Educação democrática: repensando a formação dos licenciandos na Faculdade de Educação da UFF com ênfase nos direitos humanos
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.83360Resumo
O trabalho aborda as perspectivas da criação da disciplina optativa de [Nome da Disciplina] na [Nome da Instituição], surgida a partir de debates entre professores vinculados ao [Nome do Grupo de Pesquisa]. Com carga horária de 60 horas, o curso visa discutir os conceitos de educação e democracia, contextualizar as opressões estruturais na sociedade brasileira e examinar ameaças recentes à educação democrática no país. Além disso, são abordadas práticas para promover a ampliação da densidade democrática em comunidades educativas, considerando temas como movimentos sociais, inclusão, gênero e sexualidade. A disciplina se diferencia de experiências anteriores ao incorporar a interseccionalidade como metodologia, reconhecendo as múltiplas identidades dos envolvidos no processo educativo. Os principais resultados ressaltaram a importância de manter a oferta da disciplina para os estudantes de graduação, bem como ampliar o debate para os profissionais da educação que trabalham nas redes públicas de ensino. Esse debate está sendo expandido com a criação de um curso de pós-graduação lato sensu e atividades de extensão universitária.
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Copyright (c) 2024 Eduardo Oliveira Ribeiro de Souza, Érika Elizabeth Vieira Frazão, Fernando de Araujo Penna, Viviane Merlim Moraes

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