Educação Integral: proposta para uma educação popular
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2018.38033Palavras-chave:
Educação Popular, Educação Integral, Educação Pública.Resumo
O presente artigo tem como foco a compreensão ideológica e filosófica dos caminhos iniciais na perspectiva da formação da classe trabalhadora. Baseado no pressuposto teórico-metodológico de Paulo Freire (2005) e Darcy Ribeiro (1986) enveredados pela consolidação de uma política educacional que busca compreender o caminho percorrido para os atuais posicionamentos sobre a educação popular. A relação entre a Educação Integral e formação da classe popular sempre esteviram intimamente ligadas. Ao refletirmos a ideologia da Educação Brasileira como consolidada através dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) por Darcy Ribeiro, observamos que a educação em tempo integral está problematizada em sua gênese na educação popular. Todo seu processo tem a ferramenta para um posicionamento dialógico, inclinados para que possamos entender o panorama atual da educação pública, gratuita e para a classe popular.Downloads
Publicado
30-10-2018
Como Citar
ALVARENGA, Juliana Godói; QUINTANILHA, Clarissa Moura. Educação Integral: proposta para uma educação popular. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 378, 2018. DOI: 10.12957/riae.2018.38033. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/38033. Acesso em: 22 mar. 2025.
Edição
Seção
Dossiê temático
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional