A CONTRIBUIÇÃO DE MARIA SALETE VAN DER POEL NA EDUCAÇÃO EM PRISÕES: REFLEXÕES SOBRE O DIREITO DE ENSINAR E APRENDER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.82022

Resumo

O presente estudo objetiva refletir sobre o direito à educação em prisões, com foco na experiência educativa desenvolvida pela professora Maria Salete van der Poel. A professora se dedicou à defesa do direito à educação e dos demais direitos humanos das pessoas privadas de liberdade, explorando os desafios e possibilidades de promover o ensino aprendizagem numa perspectiva libertadora nesse espaço e contexto. Metodologicamente, foram utilizadas a pesquisa descritiva, reflexões das produções (auto)biográficas da professora e pesquisa relacionada ao tema. O estudo revela o pioneirismo, profissionalismo, militância e sensibilidade de Maria Salete no desenvolvimento de práticas educacionais com viés transgressor e libertador. Ela se tornou uma referência nacional nessa área. O artigo contribui para a compreensão dos benefícios da educação em prisões e destaca a importância de garantir o acesso a essa oportunidade educacional para as pessoas privadas de liberdade, visando a garantia dos direitos humanos e sua reinserção social extramuros

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Publicado

30-09-2024

Como Citar

ARAÚJO, José. A CONTRIBUIÇÃO DE MARIA SALETE VAN DER POEL NA EDUCAÇÃO EM PRISÕES: REFLEXÕES SOBRE O DIREITO DE ENSINAR E APRENDER. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 488–502, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.82022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/82022. Acesso em: 25 mar. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: OS DIREITOS HUMANOS E A LIBERDADE DE ENSINAR, APRENDER E PESQUISAR