EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69688Palavras-chave:
Educação em Direitos Humanos, Educação Especial, Pessoa com deficiência.Resumo
Este artigo tem como ponto de partida o relato inerente, por meio da observação participante de AUTORES que atuam na Educação Especial, na disciplina Educação em Direitos Humanos. Em destaque a oficina intitulada “O direito à educação inclusiva: terminologias, paradigmas e práticas”, que ocorreu no primeiro semestre do ano de 2020 de forma remota, na plataforma de videoconferência ZOOM. O trabalho aqui apresentado amplia a discussão nesta oficina a respeito do olhar da sociedade sobre a pessoa com deficiência, que corresponde a concepções discriminatórias que circulam desde um longo período na sociedade. Propõe um diálogo ao desconstruir os modelos discriminatórios pontuados na oficina, tem por objetivo apresentar e refletir sobre o direito de aprender, considerando as práticas pedagógicas de ensino como aspectos que potencializam a aprendizagem quando concebidas sobre o prisma da acessibilidade. Enfatizando a política de inclusão em estudos que discutem o direito de aprender da pessoa com deficiência como estratégia para eliminar as barreiras que enfrentam este grupo na sociedade. O artigo finaliza com a reflexão no entrelace entre a vivência da formação da educação em Direitos Humanos proporcionada pela disciplina; com as questões teóricas do campo da Educação Especial, ocasionando a avaliação sobre a prática construída a partir daí. Uma composição compreendida como processo contínuo, que demanda olhar atento integrando as políticas e práticas das temáticas da Educação Especial e inclusiva evidenciado pela acessibilidade para reduzir as barreiras educacionais e nos Direitos Humanos.Referências
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