RUA-ESCOLA: EXPERIÊNCIAS QUE PROVOCAM A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE PARA O MUNDO PÚBLICO

Autores

  • Lorena Lopes Pereira Bonomo Universidade do Estado do Rio de Janeiro / FEBF

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2016.26106

Palavras-chave:

Educação. Geografia. Formação de professores. Experiência. Narrativa

Resumo

Defendendo que as práticas sociais são inerentemente espaciais, e que essas constituem, ou deveriam constituir, ponto de partida e chegada das ações educativas, nesse artigo trago contribuições da geografia para pensar a condição espacial da rua e da escola, em seus aspectos educadores para a formação inicial e continuada de professores. Na perspectiva de inventar um currículo circunscrito na centralidade da experiência, apresento narrativas de espaços vividos pelas infâncias/juventudes e pela militância de professores, que destacam as dimensões éticas, investigativas, poéticas e políticas das pesquisas e das práticas docentes, especialmente na educação pública, e que atualizam as formas de ver o lugar-escola.

Biografia do Autor

Lorena Lopes Pereira Bonomo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / FEBF

Professora Ajunta do departamento de Geografia da UERJ/FEBF. Área: geografia e ensino, cotidiano escolar, geografia da infância, formação de professores

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Publicado

31-01-2017

Como Citar

PEREIRA BONOMO, Lorena Lopes. RUA-ESCOLA: EXPERIÊNCIAS QUE PROVOCAM A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE PARA O MUNDO PÚBLICO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 148–166, 2017. DOI: 10.12957/riae.2016.26106. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/26106. Acesso em: 18 jun. 2024.