CONSTRUINDO OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM EM LÍNGUA INGLESA COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO NO CONTEXTO DA DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.74545

Palavras-chave:

Educação profissional, Ensino de língua inglesa, Deficiência visual, Música.

Resumo

Diferentes são as vivências que construímos ao longo dos processos de ensino-aprendizagem em que nos inserimos. Elas têm fundamentado nossas jornadas enquanto docentes de língua inglesa, nos direcionando a caminhos não percorridos anteriormente e demandando, assim, (re)aprendizagens sobre ensinar e aprender. Neste texto, relatamos nossas experiências de ensino-aprendizagem de inglês no contexto da deficiência visual com estudantes da educação profissional de nível médio em Instrumento Musical de uma escola especializada situada no estado do Rio de Janeiro por meio da participação em um sarau. Entendemos que tal evento valoriza as habilidades e saberes discentes, integrando a língua inglesa a outras disciplinas como música, arte e língua portuguesa. Desta forma, tecemos breves reflexões sobre a deficiência (visual) e ensino, a educação profissional técnica de nível médio e propomos algumas reflexões. Temos entendido que um trabalho integrado a diferentes práticas sociais pode vir a construir experiências exitosas nos processos de ensino-aprendizagem da língua inglesa.

Biografia do Autor

Diego Fernandes Coelho Nunes, Instituto Benjamin Constant

Doutor em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio. Professor EBTT de língua inglesa no Instituto Benjamin Constant.
Membro do DIALATEC (IFBA-Valença) e do Grupo de Pesquisas Linguísticas e Literárias no contexto da deficiência visual (GPeLLDV-IBC). E-mail: diego.nunes@ibc.gov.br

 

Viviane Lima Martins

Doutora em Comunicação e Semiótica e especialista em Educação Inclusiva; docente no curso de Pós-graduação em Docência no IFMG campus Arcos.

Referências

BALBINO NETO, Antonio. Formação de professores de línguas no Brasil e inclusão social: saberes e desafios. In: MEDRADO, Betânia Passos. (Org.). Deficiência visual e ensino de línguas estrangeiras: políticas, formação e ações inclusivas. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 143-165, 2014.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 26 mar. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 26 mar. 2023.

BRASIL. Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm. Acesso em: 23 fev. 2023.

BRASIL. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Brasília, Setembro de 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=424-cartilha-c&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 mar. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 23 fev. 2023.

BRASIL, SEB/MEC. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Brasília, DF, SEB/MEC, 2018.

CELANI, Maria Antonieta Alba. Perguntas ainda sem resposta na formação de professores de línguas. In: GIMENEZ, Telma E.; MONTEIRO, M. C. de G. Formação de professores de línguas na América Latina e transformação social. Campinas: Pontes, p. 57-67, 2010.

CERCHIARI, Cristiana Mello. Subsídios sobre deficiência visual para a formação de professores de língua estrangeira. In: MEDRADO, Betânia Passos. (Org.). Deficiência visual e ensino de línguas estrangeiras: políticas, formação e ações inclusivas. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 131-142, 2014.

DANTAS, Rosycléa. Complexidade e singularidades da/na sala de aula de língua inglesa: ensinando a alunos com deficiência visual. In: MEDRADO, Betânia Passos. (Org.). Deficiência visual e ensino de línguas estrangeiras: políticas, formação e ações inclusivas. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 167-192, 2014.

FERREIRA, Milena Mignossi. Ensino de inglês na educação especial. In: RIBEIRO, Fernanda. (Org.). Práticas de ensino de inglês. Vol. 2. São Carlos: Pedro & João Editores, p. 133-150, 2022.

MEDRADO, Betânia Passos. (Org.). Deficiência visual e ensino de línguas estrangeiras: políticas, formação e ações inclusivas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014.

MILLER, Inés Kayon de; CUNHA, Maria Isabel Azevedo; ALLWRIGHT, Dick. Teachers as Practitioners of Learning: The Lens of Exploratory Practice. In: Educational Action Research, p. 447-461, 2020.

MORIN, Edgar.; DÍAZ, Carlos Jesús Delgado. Reinventar a educação: abrir caminhos para a metamorfose da humanidade. São Paulo: Palas Athena, 2016.

NASCIMENTO, Eliane de Sousa. A educação profissional: interfaces com a educação especial. In: DÍAZ, Félix; BORDAS, Miguel; GALVÃO, Nelma; MIRANDA, Therezinha. (Orgs.). Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. Salvador: EDUFBA, posição 4281-4493, 2009. [livro eletrônico]

Projeto Político Pedagógico (PDP) 2023-2025. Departamento de Educação - Instituto Benjamin Constant. Portaria IBC nº 55, de 27 de dezembro de 2022.

SARDENBERG, Thiago.; MAIA, Helenice. Uma porta aberta: representações sociais de tecnologia assistiva. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2019.

Downloads

Publicado

27-07-2024

Como Citar

NUNES, Diego Fernandes Coelho; MARTINS, Viviane Lima. CONSTRUINDO OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM EM LÍNGUA INGLESA COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO NO CONTEXTO DA DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, p. 295–305, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.74545. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/74545. Acesso em: 11 set. 2024.