PERSPECTIVAS MULTICULTURAIS E/OU ANTIRRACISTAS DE 2013 A 2020: LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DA LEI 10.639/03
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73802Palavras-chave:
Lei 10.639/03, Multiculturalismo, Educação Antirracista, InterseccionalidadeResumo
O presente artigo apresenta as análises das tendências multiculturais (IVENICKI, 2018, 2020, CANDAU, 2016, SLEETER & McLAREN, 2009) do levantamento da produção do conhecimento em anais a partir da primeira década da Lei 10639/03, isto é 2013 a 2020 do Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as (COPENE) e das 37ª, 38ª e 39ª Reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) por meio do GT 21: Educação e Relações Raciais. Como conclusão do artigo podemos constatar que passados os 10 primeiros meses da sanção da Lei 10.639/03, a referida legislação legitimou tanto aos docentes quanto aos pesquisadores a possibilidade de ruptura curricular eurocêntrica. Nota-se que nas edições iniciais, majoritariamente observamos possiblidades multiculturais de forma implícita, considerando a polissemia do conceito (IVENICKI, 2018).
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