PROFESSORES ANTIRRACISTAS E SUAS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.73853

Palavras-chave:

Educação antirracista, experiências pedagógicas, educação básica.

Resumo

O presente artigo estabelece algumas considerações sobre as perspectivas e os desafios para implantação da Lei 10.639/2003 no sistema educacional brasileiro. A referida Lei, ao alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, nº 9394 de 1996), tornou obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira nas práticas escolares, marcando, assim, sua constância nos currículos do país. Resultado de uma antiga reivindicação do movimento negro que defende uma educação antirracista, a validação da Lei possibilita tornar o processo de ensino/aprendizagem desmistificador, opondo-o às práticas de opressão. Nesse ínterim, este trabalho centraliza-se no objetivo de apresentar duas experiências de práticas pedagógicas antirracistas na educação básica na Rede pública do estado do Rio de Janeiro. Defende-se aqui que esse debate seja ampliado para além dos componentes curriculares da História, das Artes e da Literatura – que estão circunscritas na Lei 10.639/03 – e que considere as demais áreas do saber, como a Geografia. Nesse sentido, a efetivação da mencionada Lei configura-se como uma ferramenta importante ao trabalhar os conteúdos da história e da cultura afro-brasileira, possibilitando à escola romper com construções ideológicas e estruturantes das relações sociais brasileiras e apontando, ainda, as contradições abertas no processo de formação socioespacial deste país.

Biografia do Autor

Carla Machado Lopes, SEEDUC/RJ

Doutora (PPGARTES/UERJ - 2019), mestre em Educação (ProPED/UERJ - 2010) e MBA em Educação Corporativa (UVA/2006) Historiadora, professora, criadora e coordenadora do PROGRAMA DE REFLEXÕES E DEBATES PARA A CONSCIÊNCIA NEGRA (PRDCN), experiência metodológica de implementação da Lei 10.639/03, e que também é um observatório de ações e práticas pedagógicas em Educação para as Relações Étnico-raciais. Coordenadora do Projeto Relatório de Avaliação do Direito ao Meio Ambiente (RDMA), desenvolvimento de metodologias e capacitação em pesquisas populares sobre DIREITO AO MEIO AMBIENTE com levantamentos, mapeamentos, análises e relatos dos próprios habitantes do território, formando grupos de avaliadores locais (Agentes Culturais do Meio Ambiente), trabalhando com seus vizinhos, lideranças comunitárias, educadores, autoridades do poder público, empresários e todos atores que influenciem e interajam no lugar. É profissional de referência com experiência em organização e descrição de acervos, tendo desenvolvido esta atividade por mais de 30 anos no Arquivo Nacional (BRASIL) e professora regente da SEEDUC/RJ (1998). Suas áreas de atuação e pesquisa são: Ciência da Informação, Oralidade, Memória, Educação, Educação para as Relações Étnico-raciais, Cinema, História e Cultura afro-brasileira, Carnaval, Escolas de Sambas e Escolas de Samba Mirins.

Camila Vianna de Souza, SME/Volta Redonda e PPGeo/UERJ

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Instituto Multidisciplinar, no campus de Nova Iguaçu (2010-2014) e Mestrado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-Faculdade de Formação de Professores (2015-2017). Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET-UFRRJ \ 2010-2013), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES \ 2013-2014) e do (PIBIC-CNPQ \ 2014). Atualmente é Professora da Educação Básica no Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Volta Redonda-RJ e da Rede Privada de Ensino. Tem interesse em pesquisas na área de Ensino de Geografia, Educação de Jovens e Adultos, Cidade e Espaço Urbano e Geografia Socioambientais.

Tiago Dionisio, PPGEO/UERJ e SEEDUC/RJ

Doutorando em Geografia pela UERJ. Mestre em Educação pela UFRRJ. Especialista em Educação e Relações Raciais e em Docência e Educação Básica pela UFF. Graduado (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela UFF. Desde 2009 é professor de Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ), entre 2015 e 2018, atuou como Formador da área de Ciências Humanas na UNIVERSEEDUC/RJ. Entre 2019 e 2020, foi Coordenador Pedagógico do CE Dom Pedro I. Desde 2020 trabalha na Superintendência de Projetos Estratégicos (SUPPES/SUBPAE/SEEDUC). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Geografia Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Relações Raciais e Gênero e Sexualidades.

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Publicado

16-01-2024

Como Citar

LOPES, Carla Machado; DE SOUZA, Camila Vianna; DIONISIO, Tiago. PROFESSORES ANTIRRACISTAS E SUAS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 430–450, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.73853. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/73853. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS