MUDEI DE ESCOLA ACHANDO QUE TUDO IRIA MUDAR
REFLETINDO O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DISPOSTAS A UMA EDUCAÇÃO QUEER
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.82480Resumo
O trabalho é fruto da monografia elaborada como trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRRJ e tem o objetivo de analisar a organização do currículo escolar e a formação de professores, na intenção de estranhar um currículo para pensar em um currículo queer, que permita garantir a formação de indivíduos de forma integral preparados para se reconhecerem nas suas individualidades e serem reconhecidos pela sociedade. Dessa forma, trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória de cunho bibliográfico que utiliza de discussões teóricas partindo de reflexões de Louro (2018), Arroyo (2013) e Tardif (2002), relacionando a reflexão dos autores relatos memoriais de narrativa autobiográficos sobre a trajetória de um sujeito queer, além de uma consulta pública sobre a formação de professores do curso de Pedagogia do campus de Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para a discussão sobre sexualidade e gênero. Como resultados, este trabalho encontrou a insuficiência da matriz curricular do curso de graduação consultado para a formação sobre a temática gênero e sexualidade na formação de professores, a necessidade de discussões aprofundadas para o reconhecimento de sujeitos queers na sala de aula, visto que há um vasto repertório teórico sobre a temática que relacionada com o contexto escolar, que é guiado por diretrizes educacionais, e a maneira que a carência sobre a temática como componente educacional influência na trajetória de sujeitos queers, invalidando-os.
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