EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE PRÁTICAS CULTURAIS COTIDIANAS DOS MASCARADOS DO CONGO

Autores

  • Andreia Teixeira Ramos
  • Martha Tristão Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2015.23790

Palavras-chave:

Educação Ambiental Autopoiética, Práticas Culturais cotidianas, Mascarados do Congo.

Resumo

A pesquisa objetivou cartografar e problematizar saberesfazeres socioambientais entre artes de fazer e narrar a produção dos Mascarados do Congo, como prática cultural secular. A metodologia se aproxima das pesquisas em Educação Ambiental (EA), cartográfica e dos estudos com os cotidianos. Apostamos na EA autopoiética, como invenção de si e do mundo, e que emergem entre conflitos e coletividades com as redes de conversações dos sujeitos praticantes, potencializando dimensões políticas, éticas e estéticas, entre processos, fluxos, tensões e conversas, envolvendo professores/as, estudantes e congueiros/as.

 

 

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Publicado

13-07-2016

Como Citar

RAMOS, Andreia Teixeira; FERREIRA, Martha Tristão. EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE PRÁTICAS CULTURAIS COTIDIANAS DOS MASCARADOS DO CONGO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 437–455, 2016. DOI: 10.12957/riae.2015.23790. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/23790. Acesso em: 13 jul. 2024.