégia de pesquisa-intervenção. Psicologia e Sociedade; 20. ed. Especial, pp. 24-31, 2008.
LARROSSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. ROMEU, Gabriela. Narrativas do Olhar: notas de um diário. In: MAPA DA INFÂNCIA BRASILEIRA. Quem está na escuta? Diálogos, reflexões e trocas de especialistas que dão vez e voz às crianças. 2016. Disponível em: http://primeirainfancia.org.br/wpcontent/uploads/2016/11/T300000001836-0-Mapa_infancia-000.pdf. Acesso em 25 de fev. de 2019
LIMA, Mayumi Souza. A cidade e a criança. São Paulo: Nobel, 1989.
WINNICOTT, Donald Woods. A criança e o seu mundo (pp.83-103). 6ed. Rio de Janeiro: LTC. 2019
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Ana Carolina Campos de Menezes

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License