Educação democrática: repensando a formação dos licenciandos na Faculdade de Educação da UFF com ênfase nos direitos humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.83360

Resumo

O trabalho aborda as perspectivas da criação da disciplina optativa de [Nome da Disciplina] na [Nome da Instituição], surgida a partir de debates entre professores vinculados ao [Nome do Grupo de Pesquisa]. Com carga horária de 60 horas, o curso visa discutir os conceitos de educação e democracia, contextualizar as opressões estruturais na sociedade brasileira e examinar ameaças recentes à educação democrática no país. Além disso, são abordadas práticas para promover a ampliação da densidade democrática em comunidades educativas, considerando temas como movimentos sociais, inclusão, gênero e sexualidade. A disciplina se diferencia de experiências anteriores ao incorporar a interseccionalidade como metodologia, reconhecendo as múltiplas identidades dos envolvidos no processo educativo. Os principais resultados ressaltaram a importância de manter a oferta da disciplina para os estudantes de graduação, bem como ampliar o debate para os profissionais da educação que trabalham nas redes públicas de ensino. Esse debate está sendo expandido com a criação de um curso de pós-graduação lato sensu e atividades de extensão universitária.

Downloads

Publicado

30-09-2024

Como Citar

OLIVEIRA RIBEIRO DE SOUZA, Eduardo; ELIZABETH VIEIRA FRAZÃO, Érika; DE ARAUJO PENNA, Fernando; MERLIM MORAES, Viviane. Educação democrática: repensando a formação dos licenciandos na Faculdade de Educação da UFF com ênfase nos direitos humanos. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 427–445, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.83360. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/83360. Acesso em: 24 mar. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: OS DIREITOS HUMANOS E A LIBERDADE DE ENSINAR, APRENDER E PESQUISAR