DOCÊNCIA E PESQUISA: PERCURSO FORMATIVO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO.

Autores

  • Ana Carolina Campos de Menezes Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd -UERJ) Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro (SME - RJ) https://orcid.org/0000-0001-7087-836X

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.76652

Palavras-chave:

Pesquisa, Docência, Educação Infantil, Crianças, EDI.

Resumo

Este trabalho apresenta o percurso de uma professora de Educação Infantil da rede pública, em seu processo de formação e de descoberta da pesquisa que brota do cotidiano da escola. Considerando que as crianças são parte integrante da sociedade e estão submetidas a uma estrutura desigual de poder, e com uma visão de infância que entende as crianças como sujeitos ativos e de direitos que reproduzem, interpretam e criam sua própria cultura. O espaço público de Educação Infantil, no caso deste trabalho, o Espaço de Desenvolvimento Infantil apresenta-se como um lugar privilegiado para as manifestações infantis, visto que é um espaço que deveria efetivar o do direito das crianças cariocas à educação. Relatos e fotografias de situações vividas no cotidiano deste espaço institucional, evidenciam o processo de construção de um olhar poético, que valoriza as experiências e acontecimentos genuínos vividos pelos bebês e crianças. Além disso, a construção de um olhar político, que compreende a pesquisa como parte da identidade do professor, e como forma de resistir contra os discursos de fracasso da educação pública.

Biografia do Autor

Ana Carolina Campos de Menezes, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd -UERJ) Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro (SME - RJ)

Professora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ) e mestranda do Programa de Pós-Graduação de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/ UERJ).

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Publicado

27-07-2024

Como Citar

MENEZES, Ana Carolina Campos de. DOCÊNCIA E PESQUISA: PERCURSO FORMATIVO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, p. 160–169, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.76652. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/76652. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENFRENTAMENTO DAS CONTRARREFORMAS NEOLIBERAIS