DO GIZ À (R)EVOLUÇÃO: O FUTURO DOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA ENQUANTO SUJEITOS DE DIREITOS

THE FUTURE OF BRAZILIAN PUBLIC SCHOOL STUDENTS AS SUBJECTS OF RIGHTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.82481

Resumo

A pesquisa aborda a complexidade da educação, indo além da simples transmissão formal de conhecimento, com ênfase na promoção da cidadania. O foco está na capacitação dos estudantes para gerir seu próprio futuro, conquistar espaço no mundo profissional e reconhecer suas vocações. O cerne da problemática analisada reside na escassez de recursos e tecnologias nas instituições de ensino público, influenciando significativamente a preparação dos estudantes para os atuais desafios do mercado de trabalho, notadamente quando comparados aos colegas de instituições privadas. A inclusão digital, inseparável da inclusão social, é abordada como um direito fundamental para evitar sua instrumentalização como meio de exclusão. Surge, assim, o direito emergente na sociedade: o direito à inclusão digital. Contudo, a pesquisa vai além de uma análise comparativa, destacando a urgência de transformações na estrutura da escola pública diante de uma sociedade em constante reinvenção, impulsionada pelas evoluções tecnológicas. O objetivo central é identificar os principais obstáculos enfrentados pela escola pública e avaliar as consequências caso as mudanças necessárias não se efetivem. A pesquisa, embasada em abordagem qualitativa, utiliza conceitos da literatura científica, abordando temas como a relação entre escola e mundo contemporâneo, direitos humanos, tecnologia no ensino, Quarta Revolução Industrial e as disparidades entre o ensino privado e público no Brasil. A constatação é que a falta de políticas públicas para apoiar a educação tende a negligenciar a preparação dos estudantes para os novos paradigmas, acentuando as desigualdades sociais. Nesse contexto, é imperativo que a educação brasileira se modernize, ouvindo atentamente seus alunos, para se ajustar a um mundo que transcende os limites físicos das instituições educacionais.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Barbosa Rozeira, UFF/INFES

  • Mestrando em Ensino (UFF)

  • Graduado em Sistemas de Informação (UNIG) & Psicologia (UniRedentor)

Especializações / Pós-Graduações:

  • Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico (UNIBF)

  • Terapia Cognitivo Comportamental (UNIBF)

  • Psicologia Escolar e Educacional (FACUMINAS)

  • Psicologia Forense e Jurídica (FACUMINAS)

  • Gestão Educacional Integrada: Admin., Supervisão, Orientação e Inspeção (ISEAC)

  • Docência da Educação Básica (REDENTOR)

  • Docência do Ensino Superior (UNIVES)

  • Neuropsicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar (FAMART)

  • Auditoria em Saúde (UNIVES)

  • Empreendedorismo e Inovação (UFF)

Carla Corê Maette, UFF/INFES

Possui licenciatura em Letras com habilitação em Port-Literaturas pela Universidade Federal Fluminense (2015-2020) Está cursando pós-graduação stricto senso em Ensino pela mesma Instituição (2022- até o momento) Possui Lato sensu em Língua portuguesa e suas Literaturas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (2022-2023) Pós-graduanda em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2023- até o momento). Entre outros cursos de curta duração e trabalhos acadêmicos publicados.

Atualmente está desenvolvendo trabalhos na área da educação, mais especificamente EaD ( Ensino a distância) e Ensino não formal; na área de linguística, como Análise do discurso e Linguística Textual.

Trabalha como tutora bolsista presencial em disciplinas de Linguística 1 e 3 do curso de Licenciatura em Letras pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ).

Geórgia Regina Rodrigues Gomes, UFF/INFES

Possui graduação em Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna (1989), Análise de Sistemas pela PUC-Rio (1991), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(2006). Atuou como Analista de Sistemas de 1992 a 2003 na PUC-Rio, trabalhando em desenvolvimento e na manutenção de sistemas de informação corporativos e como coordenadora de desenvolvimento de sistemas. Atua no magistério desde 2000 e no superior desde 2006. Trabalhou como professora Adjunta da Universidade Candido Mendes e como Professora/Diretora de Ensino do IFF-Itaperuna. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense/INFES e professora credenciada no Programa de Mestrado em Ensino. Participa dos Grupos de Pesquisa LAPIIS, ANOTI e GPINFEE (Líder). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Informatica Aplicacada ao Ensino, Mineração de Dados, Mineração de Texto, Integração de Banco de Dados, Bibliotecas Digitais, Metadados, Recuperação da Informação, Educação a Distância, Sistemas de Informação.

Downloads

Publicado

30-09-2024

Como Citar

ROZEIRA, Carlos Henrique Barbosa; MAETTE, Carla Corê; GOMES, Geórgia Regina Rodrigues. DO GIZ À (R)EVOLUÇÃO: O FUTURO DOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA ENQUANTO SUJEITOS DE DIREITOS: THE FUTURE OF BRAZILIAN PUBLIC SCHOOL STUDENTS AS SUBJECTS OF RIGHTS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 386–407, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.82481. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/82481. Acesso em: 24 mar. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: OS DIREITOS HUMANOS E A LIBERDADE DE ENSINAR, APRENDER E PESQUISAR