Tão perto e tão longe: por um ensino de Geografia que fotografe a construção de uma Educação mais cidadã

for a Geography Education the photographs the construcction of a more civic education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.81556

Resumo

A partir de um recorte de uma pesquisa maior e já finalizada, este artigo tem como objetivo geral refletir sobre a importância de uma educação cidadã na constituição dos alunos no movimento de pertencimento e, ainda, entender, por meio da fotografia, a posição desses alunos na sociedade, enquanto cidadãos em formação, materializada por eles na autoria da fotografia. Como aportes teóricos, são cotejadas contribuições que versam sobre uma educação cidadã e de direito à cidade, tais como Santos (1986; 2000; 2008), Carlos (2007; 2021), Cavalcanti (1998; 2008; 2012), Harvey (2004; 2014), Gonçalves e Rosa (2021), Orlandi (2004; 2015; 2017; 2020), Rufino (2019); e, ainda, discussões acerca da fotografia como artefato cultural, como Alves (2013) e Kossoy (1994; 2002). Como resultados e após a análise de um corpus de fotografias realizadas pelos alunos de duas escolas (uma pública e a outra privada), é possível assinalar que, além da apreensão do conhecimento e significação atribuída pelos alunos ao que foi discutido nas aulas de Geografia, as perspectivas revelaram a posição dos sujeitos na sociedade e como cada grupo social se apropria pelos espaços da cidade pelas experiências dos seus cotidianos. Os significados atribuídos pelos alunos para os conteúdos trabalhados e a sua vivência nos lugares da cidade possibilitaram observar algumas questões importantes a serem exploradas e aprofundadas no que tange dar aos alunos a possibilidade de ‘verouvirsentirpensar’ os espaços da cidade. Mais uma iniciativa, pois, de se vislumbrar a garantia de uma educação mais cidadã.

Biografia do Autor

MARISTELA PETRY CERDEIRA, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação-Proped da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra em Educação pelo programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade da Região de Joinville. Membro do grupo de pesquisa “Currículos cotidianos, imagens e sons” coordenado pela professora Nilda Alves/UERJ.

Downloads

Publicado

30-09-2024

Como Citar

CERDEIRA, MARISTELA PETRY. Tão perto e tão longe: por um ensino de Geografia que fotografe a construção de uma Educação mais cidadã: for a Geography Education the photographs the construcction of a more civic education. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 701–720, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.81556. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/81556. Acesso em: 24 mar. 2025.