“CLAPARÈDE, MESTRE E AMIGO”: MEMÓRIAS DE TRAVESSIAS

Autores

  • Ana Chrystina Mignot Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2016.25510

Palavras-chave:

Viagens pedagógicas, Laura Jacobina Lacombe, Edouard Claparède Associação Brasileira de Educação, Instituto Jean-Jacques Rousseau.

Resumo

A Associação Brasileira de Educação (ABE), que congregou, a partir de 1924, intelectuais de diversas áreas com finalidade de traçar ação política em favor da causa da educação nacional, guarda uma pasta, de 1973, denominada Claparède, mestre e amigo. Seus documentos foram preservados por Laura Jacobina Lacombe, educadora católica que teve atuação destacada no debate educacional a partir da divergência com os pioneiros, em 1932. Ali estão memórias de quando estudou no Instituto Jean-Jacques Rousseau, na Suiça, em 1925 e 1927.  Ali fabricou-se uma nova sensibilidade pela infância que orientou a defesa da escola como direito das crianças e a necessidade de assegurar métodos de ensino renovadores. Busco interpretar pistas de como a educadora se apropriou das propostas escolanovistas que lhe serviriam, posteriormente, à produção e difusão do discurso educacional católico.

Biografia do Autor

Ana Chrystina Mignot, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Procientista

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, Ata do Conselho Diretor. novembro de 1931.

CARDOSO, Silmara de Fátima. Viajar é ser autor de muitas histórias: experiências de formação e narrativas educacionais de professores brasileiros em viagem aos Estados Unidos (1929-1935). São Paulo: Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação (tese de doutorado), 2015.

CARUSO, Andrea Soares. Traço de união como vitrine: educação feminina, ideário católico e práticas escolanovistas no periódico do Colégio Jacobina. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-graduação em Educação (dissertação de mestrado), 2006.

CARVALHO, Marta Chagas de. A bordo do navio, lendo notícias do Brasil: o relato de viagem de Adolphe Ferrière In. MIGNOT, Ana Chrystina; GONDRA, José (orgs). Viagens Pedagógicas. São Paulo: Cortez Editora, 2007. pp. 277-293.

CARVALHO, Marta Chagas de. Pedagogia da Escola Nova, produção da natureza infantil e controle doutrinário da escola. In. FREITAS, Marcos Cezar de; KUHLMAN, Moysés (orgs). Os intelectuais na história da infância, Cortez Editora, 2002, pp. 373-408.

CARVALHO, Marta Chagas de. Molde nacional e fôrma cívica: higiene, moral e trabalho no projeto da Associação Brasileira de Educação. Bragança Paulista: EDUSF, 1998.

FERNANDES, Rogério. Irene Lisboa e Alda Judite Amaral: dois olhares sobre a escola a partir da ‘Escola Nova’ In. MIGNOT, Ana Chrystina; GONDRA, José (orgs). Viagens Pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2007. pp. 217-243.

HOUSSAYE, Jean. In. Pedagogias: importação-exportação. MIGNOT, Ana Chrystina; GONDRA, José (orgs). Viagens Pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2007. pp. 294-314.

LACOMBE, Laura Jacobina. Claparède, mestre e amigo. Arquivo da Associação Brasileira de Educação. (dat), 1973.

__________. Relatório do Congresso de Educação Moderna – Locarno (manuscrito). Arquivo da Associação Brasileira de Educação. (manuscrito) 1927.

__________. Discurso na OMEP. OMEP, (datilografado) 1970.

LOURENÇO FILHO, Manuel Bergson. Introdução ao estudo da Escola Nova. São Paulo: Melhoramentos, 12a ed., 1962

MEIRELES, Cecília. A visita de um pedagogo notável, Rio de Janeiro: Diário de Notícias, 1930, p. 6.

MIGNOT, Ana Chrystina. Baú de memórias, bastidores de histórias: o legado pioneiro de Armanda Alvaro Alberto. Bragança Paulista: EDUSF, 2002.

__________. Entre cartas e cartões postais: uma inspiradora travessia. In. MIGNOT, Ana Chrystina; GONDRA, José (orgs). Viagens Pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2007. pp. 246-276.

NASSIF, Lilian E.; CAMPOS, Regina Helena de F. Edouard Claparède (1870-1940): interesse, afetividade e inteligência na concepção da psicologia funcional. In. Memorandum, Belo Horizonte, v.9. 2005, pp. 91-104.

STANG, Bernanete de Lourdes Streisky. O saber e o credo: os intelectuais católicos e a doutrina da Escola Nova (1924-1940). Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Educação (tese de doutorado), 2008.

VINÃO FRAGO, Antonio. Las autobiografias, memorias y diarios como fuente histórico-educativa: tipologias y usos. Rio de Janeiro: Teias, vol 1, n 1, 2000, pp. 82-97.

__________. Viajes que educan. In. MIGNOT, Ana Chrystina; GONDRA, José (orgs). Viagens Pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2007. pp. 15-38.

Downloads

Publicado

11-09-2016

Como Citar

MIGNOT, Ana Chrystina. “CLAPARÈDE, MESTRE E AMIGO”: MEMÓRIAS DE TRAVESSIAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 253–265, 2016. DOI: 10.12957/riae.2016.25510. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/25510. Acesso em: 6 dez. 2024.