PERSPECTIVAS MULTICULTURAIS E/OU ANTIRRACISTAS DE 2013 A 2020: LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DA LEI 10.639/03

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.73802

Palavras-chave:

Lei 10.639/03, Multiculturalismo, Educação Antirracista, Interseccionalidade

Resumo

O presente artigo apresenta as análises das tendências multiculturais (IVENICKI, 2018, 2020, CANDAU, 2016, SLEETER & McLAREN, 2009) do levantamento da produção do conhecimento em anais a partir da primeira década da Lei 10639/03, isto é 2013 a 2020 do Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as (COPENE) e das 37ª, 38ª e 39ª Reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) por meio do GT 21: Educação e Relações Raciais. Como conclusão do artigo podemos constatar que passados os 10 primeiros meses da sanção da Lei 10.639/03, a referida legislação legitimou tanto aos docentes quanto aos pesquisadores a possibilidade de ruptura curricular eurocêntrica. Nota-se que nas edições iniciais, majoritariamente observamos possiblidades multiculturais de forma implícita, considerando a polissemia do conceito (IVENICKI, 2018).

Biografia do Autor

Clarissa Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda e Mestra em Educação PPGE UFRJ

Jorge Cardoso Paulino, Secretaria Municipal de Educação de Maricá

Professor de Arte, Doutor em Educação pelo Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília e licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amapá.

Ana Ivenicki, Universidade Federal do Rio de Janeiro

PhD em Educação pela University of Glasgow . Tem Mestrado em Educação pelo Departamento de Educação da PUC-Rio e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi Professora Titular e atualmente é Professora Emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotada no Departamento de Fundamentos de Educação/Faculdade de Educação, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Pesquisadora 1A do CNPq.

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Publicado

16-01-2024

Como Citar

LIMA, Clarissa; PAULINO, Jorge Cardoso; IVENICKI, Ana. PERSPECTIVAS MULTICULTURAIS E/OU ANTIRRACISTAS DE 2013 A 2020: LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DA LEI 10.639/03. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 385–405, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.73802. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/73802. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS