PROCESSOS DE INCLUSÃO DO SUJEITO SURDO NO CONTEXTO DA ESCOLA COMUM: ANÁLISE DAS CENAS DA SÉRIE CRISÁLIDA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.81111Resumo
O presente trabalho toma como centralidade a produção do conhecimento no campo da educação de surdos. No contexto desse estudo interessa olhar para os processos de inclusão escolar dos sujeitos surdos a partir da problematização do espaço da escola comum no cenário contemporâneo. Para fazer esse exercício analítico tomamos como materialidade um recorte do episódio 3 - O direito de ser surdo, da série catarinense bilíngue, intitulada Crisálida, com o objetivo de compreender os modos de condução das vidas surdas no contexto da escola comum. A metodologia utilizada neste trabalho foi de caráter exploratório e descritivo e baseou-se na pesquisa bibliográfica e documental. Foram analisadas as cenas do episódio da série Crisálida escolhido, no qual destacamos os arranjos e o funcionamento de discursos que circulam em torno dos dispositivos de normalização e governamentalidade presentes no espaço da escola comum. Desse modo, o episódio intitulado O direito de ser surdo, enquanto uma produção discursiva, se impõe no contexto desse estudo como uma ferramenta teórico-metodológica que nos ajuda a compreender a necessidade de um deslocamento epistemológico no campo da educação de surdos no cenário das políticas de inclusão voltadas para os sujeitos surdos. Pensar a epistemologia surda nos aproxima do pensamento decolonial e nos inspira a refletir sobre práticas insurgentes que surgiram a partir dos movimentos de resistência e rompem com a lógica normalizadora e colonial presentes na produção de conhecimento no campo da educação de surdos.
Palavras-chave: Educação de Surdos; Governamentalidade; Normalização; Sujeito surdo.
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