MUDEI DE ESCOLA ACHANDO QUE TUDO IRIA MUDAR

REFLETINDO O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DISPOSTAS A UMA EDUCAÇÃO QUEER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.82480

Resumo

O trabalho é fruto da monografia elaborada como trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRRJ e tem o objetivo de analisar a organização do currículo escolar e a formação de professores, na intenção de estranhar um currículo para pensar em um currículo queer, que permita garantir a formação de indivíduos de forma integral preparados para se reconhecerem nas suas individualidades e serem reconhecidos pela sociedade. Dessa forma, trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória de cunho bibliográfico que utiliza de discussões teóricas partindo de reflexões de Louro (2018), Arroyo (2013) e Tardif (2002), relacionando a reflexão dos autores relatos memoriais de narrativa autobiográficos sobre a trajetória de um sujeito queer, além de uma consulta pública sobre a formação de professores do curso de Pedagogia do campus de Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para a discussão sobre sexualidade e gênero. Como resultados, este trabalho encontrou a  insuficiência da matriz curricular do curso de graduação consultado para a formação sobre a temática gênero e sexualidade na formação de professores, a necessidade de discussões aprofundadas para o reconhecimento de sujeitos queers na sala de aula, visto que há um vasto repertório teórico sobre a temática que relacionada com o contexto escolar, que é guiado por diretrizes educacionais, e a maneira que a carência sobre a temática como componente educacional influência na trajetória de sujeitos queers, invalidando-os.

Biografia do Autor

Vinicius Costa Nunes Ferreira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduado em Licenciatura em Pedagogia (IE/UFRRJ). Foi membro da Comissão Eleitoral do Centro Acadêmico Resistência Pedagógia (2021-2022). Foi bolsista CAPES no Programa de Residência Pedagógica (PRP/UFRRJ) no Edital n01/2020 CAPES e no Edital n28/2022 CAPES.

Fabrícia Vellasquez Paiva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Letras Português/Literaturas pela UERJ e graduação (bacharelado) em Serviço Social pela UFF. É Mestre em Educação pela UFRJ e em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV/RJ. Doutora em Educação pela UFRRJ, Pelo PPGEduc/UFRRJ. Possui especializações nas áreas de Educação Especial (UNIRIO), em Literatura Infantojuvenil (UFF), em Serviço Social (UnB), em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social (Fiocruz), em Gênero e Sexualidade (UERJ), em Planejamento, implementação e gestão da EAD (UFF) e em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais (UFMG). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, também atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Na UFRRJ, atuou como a primeira coordenadora do Curso de Graduação em Serviço Social de 08/2015 a 08/2018, e é coordenadora da disciplina Prática de Ensino 1, no Consórcio CEDERJ/UFRRJ, curso semipresencial (Disciplinas Pedagógicas às Licenciaturas). É também coordenadora de tutoria no Consórcio CEDERJ/UFRRJ, semipresencial. Tem experiência em Educação e em Serviço Social, com ênfase em narrativas de formação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, linguagem e sociedade: identidade e memória, literatura, práticas culturais. Pesquisadora do NEPEESS e do N'PELES, integrando a REDES dos dois Núcleos: Reunião para Estudos e Diálogos em Educação e Sociedade. Pesquisadora, educadora e mãe do João Gabriel, da Maria Cecília e da Maria Flor.

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Publicado

01-10-2024

Como Citar

COSTA NUNES FERREIRA, Vinicius; VELLASQUEZ PAIVA, Fabrícia. MUDEI DE ESCOLA ACHANDO QUE TUDO IRIA MUDAR: REFLETINDO O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DISPOSTAS A UMA EDUCAÇÃO QUEER. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 764–783, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.82480. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/82480. Acesso em: 24 mar. 2025.