DE TOQUES SUTIS A VOADORAS: POR UMA ÉTICA EDUCACIONAL A PARTIR DOS CORPOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2019.45745

Palavras-chave:

Biodanza, Corpo e Educação, Ética educacional e corporeidade, Educação somática.

Resumo

O texto propõe um olhar sobre a ideia de uma ética educacional desde os corpos, aproximando filósofos da diferença e aulas de Biodanza, uma prática corporal, na universidade. A noção de ética em Foucault pressupõe um vínculo estreito entre as mensagens trazidas pelo indivíduo ao mundo e seus modos de ser. Com Gil tal vínculo pode ser lido em corpos paradoxais e com possibilidades de abertura. O que se pode, então, dizer de uma ética que tenha como base um corpo sempre permeável? Como fazer educação a partir dela? Pensamos uma ética educacional a partir da condição responsiva do corpo, que suspende sua suposta estabilidade; de sua condição aglutinadora, nos contatos que estabelece; e de sua condição de comum, que sustenta a força política da intempestividade do corpo.

Biografia do Autor

André Bocchetti, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Facilitador de Biodanza.

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Publicado

19-12-2019

Como Citar

BOCCHETTI, André. DE TOQUES SUTIS A VOADORAS: POR UMA ÉTICA EDUCACIONAL A PARTIR DOS CORPOS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 475–490, 2019. DOI: 10.12957/riae.2019.45745. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45745. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático