DOCÊNCIA E PESQUISA: PERCURSO FORMATIVO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO.
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.76652Palavras-chave:
Pesquisa, Docência, Educação Infantil, Crianças, EDI.Resumo
Este trabalho apresenta o percurso de uma professora de Educação Infantil da rede pública, em seu processo de formação e de descoberta da pesquisa que brota do cotidiano da escola. Considerando que as crianças são parte integrante da sociedade e estão submetidas a uma estrutura desigual de poder, e com uma visão de infância que entende as crianças como sujeitos ativos e de direitos que reproduzem, interpretam e criam sua própria cultura. O espaço público de Educação Infantil, no caso deste trabalho, o Espaço de Desenvolvimento Infantil apresenta-se como um lugar privilegiado para as manifestações infantis, visto que é um espaço que deveria efetivar o do direito das crianças cariocas à educação. Relatos e fotografias de situações vividas no cotidiano deste espaço institucional, evidenciam o processo de construção de um olhar poético, que valoriza as experiências e acontecimentos genuínos vividos pelos bebês e crianças. Além disso, a construção de um olhar político, que compreende a pesquisa como parte da identidade do professor, e como forma de resistir contra os discursos de fracasso da educação pública.
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