MATRÍCULAS DE ALUNOS PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FEDERAL EM MATO GROSSO DO SUL (2009-2021)
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73874Palavras-chave:
Educação especial, Educação profissional, Rede Federal, Indicadores educacionais.Resumo
Neste artigo objetiva-se analisar alguns indicadores de matrícula de alunos público-alvo da Educação Especial (PAEE) na educação profissional, científica e tecnológica federal em Mato Grosso do Sul (MS), no período de 2009 a 2021. Teve-se por delimitação o quantitativo de matrículas de alunos público da educação especial em classe comum; dentre essas, matrículas na educação profissional; e matrículas de alunos da educação especial na educação profissional na Rede Federal no estado do Mato Grosso do Sul. Foi realizada a análise de dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), revisão de literatura e análise documental. Os dados evidenciam um aumento no número de matrículas na Rede Federal, no entanto, ainda tímido. Destaca-se ainda, o pequeno número de matrículas do PAEE na educação profissional, científica e tecnológica federal em Mato Grosso do Sul, está relacionada às formas de ingresso nos cursos, que ainda apresentam barreiras para as pessoas com deficiência. Vale ressaltar a importância das condições de acesso, permanência e participação desse PAEE, nos planejamentos de ações para sua participação efetiva nessa modalidade de ensino.Referências
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