Tão perto e tão longe: por um ensino de Geografia que fotografe a construção de uma Educação mais cidadã
for a Geography Education the photographs the construcction of a more civic education
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.81556Resumo
A partir de um recorte de uma pesquisa maior e já finalizada, este artigo tem como objetivo geral refletir sobre a importância de uma educação cidadã na constituição dos alunos no movimento de pertencimento e, ainda, entender, por meio da fotografia, a posição desses alunos na sociedade, enquanto cidadãos em formação, materializada por eles na autoria da fotografia. Como aportes teóricos, são cotejadas contribuições que versam sobre uma educação cidadã e de direito à cidade, tais como Santos (1986; 2000; 2008), Carlos (2007; 2021), Cavalcanti (1998; 2008; 2012), Harvey (2004; 2014), Gonçalves e Rosa (2021), Orlandi (2004; 2015; 2017; 2020), Rufino (2019); e, ainda, discussões acerca da fotografia como artefato cultural, como Alves (2013) e Kossoy (1994; 2002). Como resultados e após a análise de um corpus de fotografias realizadas pelos alunos de duas escolas (uma pública e a outra privada), é possível assinalar que, além da apreensão do conhecimento e significação atribuída pelos alunos ao que foi discutido nas aulas de Geografia, as perspectivas revelaram a posição dos sujeitos na sociedade e como cada grupo social se apropria pelos espaços da cidade pelas experiências dos seus cotidianos. Os significados atribuídos pelos alunos para os conteúdos trabalhados e a sua vivência nos lugares da cidade possibilitaram observar algumas questões importantes a serem exploradas e aprofundadas no que tange dar aos alunos a possibilidade de ‘verouvirsentirpensar’ os espaços da cidade. Mais uma iniciativa, pois, de se vislumbrar a garantia de uma educação mais cidadã.
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