Sobre a Revista

A Revista Interinstitucional Artes de Educar - RIAE - é uma publicação científica on line, de acesso livre, mantida pelos Programas de Pós-graduação em Educação das seguintes Instituições de Ensino Superior: Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores  (UERJ/FFP); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM-IE) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem como missão alimentar a arte de pensarpraticar a educação, entrelaçando movimentos éticos, estéticos e políticos.

e-ISSN: 2359-6856 | Ano de criação: 2015 | Área do conhecimento: Educação | Qualis: A4 (Educação); A4 (Ensino)

Anúncios

Edição Atual

v. 11 n. 1 (2025): A Inteligência Artificial e Educação: debates críticos e boas práticas na escola básica e na educação superior
					Visualizar v. 11 n. 1 (2025): A Inteligência Artificial e Educação: debates críticos e boas práticas na escola básica e na educação superior

O dossiê "A Inteligência Artificial e Educação: debates críticos e boas práticas na escola básica e na educação superior", analisa os impactos da inteligência artificial generativa no contexto educacional, destacando tanto seus desafios éticos quanto suas possibilidades pedagógicas. O editorial discute como essa tecnologia, capaz de criar textos, imagens e outros conteúdos a partir de dados fornecidos por humanos, vem transformando a educação, exigindo reflexões sobre a reconfiguração do ensino e do papel dos professores. São abordadas questões filosóficas e epistemológicas, como a influência dos vieses algorítmicos na produção do conhecimento, além das implicações para a sociedade contemporânea, marcada por redes digitais e pela modernidade líquida.

Outro ponto central da discussão é a necessidade de adaptação dos processos de ensino e avaliação, uma vez que o uso da IA por estudantes pode impactar a integridade acadêmica. O papel do professor se amplia, tornando-se não apenas um mediador do conhecimento, mas um orientador no uso ético dessas ferramentas. Além disso, enfatiza-se a importância do desenvolvimento de habilidades metacognitivas para que os alunos possam utilizar a tecnologia de forma crítica e consciente, sem comprometer a autonomia do aprendizado. A proposta do dossiê é fomentar um debate interdisciplinar sobre as potencialidades e os riscos da IA na educação, incentivando abordagens pedagógicas inovadoras e reflexões sobre a inserção responsável dessas tecnologias no ambiente escolar e universitário.

Publicado: 10-02-2025
  • EXPEDIENTE

    1-4
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.89079
  • EDITORIAL

    Juan Guilhermo Díaz Bernal, Edméa Santos
    5-11
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.89080
  • A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DEBATES CRÍTICOS E BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    Edméa Santos, Rodrigo Lamosa, Izadora Martins, Fabricia Vellasquez Paiva, Adilbenia Freire Machado
    12-21
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.89078

DOSSIÊ: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DEBATES CRÍTICOS E BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: APORTES PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CRÍTICO-REFLEXIVA

    Eniel do Espírito Santo, Mary Valda Souza Sales, André Luiz Carvalho Ottoni
    22-40
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.84894
  • EDUCAÇÃO PELA MEMÓRIA: A IA REDEFINIRÁ A VERDADE HISTÓRICA DOS FATOS?

    Fernanda de Oliveira Felix de Almeida, Wallace Carriço de Almeida
    41-62
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86269
  • GPT PAULO FREIRE: CONVERSANDO COM UMA SIMULAÇÃO DO PATRONO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA talking to a simulation of the Patron of Brazilian Education

    Mariano Pimentel, Aristóteles Berino
    63-83
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86233
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DAS TESES DE DOUTORADO DEFENDIDAS ENTRE 2019 E 2023

    Maria Bassani, Ana Eugênia Gonzales Chena
    84-98
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86275
  • MULTILETRAMENTOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS JUVENIS: UMA ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO DE VÍDEOS REMIX

    Magnaldo Araújo, Eduardo S. Junqueira
    99-118
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86225
  • IMORTALIDADE DIGITAL DE PERSONALIDADES EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE DA INTERSEÇÃO ENTRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO

    Michele Marta Moraes Castro Moraes Castro, Cristiano Maciel
    119-132
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86272
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA

    Leomar Campelo Costa, Poliana Andressa Costa Melonio, Valter dos Santos Mendonça Neto, Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
    133-152
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.85900
  • ANÁLISE DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: USO DE ALGORITMOS INTELIGENTES THE USE OF SMART ALGORITHMS

    Elizane Silva do Nascimento, Míriam Síria Rodrigues de Souza, Roberto Douglas da Costa
    153-168
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86109
  • INCORPORAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA POR MEIO DA SUA APLICABILIDADE NO FUTEBOL

    Mariana da Silva Soriano, Edméa Santos
    169-190
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.89147
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA (IAG) E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA

    Uriel José Castellanos Aguirre
    191-210
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86127
  • EDUCAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: REFLEXÕES SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E FORMAÇÃO DOCENTE Reflections on meaningful learning and teacher training

    Guilherme Augusto Caruso Profeta, Fernando Silveira Melo Plentz Miranda, Roger dos Santos
    211-229
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86163
  • A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NA EDUCAÇÃO FÍSICA ENTRE 2020 e 2024

    Igor Henrique da Costa
    230-244
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86253
  • SAMANTHA: IA APLICADA AO ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE ATENÇÃO E APRENDIZAGEM

    Elias Souza Ribeiro, Carlos Eduardo Batista de Sousa
    245-261
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86267
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR: ENTRE OPORTUNIDADES E DESAFIOS

    Luís Miguel Silva Vieira, Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de Góis
    262-278
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.81848
  • ALÉM DA TUTORIA INTELIGENTE: EXPLORANDO O POTENCIAL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA REVOLUCIONAR A EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR EXPLORING THE POTENTIAL OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE TO REVOLUTIONIZE K-12 AND HIGHER EDUCATION

    Gutemberg Gomes Silva, Elisabete Amaral Santos
    279-291
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.85551
  • EDUCAÇÃO SUPERIOR E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CONTRADIÇÕES ENTRE AUTORIA, PESQUISA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

    Adriana Almeida, Andréia Gomes da Cruz
    292-310
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86271
  • ANÁLISE DAS DESCRIÇÕES DE IMAGENS GERADAS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADAS EM REDES SOCIAIS

    Lázaro de Souza SIlva, Juniro Formiga Gonçalves de Almeida, Cláudia Paranhos de Jesus Portela
    311-328
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86501
  • EDUCAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL REFLEXÕES CRÍTICAS E PROPOSITIVAS

    LEANDRO SILVA COSTA, Lenina Lopes Soares Silva, Pablo Castro Santos, Ana Karinne de Moura Saraiva
    329-354
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.85857
  • DIÁLOGOS FREIRIANOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL CAMINHOS PARA UMA LITERACIA

    Alexandre Farbiarz, Lucas Lima Coaracy
    355-374
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86241
  • LETRAMENTOS NA ACADEM.IA: INTERSEÇÃO ENTRE O CHATGPT E O LETRAMENTO DIGITAL CRÍTICO NA PRODUÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

    Ana Emília Fajardo Turbin , Fidel Armando Cañas Chávez, Wesley Andrade Messias, Fernanda Mendes Morais
    375-394
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.86284
  • DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO TRABALHO DOCENTE EM TEMPO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

    Juliana Oliveira de Santana Novais, Dirce Zan
    395-410
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.85911
  • A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NÃO É INTELIGENTE NEM ARTIFICIAL: A CRÍTICA DE NICOLELIS E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA DESVELAR A NATUREZA DESSA TECNOLOGIA

    Roni França Silva, Rosenilde Nogueira Paniago
    411-425
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86194

Resenhas

  • CHATGPT E EDUCAÇÃO NA CIBERCULTURA: FUNDAMENTOS E PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

    Mirian Maia do Amaral
    426-429
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.89170
  • CHATGPT E OUTRAS INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS: PRÁTICAS EDUCATIVAS NA CIBERCULTURA

    Luciana Velloso
    430-435
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.89169
  • CHATGPT E EDUCAÇÃO NA CIBERCULTURA: FUNDAMENTOS E PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

    Fabio Coradini
    436-445
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.89269

Relatos de experiências

  • FORMAÇÃO DOCENTE E DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

    Cândida Beatriz Alves
    446-457
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.83594
  • PRIMEIROS PASSOS NA DOCÊNCIA RELATO DE UM PROFESSOR INICIANTE E OS DESAFIOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL

    Vitor Hugo Ribeiro Anacleto da Silva
    458-470
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.84351
  • EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS POÉTICAS PERCURSOS E PROJETOS POÉTICOS INVESTIGATIVOS COM BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS

    Ítalo Butzke, Andréia Regina de Oliveira Camargo
    471-489
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86208
  • A LITERATURA INFANTIL COMO NORTEADORA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL POSSIBILIDADES NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

    JULIA GABRIELLA ALEXANDRE MOTA, Darianny Araújo dos Reis
    490-502
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86609

Demanda contínua

  • ARTES ENTRELAÇADAS À EDUCOMUNICAÇÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Vivian Aparecida dos Reis, Fernanda Figueira Marquezan, Taís Steffenello Ghisleni
    503-522
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.81283
  • UM CORPO-EXPERIMENTO NA EDUCAÇÃO DAS ARTES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

    Caue de Camargo dos Santos, Marina de Assis Fernandes Nogueira, Sandra Regina Lopes
    523-534
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.85360
  • “CULTURA DE RUA, POESIA SE MANIFESTA: SLAM DIVERSA” GINCANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NA ESCOLA

    Karoline Hachler Ricardo, Thiago de Oliveira, Ranyane Costa Fernandes, Elisandro Schultz Wittizorecki
    535-551
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86059
  • A EPISTEME DA TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO UMA ANÁLISE DAS RUPTURAS PARADIGMÁTICAS EDUCACIONAIS PÓS-REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

    Raissa Rangel Lorencini, Nadir Fehlberg de Souza
    552-566
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86158
  • POSSIBILIDADES CARTOGRÁFICAS COM A LITERATURA EXPERIÊNCIAS COM UMA TURMA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Cihbelle Carolyne Ortolan Cavalleri, Fabiane Olegário
    567-584
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86157
  • ESCREVIVÊNCIAS DE RESISTÊNCIA: INTERSECCIONALIDADE E NECROPOLÍTICA NO CONTO 'MARIA', DA COLETÂNEA OLHOS D’ÁGUA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO

    Marcos Menezes, Anderson Gomes
    585-612
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.89337
Ver Todas as Edições